Estatísticas dos programas de recompensas de bancos e cartões de crédito
Recentemente o colega Pairulito divulgou matéria veiculada na imprensa mencionando um aumento da quantidade de milhas expiradas nos programas de recompensas dos cartões de crédito.
Link para a matéria: http://goo.gl/zkOqWg
Como gosto de números e estatísticas, fui atrás da fonte da informação, um relatório anual publicado pelo Banco Central do Brasil. Achei os números interessantes e decidi compartilhar com os colegas do fórum.
Esse relatório, que vem sendo feito desde 2010, dá um panorama dos pagamentos de varejo e de cartões de crédito/débito no Brasil. A parte dedicada aos programas de recompensa de emissores de cartões de crédito/débito traz alguns dados bem interessantes sobre esse mercado. Vamos a eles!
Tabela 1: Dados do relatório (anuais)
Com esses dados, calculei a variação sofrida entre 2010 e 2014 bem como a taxa média anual de crescimento. Desenhei dois gráficos que mostram a evolução dos pontos nos programas de recompensas dos cartões brasileiros e o resultado desses programas para os bancos.
Analisando a tabela e o gráfico dá para perceber que o estoque de milhas teve um aumento considerável, de 167%. Os pontos adquiridos e convertidos cresceram 115% e 119% no período, respectivamente. É interessante notar que os pontos expirados cresceram 237% nesses quatro anos, a uma taxa média de 24,1% ao ano, a maior taxa média de crescimento na tabela.
Os bancos auferem receitas pelo uso dos cartões e têm despesas quando os clientes resgatam recompensas, como quando trocam os pontos por milhas aéreas, por exemplo. As receitas vêm cobrindo os gastos todos os anos, porém estes têm crescido a uma taxa maior. A receita líquida, isto é, a receita subtraída dos gastos, cresceu 191% no período.
No gráfico abaixo, os gastos e as receitas são medidos pela escala do eixo vertical da esquerda, enquanto a receita líquida é medida pela escala do eixo vertical da direita.
Vê-se que os programas de recompensas têm dado retorno positivo e crescente aos bancos.
Os pontos convertidos e expirados cresceram juntos a uma taxa média de 8,2% ao ano, enquanto que os pontos adquiridos cresceram a uma taxa de 3,6% ao ano. Embora o estoque tenha crescido nos últimos 4 anos, a tendência, se mantido esse ritmo, é de que esse estoque diminua a partir de 2016, quando os pontos expirados e convertidos ultrapassariam os pontos adquiridos.
Fazendo uma regressão linear para tentar enxergar para onde esses dados estão caminhando, o que é metodologicamente mais correto do que simplesmente calcular a taxa de crescimento com base nos valores de 2010 e 2014, ignorando o que ocorreu entre esses anos, chega-se a um resultado bem parecido: o estoque de pontos começaria a diminuir em 2017.
Para finalizar, a tabela abaixo traz um resumo dos principais programas de recompensas dos cartões nacionais e suas companhias aéreas parceiras.
Tabela 2: Bancos/cartões e companhias aéreas parceiras
Fonte dos dados: Banco Central do Brasil
Estatísticas dos programas de recompensas de bancos e cartões de crédito
- Fabio Mensagens: 8900
Interessante esse estudo. Vemos que apesar de toda as desculpas dadas para piorarem os programas, eles continuam sendo bem rentáveis para os bancos.
- Anselmo Mensagens: 874
Belo estudo, Baran!
Tive uma noção maior do que são os programas de recompensas para os bancos e quantas milhas são desperdiçadas pelos clientes!
Ah, se todos lessem o FDV os bancos estariam perdidos. (E nós também!)
Tive uma noção maior do que são os programas de recompensas para os bancos e quantas milhas são desperdiçadas pelos clientes!
Ah, se todos lessem o FDV os bancos estariam perdidos. (E nós também!)
- zardox Mensagens: 11619
Se não houvessem tantos analfamilhas nós que sabemos usá-las estaríamos perdidos..pois as aéreas iam ficar mais abarrotadas em estoque de milhas e certamente iam aumentar as tabelas de resgate...
Mas.. não deixa de ser uma lástima as pessoas serem lesadas em seus direito...
Os pontos não deveriam expirar nunca...ou as pessoas terem o direito de converter os pontos em R$....pelo menos não perderiam seus pontos...
O que os bancos fazem é colocar um shopping virtual, cobrando muito mais caro por produtos.. a maioria chinfrim...
É meio parecido quando vc paga o valor de R$ 4,15 com uma nota de R$ 5,00 e o comerciante alega que não tem troco e quer te empurrar balas....
Mas.. não deixa de ser uma lástima as pessoas serem lesadas em seus direito...
Os pontos não deveriam expirar nunca...ou as pessoas terem o direito de converter os pontos em R$....pelo menos não perderiam seus pontos...
O que os bancos fazem é colocar um shopping virtual, cobrando muito mais caro por produtos.. a maioria chinfrim...
É meio parecido quando vc paga o valor de R$ 4,15 com uma nota de R$ 5,00 e o comerciante alega que não tem troco e quer te empurrar balas....
- baran Mensagens: 10215
Fabio,
No global eles dão retorno positivo. Infelizmente o Bacen não divulga esses dados para cada banco isoladamente, então pode ser que um programa seja muito rentável ao passo que outro não seja.
No global eles dão retorno positivo. Infelizmente o Bacen não divulga esses dados para cada banco isoladamente, então pode ser que um programa seja muito rentável ao passo que outro não seja.
- LMBJR Mensagens: 11168
Cai por terra a conversa fiada de piorar os programas para enfrentamento de crises! Excelente estudo @baran. Surge uma outra possível explicação para o desprezo de bancos e companhias aéreas para as milhas e seus programas de fidelidade, como o percentual de consumidores dos pontos ainda é relativamente pequeno entre os acumuladores, reforça a ideia de que o programa de fidelidade não é o que realmente atrai o consumidor, e sim k excelente serviço bancário ou o maravilhoso produto bancário que eles acham que ofertam. Assim, porque permanecer ofertando tantas opções de fidelidade diante da perspectiva do encarecimento futuro deste serviço com o aumento de usuários dos benefícios?
Fico triste toda vez que lembro o que já perdi de milhas voadas e de cartão por ser justamente um analfamilhas. Ainda bem que descobri o FDV e fiz meu fundamental menor! Pena que tenha sido em momento de tantas mudanças para pior dos cartões e das empresas aéreas.
Fico triste toda vez que lembro o que já perdi de milhas voadas e de cartão por ser justamente um analfamilhas. Ainda bem que descobri o FDV e fiz meu fundamental menor! Pena que tenha sido em momento de tantas mudanças para pior dos cartões e das empresas aéreas.
- dpalma Mensagens: 1891
Excelente análise. Indo um pouco mais profundo, vemos que a circulação de milhas aumentou bem, ou seja, as companhias "imprimiram" mais milhas o que consequentemente gera inflação (assim como quando um banco central simplesmente imprime dinheiro).
Notem que a quantidade de milhas adquiridas não acompanhou o crescimento das milhas "impressas" e que a estratégia foi boa mas nem tanto visto que muitas milhas expiraram. Porém, as receitas ainda são bem maiores que os gastos com recompensas. É uma empresa que precisa gerar lucro mesmo. O mundo já foi melhor.
Notem que a quantidade de milhas adquiridas não acompanhou o crescimento das milhas "impressas" e que a estratégia foi boa mas nem tanto visto que muitas milhas expiraram. Porém, as receitas ainda são bem maiores que os gastos com recompensas. É uma empresa que precisa gerar lucro mesmo. O mundo já foi melhor.
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- Tigerlies Mensagens: 428
Relato muito interessante. Obrigado por compartilhar conosco @baran!
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