Royal Caribbean se despede do Brasil

Notícias e novidades sobre as principais companhias de cruzeiro.
kike120 Mensagens: 102
Seg Dez 07, 2015 3:36 pm
Meu irmão trabalha na RC ele me disse que a saída deles é devido a falta de estrutura, burocracia e pilantragem que rola por aqui, a maldita propina, os esquemas, as malandragens em todos os setores envolvidos, nos portos, empresas fornecedoras, enfim tudo o que estamos cansados de saber que acontece. Segundo ele, a Royal é muito rígida com relação a isso, na verdade eles nunca deram muita atenção ao mercado brasileiro pelo tamanho da empresa sempre tiveram atuação pequena aqui, mas se não me engano eles vão continuar no Brasil com a Pullmantur que é segunda linha deles, infelizmente.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 07, 2015 3:40 pm
O problema é que no Brasil, com o parcelamento, não tem muito como definir a classe social. Já vi pessoas da classe C e D com iPhone, que teoricamente é um produto para a classe A e B, mas com o parcelamento em 24 vezes se torna acessível para todos.

A mesma classe C e D invadiu Orlando nos últimos anos. Agora parou, porque o dólar subiu muito.

andersonsena Mensagens: 3
Seg Dez 07, 2015 3:52 pm
Recentemente, li que a Pullmantur também deixaria de operar no Brasil nos próximos anos. A questão não se limita à burocracia e aos entraves citados, mas, sim, à DOLARIZAÇÃO dos custos do setor. Infelizmente, como toda atividade empresarial predatória, somente interessam clientes com moeda forte.

De qualquer sorte, o turismo nacional agradece. Eu gosto muito de conhecer o mundo, mas ADORO viajar pelo meu país! :mrgreen:

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Dez 07, 2015 5:11 pm
Uma história interessante que ilustra bem essa situação:

A mesma Royal Caribbean que está desistindo do Brasil, há um tempo atrás, foi procurada por investidores chineses. Queriam de qualquer maneira que o Quantum of the Seas, o navio mais tecnológico do mundo, navegasse pela Ásia, com saídas da China. Inicialmente, o navio estaria destinado apenas a roteiros pelo Ocidente. Só que havia um pequeno problema: na avaliação da Royal, não havia estrutura portuária suficiente na China para receber um navio daquele porte. Seguiu-se uma conversa que foi mais ou menos assim:

Chineses: "Nós vamos construir um terminal portuário novo apenas para receber o Quantum e demais navios de grande porte".
Royal: "Mas até este terminal novo ficar pronto, já terão se passado alguns anos, não podemos nos comprometer desde agora".
Chineses: "Não terão se passado alguns anos. Em três meses o novo porto estará pronto".

90 dias depois, Shangai tinha um novo e moderníssimo terminal. E não ficou sozinha: Hong Kong atualmente conta com um dos melhores portos de embarque do mundo. Eu embarquei lá em outubro deste ano, e fiquei maravilhado. O edifício onde funciona o porto tem um shopping, e no teto, há um parque!

Resultado: não só o Quantum está fazendo roteiros pela Ásia, como o próximo navio da categoria, o Ovation of the Seas, a ser lançado no ano que vem, também irá para a Ásia. Isso eu não tirei da minha cabeça, nem é boataria. Quem contou foi um executivo da Royal Caribbean, durante uma viagem de imprensa pelo Anthem of the Seas (o segundo navio da classe Quantum, baseado na América do Norte e Caribe).

Aí sempre vem os desavisados que acham que a indústria dos cruzeiros marítimos é predatória, que tiram emprego dos brasileiros ao virem pra cá com boa parte da tripulação composta por estrangeiros... Engraçado que quase todo país com o menor potencial turístico já percebeu a importância do mercado de cruzeiros. Até mesmo uma minúscula ilhota no Caribe. Menos o Brasil. Como lembrou a Juliana, temos uma imensa costa, que poderia render os melhores roteiros de navio do mundo, mas que continuará relegada a companhias de baixa categoria (e não adianta querer comparar Costa, MSC, e principalmente Pullmantur e similares com Celebrity, Princess, etc). É o velho quadro estrutura precária que atrai navios precários que atraem público precário. Enquanto isso, cada vez mais navios descobrindo a Ásia, com roteiros maravilhosos pela região.

Cruzeiros marítimos podem ter boa parte da população estrangeira, sendo operados por companhias estrangeiras, mas são um bálsamo para a economia local ao incentivarem a economia, seja através de hotéis usados nos portos-base, passeios organizados por agências/guias/motoristas em cada destino, que por sua vez alugam ônibus/vans/carros; e os turistas param nas lojas, vão comer em restaurantes locais... é muita burrice, com o tamanho do nosso litoral, ignorar o potencial dos cruzeiros marítimos, a infinidade de turistas que poderiam aportar por aqui gastando seus dólares. Se não fosse pela existência dos cruzeiros, nunca teria conhecido lugares como Noruega, Alasca, e tantos locais maravilhosos perdidos nos confins do Caribe, da Europa, da Ásia...

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Dez 07, 2015 5:18 pm
Quanto à qualidade dos mini-cruzeiros no exterior, acho que depende muito da companhia. Eu já fiz um no Disney Dream, de 3 dias para as Bahamas, que foi maravilhoso. Mas claro que o público era diferenciado. Duvido que um mini-cruzeiro na Celebrity, Princess, Holland ou em cias de luxo faria alguém ter vontade de se atirar no mar. Seria difícil acontecer isso na Royal e na NCL também, apesar dessas cias não estarem no mesmo patamar das que foram citadas anteriormente. Há um certo consenso errado no Brasil de que RC e NCL são tão sofisticadas como Celebrity, Princess, etc. Não são.

Tem uma cia norte-americana que, essa sim, é conhecida pelo péssimo comportamento do público e por ser direcionada a outro perfil de passageiro: Carnival. Nessa sim, dizem que a vontade que dá é de se atirar no mar.

capsj Mensagens: 2372
Seg Dez 07, 2015 6:16 pm
Tudo cai no nível social de cada um, e o que se espera. Concordo com o Rodrigocesar, Gabriel e Fábio. Isso, evidente, levando em conta o padrão que cada um espera do Cruzeiro.

Fato é que a experiência que tive no Brasil, apesar de legal, é mais ou menos o que p Gabriel falou: pessoas comendo como se não houvesse amanhã e bebendo até a última gota.

Em janeiro farei um também da RC, saindo de Miami. Vamos ver como vai ser.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Seg Dez 07, 2015 10:26 pm
FabioCalderon concordo plenamente com vc, sei que algumas companhias fazem os chamados cruzeiros de luxo (como a Holland e a Celebrity), nessas aumentasse a qualidade do cruzeiro e tbm os valores o que acaba elevando o nível de seus hóspedes. Então um mini cruzeiros nessas companhias deve manter um bom nível de público.

Por acaso a companhia que citei onde amigos relataram que queriam se jogar ao mar realmente era a Carnival, mas a Royal Caribbean é uma que dependendo do navio vc tbm encontra preços muito baixos em mini cruzeiros pelo caribe, então acredito que o público tbm não seja dos melhores.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Dez 07, 2015 11:10 pm
Exato, Rodrigo. Se fôssemos colocar em um patamar de sofisticação, seria: Oceania/Seven Seas/Azamara e outras de alto luxo >>>>Celebrity/Princess/Holland>>>>>Royal Caribbean/NCL>>>>Carnival. Nem vou colocar as cias que operam no Brasil pra não virar covardia :lol:

Tudo depende do perfil de cada grupo também. Famílias com pessoas de várias idades, que priorizam entretenimento e atividades a bordo, vão gostar mais de Royal e NCL. Casais, pessoas de mais idade, quem prioriza luxo, gastronomia, serviço, provavelmente vai preferir as demais, que são mais luxuosas.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 08, 2015 7:22 am
Não só cruzeiro é uma imensa fonte de divisas, emprego para o país, mas as demais formas de turismo, aéreo e até mesmo dos "hermanos" , via terrestre...
Os EUA, vive em estado de beligerância com muitos países.... mas nem por isso, com seu pragmatismo, deixa de acolher os nacionais destes países que tenham "bala na agulha" para gastar no país... muito embora, alguns deles usem mesmo é "bala" de verdade...
Desde que eu me entendo por gente eu NUNCA vi um programa governamental sério, com desenvolvimento da infraestrutura, de divulgação na mídia estrangeira, com ações de proteção ao turista, que tivesse por objetivo desenvolver o turismo.. não só a vinda de estrangeiros, mas turismo doméstico mesmo...
Seria uma ingenuidade achar que um governo que nos últimos 13 anos só esteve preocupado em roubar os recursos públicos fosse fazer alguma coisa nesta área..
A nossa estatal (mais uma, né ??) do turismo, a Embromatur acha que ação internacional de mídia é mostrar bunda das mulheres brasileiras desfilando no carnaval (além da ação ser condenável, nem escolhem umas bonitinhas... é cada canhão...)
Tudo aqui tem a intervenção do Estado, justamente para que algum burocrata "mame" uma comissão em obras, contratos de serviço, etc etc...
Tudo é regulamentado para, mediante propina, ser burlado...
Israel tem o famoso "Muro das Lamentações"....
Nós também poderíamos ter o nosso "muro"... que seria aquele onde figuras conhecidas de nossa política iriam se encontrar com seu salvador...
Sivuca, se vivo fosse, talvez substituísse a palavra "bandido" por "político" no seu célebre ditado...

dpalma Mensagens: 1891
Ter Dez 08, 2015 9:24 am
Realmente vejo preços de cruzeiros no exterior mais atrativos que no Brasil. Um dia farei um os USA, possivelmente saindo de NY.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio