Quando vale a pena pagar a anuidade do cartão de crédito?

Troca de informações sobre anuidades de cartões de crédito.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Ago 20, 2017 11:55 am
Imagem

Primeiro eu quero deixar claro que odeio pagar anuidade de qualquer cartão de crédito. Entretanto, nem sempre isso é possível. Se você quer ter os melhores cartões de crédito do Brasil você vai ter que pagar anuidade. A exceção para não pagar é o volume de investimentos e/ou gastos mensais.

É preciso ser inteligente e saber quando vale a pena pagar anuidade, afinal, com o cartão certo você consegue ter benefícios que lhe farão economizar, fazendo com que a anuidade seja anulada. Exemplo: se eu viajo a cada dois meses e gasto R$ 50,00 no aeroporto (o que é bem fácil, devido aos preços altíssimos), em 12 meses terei gasto R$ 300,00. Se o cartão de crédito me oferece o acesso gratuito às salas vips, esse é um gasto que deixo de ter.

Leia também: Dicas para não pagar anuidade de cartão de crédito

Outro exemplo diz respeito aos seguros, ainda que a gente saiba que não são as melhores opções (precisamos pagar para depois pedir o reembolso e as coberturas não são altas). Se você usar o seguro viagem e o seguro de aluguel de carro uma vez por ano terá uma economia de pelo menos uns R$400,00. Isso que nem falei ainda do acúmulo de pontos/milhas, que lhe permitirá resgatar passagens aéreas gratuitas.

Se você precisa fazer um reparo em casa, qualquer profissional cobra ao menos R$100,00. Se o seu cartão de crédito tem esse benefício, é mais uma economia. Se você costuma almoçar e jantar fora aos finais de semana, e o seu cartão de crédito (ou a bandeira) dá desconto, é mais uma economia. Se o seu cartão dá 50% de desconto no cinema, e você vai ao menos uma vez ao mês, no final do ano gera uma economia considerável. Isso sem falar em outros benefícios, como proteção de compra, proteção de preço, descontos especiais em shows e grandes eventos ao longo do ano, compra antecipada de ingressos e etc.

No mercado brasileiro os bons cartões de crédito sempre terão anuidade, não tem como fugir disso. Apesar do banco e da bandeira ganharem uma porcentagem em cima das suas compras, a anuidade continuará existindo. Entendo que algumas pessoas são jovens, e querem o cartão apenas para ter poder de compra, pois não usarão benefícios e não podem viajar. Nestes casos, o melhor é pedir um Nubank ou Digio. Ambos praticamente não oferecem benefícios, mas em compensação você não pagará anuidade.

Se você não tem renda, e não consegue fazer altos gastos no cartão, não tente solicitar um bom cartão de crédito apenas por status, para depois ficar mendigando descontos. Seja realista e contrate um cartão que seja compatível com a sua realidade financeira.

Separe um tempo para conhecer os benefícios que o cartão de crédito oferece, pois senão você perderá oportunidades por desconhecido. Esse, aliás, é um grande problema dos brasileiros: conhecem pouco, exigem menos ainda, e pagam anuidades altas sem ter um retorno adequado.

Grupo exclusivo de WhatsApp sobre cartões de crédito

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas no grupo exclusivo. Enviamos as informações em primeira mão para você aproveitar antes de todo mundo (algumas promoções têm limites de utilização, então priorizamos os nossos membros).

O acesso custa R$ 10,00 por mês e o grupo é indicado apenas para usuários com nível avançado. Se inscreva aqui: https://fdv.im/CartaoPRO

E em troca você pode receber:
- Descontos em produtos e serviços dos parceiros do FDV;
- Descontos e promoções em hotéis parceiros do FDV;
- Descontos e promoções ao alugar um carro com os parceiros do FDV;
- Descontos em salas VIP parceiras do FDV;
- Convites para eventos exclusivos do FDV.

Reflita!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Ago 20, 2017 12:25 pm
Tema muito controverso mas abordado com muita clareza.

Melhor que isenção é serviço bem prestado pelo preço adequado. E o melhor recado é esse de analisar a própria realidade é buscar aquilo que melhor lhe atenda

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Ago 20, 2017 12:45 pm
A obtenção de isenção da anuidade de cartões porque tem um volume grande de investimentos, as vezes se mostra um péssimo negócio...
Porque se por um lado vc não paga anuidade no cartão, por outro o banco te remunera menos no investimento ou te cobrar uma taxa maior de administração. ..
Veja o Itau, que tem tarifas altas nos investimentos, o que diminui sua rentabilidade final...tudo isso pra ter isenção num cartão Itaucard, que não tem benefício nenhum. ..um péssimo programa de fidelidade. ...
As vezes é melhor vc pagar a anuidade de um bom cartão, tipo Infinite Unlimited no Santander ou Porto...e aplicar seus investimentos em bancos que maximizem seus retornos..

