RAPI10 - Erro de Sistema, Prática Abusiva e Descumprimento da Lei

Troca de informações sobre empresas que não merecem o nosso dinheiro.
leoripani Mensagens: 10
Qua Jul 11, 2012 1:51 pm
Estou passando por uma grande dor de cabeça criada pelo site de vendas de passagens e serviços de turismo, o Rapi10. Estou em processo de reclamação junto à empresa e também já postei minha reclamação no ReclameAqui, texto que vou colar aqui para dar ciência a todos do caso e posteriormente no desenrolar e postura da empresa em relação ao problema gerado.

Segue texto postado no site supracitado:

No dia 03/07, estava procurando por passagens de Nova Iorque à Orlando para o dia 25/12/2012 no site “Mundi.com.br”, no qual achei tarifas de meu agrado; então ao clicar fui redirecionado ao site “Rapi10”, onde nunca havia comprado antes, lá me foram apresentadas novas opções de horários, vôos e companhias. Depois que minha noiva e eu analisamos as variadas opções de preços e horários, selecionei o que me pareceu mais adequado e cliquei em “Comprar”, assim fui redirecionado a uma nova página onde inclui meus dados pessoais e também os de minha noiva, além de dados relativos ao pagamento; confirmei novamente todos os dados e o valor cobrado (Total de R$556,78) e finalizei a compra, prontamente recebi a confirmação do pedido (Código do Pedido: MTEIFD) e logo em seguida (30 min. depois) a confirmação da emissão dos e-tickets.

Entretanto, no dia 09/07 ao imprimir e conferir esse e mais alguns comprovantes/bilhetes de outros trechos e reservas efetuados para essa viagem (programada para acontecer entre 20/12/2012 e 12/01/2012) me preocupou uma informação contida no pedido e também no e-ticket. O dia do vôo está marcado como 25/07/12 ao invés de 25/12/12 que seria o correto.

Imaginando ser um erro simples, entrei em contato imediatamente (em pleno feriado no estado de São Paulo, as 00h58 já do dia 10/07/2012) com a Rapi10 através do site e de e-mails buscados em mecanismos de pesquisa, pois no site não é divulgado o e-mail do SAC, apenas o da ouvidoria.Pedi então esclarecimentos sobre o ocorrido, e mais tarde (10/07/2012 as 10h13) me foi informado que não havia problema e que os bilhetes aéreos haviam sido emitidos corretamente para o dia 25/07/2012. Nenhuma outra informação foi dada, bem como nenhuma tentativa de solucionar o problema foi iniciada.

Isso é, a passagem que eu comprei corretamente para o dia 25/12/2012, por algum erro, foi emitida como sendo para o dia 25/07/2012.
O fato é que no momento da compra efetuei a conferência de todas as informações juntamente com minha noiva por mais de uma vez até que a mesma fosse finalizada e tudo sempre nos foi apresentado corretamente principalmente a data, isso é, dia 25/12/2012, que foi conferida mais de 1 vez já que nosso intinerário depende do respeito às datas de chegada e saída de cada ponto.

Após a resposta pouco que em nada ajudou, enviei novo e-mail que só foi respondido (novamente sem qualquer conteúdo útil) depois que entrei em contato pelo telefone.

Pelo telefone, fui inicialmente atendido por Priscila (as 13h05) depois de 8 min. de espera (ligação iniciada as 12h57), contrariando as regulamentações para atendimento telefônico ao cliente, a quem expliquei o problema. A mesma me informou que o que poderia ser feito seria a remarcação da data das passagens ou o cancelamento. Ambos procedimentos sujeitos a taxas e prazos deles e da companhia aérea, MESMO A RECLAMAÇÃO SENDO FEITA DENTRO DO PRAZO LEGAL DE 7 DIAS PARA COMPRAS EFETUADAS EM AMBIENTE NÃO FÍSICO GARANTIDO PELA LEI 8078/1990 "Código de Proteção e Defesa do Consumidor". E ainda tentou me convencer que tal lei não era válida para compras efetuadas em ambiente virtual e também não se aplicava à empresa Rapi10.

Após minha justa indignação, a ligação foi repassada ao Atendente do SAC (as 13h05), Daniel Silva, quem havia "respondido" meus e-mails anteriormente. Depois de alguma argumentação de minha parte informando que, obviamente, estaria disposto a arcar com custos relativos a diferenças tarifárias no valor da passagem aérea mas não arcaria com qualquer custo, multa ou taxa relativo à remarcação já que o problema foi gerado pela própria Rapi10 em seu ambiente interno e que se esse fosse o caso eu gostaria que a compra fosse cancelada e o dinheiro devolvido imediatamente como rege a lei 8078. Então o antendente Daniel Silva me informou que precisaria verificar a possibilidade de cancelamento e eventuais taxas, e quais valores se aplicariam caso eu optasse pela remarcação. Pedi então que formalizasse tais informações através de e-mail.

Ao receber o e-mail, verifiquei as exigências e opções dadas pela empresa RAPI10.

NÃO HAVIA POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO DA COMPRA, MESMO ESTANDO DENTRO DO PRAZO LEGAL DE 7 DIAS PARA TAL.

Para remarcação da passagem seria cobrada: Diferença Tarifária/por passageiro + Multa US$150,00/por passageiro + Taxa de reemisão: US$50,00/por passageiro, considerando que são 2 passagens, totalizaria um custo de pelo menos R$800,00 (com o dolar à taxa de R$2,00), só com taxas e multas, SEM CONSIDERAR DIFERENÇAS DE PREÇO DA PASSAGEM, um valor 43,68% MAIOR do que o valor pago originalmente pago pelas passagens (R$556,78). Para simplesmente REMARCAR as passagens e SEM CONSIDERAR EVETUAIS DIFERENÇAS DE PREÇO DAS MESMAS.

Do contrário, a outra opção que, indiretamente, me foi dada é DESISTIR E ABRIR MÃO do valor JÁ PAGO pelas passagens (R$ 556,78) e COMPRAR NOVAS PASSAGENS ao custo total de (hoje 10/07/2012 as 15h23) R$743,90. Isso é, para SIMPLESMENTE REMARCAR AS PASSAGENS, POR UM ERRO GERADO PELA PRÓPRIA RAPI10, eu deveria desembolsar um valor 7,54% MAIOR do que desembolsaria comprando NOVAS PASSAGENS.

A Rapi10 se recusa a cumprir a lei e proceder com o cancelamente garantido dentro do prazo legal de 7 dias seguido da devolução integral do valor pago, e ainda apresenta como ÚNICA OPÇÃO, o pagamento, INDEVIDO - POIS O ERRO FOI GERADO POR ELES - de valores ABUSIVAMENTE ALTOS.

Enquanto isso, estou impossibilitado de continuar com a devida programação de minha viagem de Natal, reserva e compra de serviços, ficando então sujeito a tarifas mais elevadas, mesmo após me valer de todos os cuidados e usar de grande atencipação afim de evitar transtornos e chateação como o que está me sendo gerado por essa empresa.

Espero a solução de meu problema, caso contrário não hesitarei em entrar com medidas legais contra essa empresa afim de fazer valer os meus direitos e acioná-la em todos os orgãos reguladores de sua atividade.


Após isso, entrei em contato com diversos orgãos (Ministério do Turismo, Procon, ANAC, tudo o que tudo lebrar e relacionar de alguma maneira) para registrar minha reclamação feita em tempo hábil de cancelamento e também com a Central de Reservas da Delta que me informou que além da companhia não ter feito qualquer contato com eles em prol da solução de meu problema, o procedimento de cancelamento da compra da passagem dentro dos 7 dias era sim plenamente possível, sem qualquer prejuízo, já que é garantido por lei. Isso é, a culpa imputada à Delta Airlines, era total e exclusiva da Rapi10.


Após toda essa dor de cabeça, hoje recebi contato de Barbara, responsável pelo SAC Rapi10, indicando que possivelmente resolverão o meu problema conforme garante a lei, devolvendo valores de forma integral, porém não imediata (conforme diz a lei), me mostrei flexível a aguardar o prazo de reembolso.


Assim que tiver novas informações ou a solução do caso, farei questão de divulgar aqui!

Abraços a todos

Avatar do usuário
Tiagowallace Mensagens: 73
Qua Jul 11, 2012 5:26 pm
Poxa que desagradável! :(
É revoltante quando depositamos nossa "confiança" em uma determinada empresa, e, a mesma
não cumpre com seus deveres!
Mas... de qualquer forma BOA SORTE!
E obrigado por relatar o caso aqui, pois, servirá como exemplo para os viajantes que estiverem
pensando em contratar um serviço junto a esta empresa.

Ela já foi pra minha "Black List" rsrrs.

abç.

dpalma Mensagens: 1891
Qua Jul 11, 2012 5:47 pm
Acho que na média as pessoas entubam e é nisso que as empresas pensam.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
leoripani Mensagens: 10
Qua Jul 11, 2012 5:59 pm
dpalma,

Não "captei sua mensagem" muito bem.

Mas imagino que o que você quis dizer é que a maioria das pessoas aceita o desrespeito das empresas para com seus clientes. Se for isso, eu concordo com você, e penso que isso não pode ser assim, por os únicos prejudicados somos nós, consumidores, que pagam alto por serviços sem qualquer qualidade ou respaldo.

Não adianta só cobrar de governo, entidades reguladores e etc., se na hora de fazer valer os direitos ninguém vai em frente!

Mas comigo não será assim. Ou resolvem, ou procurarei os meios legais!

dpalma Mensagens: 1891
Qua Jul 11, 2012 6:04 pm
É isso mesmo que você entendeu. Muitos pagariam para não se aborrecer. Eu costumo brigar até o final e encorajo você a fazer o mesmo. Vai relatando.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
viniciusbb Mensagens: 915
Qui Jul 12, 2012 10:07 am
Concordo também. Não deixe barato mesmo.

Uma dica que dou a todos que compram qualquer coisa on-line é tirar print-screen (ou imprimir um pdf) da tela de confirmação do pedido. Assim você tem uma prova concreta do que você realmente comprou.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qui Jul 12, 2012 10:44 am
Até pq é um muda muda e ofertas que acabamos nos perdendo.

leoripani Mensagens: 10
Qui Jul 12, 2012 12:08 pm
O pior é o péssimo atendimento que venho recebendo até agora. As informações passadas são sempre contraditórias entre os vários funcionários da Rapi10 com quem já falei, parece que não há um sistema de informações para controlar e registrar o que acontece com cada cliente e em qual estágio está o procedimento, quais medidas foram tomadas, enfim, para mim ficou a impressão de total falta de organização.

Além disso, as informações passadas vão na contra-mão do que é passado pela cia. aérea Delta, que me parece ter um sistema bem estruturado e organizado onde todo e qualquer contato associado a determinado bilhete/reserva fica registrado em um sistema de informações integrado.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Qua Jul 18, 2012 2:05 pm
Há alguns anos aprendi que ao fazer qualquer compra na internet devo imprimir/copiar/gravar página por página. Desde a primeira solicitação até a liquidação.

Isso já me livrou de alguns inconvenientes quando ao reclamar remeti o que tinha arquivado comigo.

Deixo essa sugestão para todos.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qua Jul 18, 2012 2:20 pm
Sugestão muito válida, Rabugento. E para qualquer fim, não somente viagens.





Booking.com

Voltar para “Denuncie”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio