Estatísticas dos programas de recompensas de bancos e cartões de crédito

Troca de informações sobre os programas de fidelidade dos cartões de crédito.
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baran Mensagens: 10215
Seg Jul 06, 2015 4:55 pm
Estatísticas dos programas de recompensas de bancos e cartões de crédito

Recentemente o colega Pairulito divulgou matéria veiculada na imprensa mencionando um aumento da quantidade de milhas expiradas nos programas de recompensas dos cartões de crédito.

Link para a matéria: http://goo.gl/zkOqWg

Como gosto de números e estatísticas, fui atrás da fonte da informação, um relatório anual publicado pelo Banco Central do Brasil. Achei os números interessantes e decidi compartilhar com os colegas do fórum.

Esse relatório, que vem sendo feito desde 2010, dá um panorama dos pagamentos de varejo e de cartões de crédito/débito no Brasil. A parte dedicada aos programas de recompensa de emissores de cartões de crédito/débito traz alguns dados bem interessantes sobre esse mercado. Vamos a eles!

Tabela 1: Dados do relatório (anuais)

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Com esses dados, calculei a variação sofrida entre 2010 e 2014 bem como a taxa média anual de crescimento. Desenhei dois gráficos que mostram a evolução dos pontos nos programas de recompensas dos cartões brasileiros e o resultado desses programas para os bancos.

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Analisando a tabela e o gráfico dá para perceber que o estoque de milhas teve um aumento considerável, de 167%. Os pontos adquiridos e convertidos cresceram 115% e 119% no período, respectivamente. É interessante notar que os pontos expirados cresceram 237% nesses quatro anos, a uma taxa média de 24,1% ao ano, a maior taxa média de crescimento na tabela.

Os bancos auferem receitas pelo uso dos cartões e têm despesas quando os clientes resgatam recompensas, como quando trocam os pontos por milhas aéreas, por exemplo. As receitas vêm cobrindo os gastos todos os anos, porém estes têm crescido a uma taxa maior. A receita líquida, isto é, a receita subtraída dos gastos, cresceu 191% no período.

No gráfico abaixo, os gastos e as receitas são medidos pela escala do eixo vertical da esquerda, enquanto a receita líquida é medida pela escala do eixo vertical da direita.

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Vê-se que os programas de recompensas têm dado retorno positivo e crescente aos bancos.

Os pontos convertidos e expirados cresceram juntos a uma taxa média de 8,2% ao ano, enquanto que os pontos adquiridos cresceram a uma taxa de 3,6% ao ano. Embora o estoque tenha crescido nos últimos 4 anos, a tendência, se mantido esse ritmo, é de que esse estoque diminua a partir de 2016, quando os pontos expirados e convertidos ultrapassariam os pontos adquiridos.

Fazendo uma regressão linear para tentar enxergar para onde esses dados estão caminhando, o que é metodologicamente mais correto do que simplesmente calcular a taxa de crescimento com base nos valores de 2010 e 2014, ignorando o que ocorreu entre esses anos, chega-se a um resultado bem parecido: o estoque de pontos começaria a diminuir em 2017.

Para finalizar, a tabela abaixo traz um resumo dos principais programas de recompensas dos cartões nacionais e suas companhias aéreas parceiras.

Tabela 2: Bancos/cartões e companhias aéreas parceiras

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Fonte dos dados: Banco Central do Brasil

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Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 06, 2015 5:56 pm
Interessante esse estudo. Vemos que apesar de toda as desculpas dadas para piorarem os programas, eles continuam sendo bem rentáveis para os bancos.

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Anselmo Mensagens: 874
Seg Jul 06, 2015 6:28 pm
Belo estudo, Baran!

Tive uma noção maior do que são os programas de recompensas para os bancos e quantas milhas são desperdiçadas pelos clientes!

Ah, se todos lessem o FDV os bancos estariam perdidos. (E nós também!)

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zardox Mensagens: 11619
Seg Jul 06, 2015 7:54 pm
Se não houvessem tantos analfamilhas nós que sabemos usá-las estaríamos perdidos..pois as aéreas iam ficar mais abarrotadas em estoque de milhas e certamente iam aumentar as tabelas de resgate...
Mas.. não deixa de ser uma lástima as pessoas serem lesadas em seus direito...
Os pontos não deveriam expirar nunca...ou as pessoas terem o direito de converter os pontos em R$....pelo menos não perderiam seus pontos...
O que os bancos fazem é colocar um shopping virtual, cobrando muito mais caro por produtos.. a maioria chinfrim...
É meio parecido quando vc paga o valor de R$ 4,15 com uma nota de R$ 5,00 e o comerciante alega que não tem troco e quer te empurrar balas....

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baran Mensagens: 10215
Seg Jul 06, 2015 8:50 pm
Fabio,

No global eles dão retorno positivo. Infelizmente o Bacen não divulga esses dados para cada banco isoladamente, então pode ser que um programa seja muito rentável ao passo que outro não seja.

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LMBJR Mensagens: 11168
Seg Jul 06, 2015 8:51 pm
Cai por terra a conversa fiada de piorar os programas para enfrentamento de crises! Excelente estudo @baran. Surge uma outra possível explicação para o desprezo de bancos e companhias aéreas para as milhas e seus programas de fidelidade, como o percentual de consumidores dos pontos ainda é relativamente pequeno entre os acumuladores, reforça a ideia de que o programa de fidelidade não é o que realmente atrai o consumidor, e sim k excelente serviço bancário ou o maravilhoso produto bancário que eles acham que ofertam. Assim, porque permanecer ofertando tantas opções de fidelidade diante da perspectiva do encarecimento futuro deste serviço com o aumento de usuários dos benefícios?

Fico triste toda vez que lembro o que já perdi de milhas voadas e de cartão por ser justamente um analfamilhas. Ainda bem que descobri o FDV e fiz meu fundamental menor! Pena que tenha sido em momento de tantas mudanças para pior dos cartões e das empresas aéreas.

dpalma Mensagens: 1891
Ter Jul 07, 2015 9:13 am
Excelente análise. Indo um pouco mais profundo, vemos que a circulação de milhas aumentou bem, ou seja, as companhias "imprimiram" mais milhas o que consequentemente gera inflação (assim como quando um banco central simplesmente imprime dinheiro).

Notem que a quantidade de milhas adquiridas não acompanhou o crescimento das milhas "impressas" e que a estratégia foi boa mas nem tanto visto que muitas milhas expiraram. Porém, as receitas ainda são bem maiores que os gastos com recompensas. É uma empresa que precisa gerar lucro mesmo. O mundo já foi melhor.

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AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Jul 07, 2015 3:26 pm
Excelente estudo Baran... parabéns pela matéria!!

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Tigerlies Mensagens: 428
Ter Jul 07, 2015 10:40 pm
Relato muito interessante. Obrigado por compartilhar conosco @baran!





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