GFriedrich Mensagens: 82
Dom Ago 20, 2017 2:49 pm
Assim, eu não concordo em pagar anuidade cara como é a do Amex TPC. Porém sei que os serviços como sala vip, seguros e assistências tem um preço, então o que eu faço uso minha pontuação para negociar um bom desconto na anuidade, muitas vezes o que eu pago de anuidade é o que eu gastaria de alimentação no aeroporto.

Lincolns Mensagens: 1515
Seg Ago 21, 2017 7:46 am
Hoje, com várias empresas isentando anuidades, não vale pagar.
Se houver algum benefício, milhas etc, no máximo uns 300 reais.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 21, 2017 8:00 am
Para mim o sistema mais justo é o da Porto Seguro. São 12 parcelas e mensalmente você pode isentá-la ou conseguir desconto, mediante gastos. Justo e eficiente.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 21, 2017 9:00 am
Para mim, um valor razoável num bom cartão gira em torno de 400 reais por ano.

É isso que pago no TPC e no Porto VI, e acredito que tem sido um bom custo benefício.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 21, 2017 9:25 am
Eu continuo achando que tudo na vida é uma análise do custo x benefício..
Assim, imagine um cartão que custe R$ 2.000,00 a anuidade (com adicionais free), mas que tivesse os seguintes benefícios:
1- 2,2 milhas para cada US$ 1.00.. convênio com programas de fidelidade de diversas cias. aéreas, inclusive estrangeiras (TAP, Delta, Qatar, Iberia, etc etc)...
2- que fizesse 2 x ao ano a promoção de bônus de milhas, remunerando com 6,6 ou 8,8 milhas para cada US$ 1.00... MAS que estabelecesse metas de compras aceitáveis;
3- que desse acesso ilimitado a Priority Pass.. e tb convênio com Admiral´s Club...
4- que tivesse o Club XXXX, igual o Livelo tem e que permite comprar pontos no cartão;
5- que tivesse convênio para transferência de pontos com programas de hotéis, tais como Le Club, IHG, HHonnors, etc, mas com uma taxa razoável... (Le Club, 2:1... p. ex)...
6- que permitisse que associados pudessem transferir seus pontos para outro associado, sem nenhum custo.. ou com a cobrança de uma taxa aceitável (tipo R$ 50,00 por operação, independente do nº de pontos)...
7- que tivesse um dólar de conversão, no máximo 2,0% acima do dólar comercial...
8- que fosse direcionado para pessoas que têm gasto médio de R$ 10 mil/mês (ou superior a isso)...
9 - que tivesse um seguro para locação de carros, que desse cobertura inclusive e principalmente para terceiros (I.S. de US$ 1 milhão) e cobertura total do carro alugado (roubo/furto/colisão/eventos climáticos/arranhões/vidro etc)... tudo isso com apólice emitida em nome do segurado, pudendo ser usado sem maiores problemas...
10 - que tivesse um seguro viagem com cobertura de US$ 300 mil no mundo todo, com exceção dos EUA, onde a cobertura seria de US$ 1 milhão por pessoa que constasse no bilhete da passagem aérea (3 pessoas, 3 x US$ 1 milhão)..
11 - que desse cobertura para compras no exterior para melhor preço, até 7 dias após a compra;
12 - que desse cobertura para compras no exterior, no quesito assistência técnica, vigente até 90 dias após a compra, mas na condição do produto ter representante no Brasil...nesta caso, independente do produto ter ou não garantia mundial, deu defeito, o cartão pagar o conserto, limitado o valor a 50% do valor de compra do produto;
Enfim... um cartão com todos esses benefícios, eu pago R$ 2 mil, de boa... sem reclamar...
Já as aplicações financeiras, têm que ser direcionadas para os bancos / locais onde vc tem maior retorno, principalmente se forem valores altos..

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 21, 2017 7:53 pm
Preciso refletir e digerir os temas levantados! hahaha

RafaelAlcantra Mensagens: 540
Seg Ago 21, 2017 9:26 pm
Eu discordo do @GabrielDias sobre o sistema do cartão Porto. Pra mim o mais justo é o do BB, pois posso me planejar anualmente, concentrar meus gastos em alguns meses e obter a isenção. No da Porto (e no santander) eu tenho a "obrigação" mensal de atingir uma meta.

No mais, eu acredito que não há sequer um cartão no brasil que valha um centavo de anuidade. Se os houvessem os benefícios citados pelo @zardox (ou algo minimamente próximo disso) até caberia pensar em pagar algo.

Então, pra mim, é inaceitável pagar qq valor de anuidade. Este é o primeiro item que eu analiso em qq cartão. Se eu não consigo obter a isenção total do valor por média de gastos ou relacionamento (não condicionado a investimentos, pois estes eu direciono para corretora), eu solicito o rebaixamento ou cancelamento do plástico.

Existe um cartão gratuito para cada perfil de gastos ou renda.





Booking.com

Voltar para “Anuidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio