Informações para viagens
Vacinas

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jan 29, 2019 10:05 am 
Administrador
O certificado de vacinação é exigido por muitos países.

O sistema imunológico frágil e em formação fazem das crianças as vítimas perfeitas do mosquito da febre amarela. Com o risco constante, a vontade dos pais e responsáveis é a de imediatamente vacinar o bebê contra a doença o mais rápido possível. Porém, o novo documento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reafirma a importância de respeitar algumas medidas e restrições - principalmente enquanto à faixa etária. Você pode conferir o documento na íntegra clicando aqui.

Leia também: Vacina contra febre amarela | Tudo que você precisa saber para viajar

O documento reforça um ponto crucial: antes dos 6 meses de idade, nenhum bebê deve ser vacinado contra a febre amarela. Já entre os 6 e os 9 meses, a injeção só é autorizada com a recomendação de um médico e se houver necessidades especiais - se a criança vive em uma área de alto risco de transmissão da infecção, por exemplo.

Outra orientação importante da SBP é sobre a prevenção simultânea contra febre amarela e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) ou com a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Crianças que receberam nenhuma destas vacinas devem tomar a tetra viral ou tríplice viral pelo menos 30 dias depois da dose de febre amarela. As demais vacinas do calendário podem ser administradas no mesmo dia que a da febre amarela.

Leia também: Não posso tomar a vacina contra febre amarela | O que devo fazer?

Outra dúvida frequente é sobre a dose fracionada. Segundo o documento da SBP, apenas crianças com mais de dois anos de idade podem tomar a dose fracionada. As menores devem tomar a dose plena. O motivo da restrição é a falta de pesquisas sólidas da dose fracionada da vacina em menores de dois anos.

Para os pequenos viajantes, é importante saber que a dose fracionada não é válida para a entrada de um país que exige o certificado internacional de vacinação. Neste caso, é preciso tomar a dose completa.

Leia também: Lista atualizada dos países que exigem o certificado de vacinação contra a febre amarela (2018)

Boa viagem!

E você, já vacinou o seu filho? Com qual idade? Ele teve alguma reação? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jan 29, 2019 11:49 am 
Meu filho tem 5 anos e ainda não tomou. Eu tive reação forte quando tomei, então fico receoso que ele tenha também.

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jan 29, 2019 12:21 pm 
Lá em casa é todo mundo vacinado contra febre amarela... meu filho se vacinou com 12 anos.. e teve um pouco de febre baixa por 2 dias... só isso..
Minha filha, tinha 18 anos e não teve reação, assim como as demais pessoas lá de casa...

A propósito:
Eu tinha postado lá no tópico sobre o Certificado Internacional de Vacinação de que a Colômbia está exigindo o certificado, mesmo para quem vai apenas fazer conexão de 1:00 horas..
Pois bem, no dia 24/01, um amigo foi com a esposa para Cancun/México (que não exige o certificado) pela Avianca Internacional... e no check-in a atendente pediu o certificado...
Mas.. surreal foi o caso de um casal.. o cara conseguiu fazer check-in e emitir passagem com o certificado...
Mas, na hora de embarcar, o pessoal que confere os bilhetes, pedindo de novo a apresentação do Certificado constatou que o cara tinha se vacinado há apenas 6 dias.... e impediu dele viajar...
Eu achei estranho.. não sabia que a Anvisa dava o Certificado para quem ainda não tinha cumprido os 10 dias..
Então.. fica o aviso e revalidada a informação:
Tem que ter sim o Certificado para passar/descer em BOG....

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jan 29, 2019 12:31 pm 
Meu filho tomou com 01 ano e não teve nenhuma reação, nem febre.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 30, 2019 1:59 pm 
Minha filha só tem 2 meses e a pediatra só recomenda a vacina após 1 ano.

Eu irei viajar com ela antes de 1 ano para um país que exige. Me falaram que para bebês eles não exigem o certificado por não ser obrigatório. De qualquer forma tenho que pesquisar direitinho se tenho que apresentar algo. Alguém aqui já passou por isso?

Tópicos Relacionados      Respostas 
Paraguai passa exigir o certificado de vacina de febre amarela para viajantes que partem do Brasil

em Vacinas

Última mensagem Sáb Jun 01, 2019 5:13 pm GabrielDias Ver última mensagem

1

Nova idade mínima para menor de idade viajar desacompanhado

em Família

Última mensagem Seg Mar 25, 2019 6:12 pm emmanuelkalispera Ver última mensagem

2

Universal Studios Florida ou Universal's Islands of Adventure: qual é o melhor parque para crianças?

em Universal Orlando Resort

Última mensagem Ter Ago 27, 2019 12:53 pm Beatriz Ver última mensagem

2

Como REALMENTE é tomar um banho turco? | Nudez, erotização e concepções erradas

em Turquia

Última mensagem Seg Jul 29, 2019 1:07 pm Adriana Ver última mensagem

5

Preciso de vacina para viajar às Maldivas?

em Maldivas

Última mensagem Qui Set 05, 2019 6:58 pm GabrielDias Ver última mensagem

4

Booking.com

Informações para viagens
Vacinas

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: