Franquia de Bagagem - TAM

Troca de informações sobre empresas que não merecem o nosso dinheiro.
jvinicius Mensagens: 507
Sex Jan 14, 2011 10:18 am
Bom, vamos colocar mais uma denúncia no site, ligada a TAM (pra variar...)

Segundo e-mail do camarada Gabriel, a companhia do lucro a qualquer preço estaria arrumando mais uma forma maquiavélica para ganhar uns trocados sob seus clientes.

Segundo o relato, ela estaria cobrando excesso de bagagem para clientes que vieram de vôos internacionais, mesmo que operados por parceiros que ela vende. Bom, aqui vai a definição do que nossa lei diz sobre esse caso:

Para realizar uma viagem internacional, caso o passageiro precise se deslocar antes até outra cidade no Brasil (trecho nacional), deverá observar o seguinte:

Quando as passagens aéreas, tanto para o vôo nacional quanto para o vôo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de empresas diferentes), o passageiro terá direito à franquia de bagagem do destino internacional;

Quando as passagens não forem conjugadas, ou seja, quando houver contratos de transporte distintos, o passageiro terá direito à franquia de bagagem nacional no trecho nacional e à franquia de bagagem internacional no trecho internacional

Ou seja, se essa empresa vender um bilhete internacional com um nacional, ela terá que arcar com a franquia durante toda sua viagem (no caso, 2 peças de 32kg, se for pra qualquer lugar, menos América do Sul que é 23kg). Se alguém quiser cobrar algo de excesso é ilegal e você deve recusar o pagamento dessa taxa.

Se a venda for separada, ela está no seu direito, mas, as cias. geralmente não criam caso, mas, repetindo, se for separado, ela pode cobrar.

Para se defender, imprima o e-mail de sua compra onde está a franquia de bagagem.

Já passei por um problema parecida, quando voei Executiva na América do Sul, e despachei uma mala de 30kg. Queriam me cobrar excesso, pois o limite era de 23kg. Falei três vezes que a franquia era de 33kg, por que estava voando na Executiva e a atendente não estava nem aí... Quando ela me entregou o papel para pagamento do excesso, educamente saquei o bilhete e mostrei para ela, e posteriormente, rasguei o papel e entreguei para ela.

Fiquem atentos!


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falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sex Jan 14, 2011 7:47 pm
Obrigado pela explicação, Vinícius. Será muito útil para todos, pois muitos acabam pagando o "excesso" por desconhecimento das leis.

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gobbato Mensagens: 1524
Dom Ago 07, 2011 11:54 pm
Primeiro Mandamento da TAM: Nada Substitui o Lucro!

Os demais:
2º - Em busca do ótimo não se faz o bom
3º - Mais importante que o cliente é a segurança
4º - A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder
5º - Pense muito antes de agir
6º - A humildade é fundamental
7º - Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

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Fabio Mensagens: 8900
Seg Ago 08, 2011 4:06 am
Jah fui vitima de procedimento assim por parte da Delta no JFK.





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