Super Target vende produtos estragados e desrespeita cliente

Troca de informações sobre empresas que não merecem o nosso dinheiro.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jun 05, 2011 7:45 pm
Quem acompanha meus posts e lê os roteiros personalizados que já fiz no fórum sobre Orlando aqui no Falando de Viagem sabe que, dentre os locais de compras que costumo sugerir, estão os supermercados e hipermercados da rede norte-americana "Target". Sempre fui um cliente fiel desta rede, por acreditar que seus supermercados e hipermercados vendiam bons produtos, a preços vantajosos (às vezes até mais barato do que no Walmart), em um ambiente mais tranquilo e agradável. Era isso que eu pensava até hoje.

No dia 14 de maio de 2011, fui fazer compras no Super Target de Coconut Point, próximo à cidade de Naples, na Flórida. Dentre os diversos itens que eu comprei, estavam alguns chocolates suíços da marca Lindt. Como o preço estava muito bom, levei várias unidades, de vários sabores. Olhei, como sempre faço, as datas de validade dos chocolates, mas como eram muitos, não verifiquei um a um.

Ao chegar no Brasil, dei alguns chocolates de presente para amigos e familiares. Alguns dias depois, fiquei sabendo que 3 dos chocolates que dei de presente estavam com a data de validade expirada havia mais de 1 ano!!!! Uma das pessoas chegou a dar uma mordida em um dos chocolates, mas não conseguiu engolir devido ao gosto podre.

Envergonhado com o episódio, mandei um e-mail para a central de relacionamento do Super Target relatando o ocorrido. Desde então, foram diversos emails trocados. A empresa, para nos compensar pelo incidente, exigiu que fornecêssemos um endereço nos EUA, o número do recibo da compra, o código de barras da embalagem do chocolate, etc. Eis que, hoje, eles mandam um novo e-mail avisando que, como compensação pelo grave erro, nos enviariam um "gift card" no valor de U$10. Sim, U$10. Por todo o transtorno, o prejuízo e a vergonha que passamos, além do tempo gasto com inúmeros emails e procedimentos burocráticos, eles nos darão uma compensação de U$10.

Há muitas coisas erradas no Brasil, por aqui o cliente é desrespeitado inúmeras vezes, mas quando algo assim acontece com uma empresa de um outro país, não devemos ficar calados. Escrevo sobre este vergonhoso episódio porque sei que muitos viajantes brasileiros fazem compras no Super Target. Eu mesmo incluía, até pouquíssimo tempo, a rede de mercados como uma boa sugestão de compras em Orlando. Fica o alerta e a minha recomendação para que todos vocês evitem comprar qualquer coisa nos mercados da rede Target. E, caso tenham algum tipo de transtorno, fiquem sabendo que o problema vai demorar a ser resolvido, e que tudo que o turista brasileiro que anda salvando a economia da Flórida receberá serão míseros U$10. Isso em se tratando de uma empresa sediada em um país onde o mais simples incidente pode custar milhões a qualquer empresa.

Vergonhoso!

Conclusão do episódio: "Save money, live better: Walmart!".

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 05, 2011 7:50 pm
Eita! E eu sempre compro Lindt's em minhas viagens. Sempre! Confesso que nunca olhei a validade dos produtos, mas costumo comprá-los no Walmart, CVS e Walgreens.

U$10 é um valor muito pequeno para um problema tão grave. Mas esse seu aviso é importante para lembrar a todos de sempre olhar a data de validade dos produtos comprados.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jun 05, 2011 7:54 pm
Pior é que eu olhei as datas de validade de alguns chocolates, mas como peguei muitos, achei que a data de validade seria a mesma para todos. Ou ainda, se não fosse a mesma, que seria uma data próxima. Até entendo que incidentes como este podem ocorrer, mas a maneira como a empresa lidou com o problema, exigindo que cumpríssemos mil procedimentos burocráticos para conseguirmos provar nossa alegação, e depois nos avisando que enviaria um "gift card" de U$10, foi vergonhosa.

Tudo bem que o cliente deve olhar a data de validade, mas o erro do Target foi maior ainda neste caso. Às vezes fico pensando se as grandes empreas não sabem estruturar seu departamento de marketing e relacionamento com o cliente. Chega a ser nojento que uma empresa do porte da Target se preste a este papel ridículo!

Acabei de responder ao email deles pedindo para que eles doem o valor a alguma instituição.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 05, 2011 8:02 pm
Eu acho que problemas podem acontecer em qualquer empresa, mas é a forma com que as empresas lidam e resolvem esses problemas que fazem a diferença. A Target, neste caso, não mostrou ter uma atitude para fazer a má impressão ir embora.

TanicaNY Mensagens: 257
Dom Jun 05, 2011 10:50 pm
De uns tempos pra cá tenho notado que muitas lojas grandes estão vendendo produtos premium vencidos. Se o preço for muito abaixo desconfie. No TJMaxx e Ross a maioria dos produtos alimentícios/cosméticos estão velhos ou foram mal acondicionados assim acelerando o processo de deteriorização. Essa prática tem até nome. São produtos "diverted". As lojas compram de um fornecedor que não é representante oficial da marca. Muito comum com os cosméticos premium - Kerastase e L'oreal Professional.
Que feia essa atitude do Target. No mínimo deveriam ter reeembolsado o valor total da compra.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jun 05, 2011 11:32 pm
Tania, muito obrigado pelo alerta. Bom saber que temos que ficar de olhos abertos com relação a estas lojas citadas, principalmente no que se refere aos "produtos premium". Como dizem aqui no Brasil, " Quando o milagre é demais, até o santo desconfia".

É um absurdo deixarem um produto vencido há mais de um ano à venda na prateleira do supermercado. A atitude do Target foi vergonhosa e ofensiva.

Abraços!

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Jun 13, 2011 4:47 pm
Fala Calderon,

Pensa uma coisa: você estava no Brasil, alegando data de vencimento, dias após a compra. O que o pessoal deve ter pensado??? Nada, não pensaram nada, apenas que você não poderia fazer nada, e pra quê sofrer!! Dá 10 paus pra esse "mala" e tudo bom!!!

Infelizmente é assim mesmo, mas as redes sociais estão mudando um pouco esta visão, pois se você não pode fazer nada, pelo menos fará com que muitos não comprem.

Eu trabalho com suporte pós-vendas, e confesso que pouco poderia fazer se você houvesse comprado no Brasil, e me ligasse dos EUA! A garantia é nacional, como lhe atender?!? Faria o possível, mas com bastante entrave...

Abraços e obrigado pelo alerta!

Bruno

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Jun 13, 2011 5:02 pm
Bruno, entendo sua análise e as ressalvas colocadas, mas neste caso, temos as seguintes particularidades:

- Eu scaneei a embalagem do chocolate, com a respectiva data de de validade e o código de barras, e enviei para o guest relations do Super Target.

- Cumpri todas as etapas burocráticas para fazer a reclamação e provar o que eu estava dizendo. Foram mais de 10 emails trocados com o Target.

- Dei um endereço nos EUA para que eles enviassem a "recompensa".

- Apesar de ter explicado a história detalhadamente, em momento algum especifiquei que o chocolate só fora aberto no Brasil, e nem que eu estava mandando os emails daqui.

Não acho que dar um gift card de U$10 seja uma atitude digna de uma empresa do porte da Target. Só com os 3 chocolates estragados, o prejuízo já seria de U$6. Mas e toda a dor de cabeça de ficar mandando emails, fora a situaão delicada que é dar algo estragado de presente a alguém, além do risco de contaminação com o chocolate estragado? Não estou dizendo que não tive culpa por não olhar data por data dos chocolates que comprei, mas considerei a atitude da empresa perante o caso desrespeitosa. Já tive problemas menos graves com empresas menores em países estrangeiros, e estes foram resolvidos de maneira mais justa e coerente. Uma empresa do tamanho da Target poderia recompensar o cliente de maneira muito mais satisfatória, isso é um erro de estratégia deles no que diz respeito ao relacionamento com clientes. Principalmente porque eles mesmos admitiram o erro após provarmos que o chocolate realmente fora adquirido na loja deles em maio deste ano.

É um direito deles considerar que um gift card de U$10 resolve o problema, mas eu com certeza estou deixando de recomendar os supermercados da rede Target em todos os roteiros que estou fazendo, política esta que eu adoto com toda e qualquer empresa que demonstra não ter o mínimo de decência no trato com os clientes.

Abraços!

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Jun 13, 2011 10:22 pm
Tem um detalhe muito importante no que você falou agora: você tinha um endereço nos eua, ou seja, não havia desculpas. Neste tipo de caso específico, é que o caso deveria ser levado às autoridades, porque lá fora não se brinca com isso. Mas sabe como é, dá um trabalhão... Muitas vezes a gente acaba engolindo um sapão, fica com raiva, e só não vai adiante porque a trabalheira é grande!! Você é muito maior do que isso, vamos nos precaver todos para que não ocorra nada semelhante. Abração!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Jun 13, 2011 10:59 pm
Pois é Bruno, é exatamente isso que vai acabar acontecendo, porque eu não tenho a menor disposição pra ficar estendendo esse caso, apelar pras vias jurídicas, etc. O importante é que fiz a minha parte, passei o caso para o Target, espero que eles retirem as mercadorias vencidas das prateleiras, e dei sorte por termos percebido a data vencida dos chocolates antes que alguém comesse. Os U$10 de recompensa pareceram mais um grande desaforo, um certo cinismo da parte deles, e isso me deixou bastante irritado. Como nos EUA há outros ótimos hipmercados (Publix, Walmart, K Mart), o Target não vai fazer muita falta, embora eu admirasse bastante o ambiente dos supermercados da rede :D

Abraços!





Booking.com

Voltar para “Denuncie”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio