Problema de atraso de voo com a TAM

Troca de informações sobre empresas que não merecem o nosso dinheiro.
paulorpc Mensagens: 12
Qua Jan 08, 2014 5:09 pm
Amigos, vamos ver se alguém consegue me ajudar.

No último dia 26/12 embarquei junto com minha namorada para Las Vegas, a passagem era da American Airlines o voo operado pela TAM até NY e de lá conexão para LV pela AA.

O voo sairia de Guarulhos as 22:30, chegando em NY as 5:30 e depois conexão as 6:30 para chegar em LV por volta das 11 da manhã (hora local), entramos no avião e ficamos 1 hora parados dentro do avião, quando o piloto foi sair, ele falou que houve uma falha e o avião deveria passar por uma revisão antes de decolar, conclusão 2 horas de atraso (1 hora parados + 1 da revisão) enfim saímos. Chegamos em NY por volta das 10 horas, ou seja, perdemos o voo das 6:30, fomos no balcão da AA e fomos informados que a TAM não avisou do atraso, depois de muita espera e conversa, nos colocaram em um voo para São Francisco (5:30) que sairia as 15:30 (hora de NY) e de lá esperamos mais 1 hora para outro voo direto para LV, chegando no destino as 9 da noite (hora de NY), ou seja, quase 24 horas depois de sair de SP.

Estava com hotel pago, comprei ingresso para o UFC (luta no dia seguinte), mas queria ver a pesagem que era as 3:30 (hora local) e já que havia pago o ingresso da luta. Queria ver o "espetáculo" por completo.

Queria orientação de quem já passou por isso, o que faço, pequenas causas? Converso com a TAM, AA ou quem?

Encontrei 4 brasileiros no aeroporto de NY (2 mulheres mineiras - irmãs e um casal do Guarujá - SP) e as irmãs falaram que rola um pequenas causas.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

Paulo

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jan 08, 2014 5:19 pm
Olá paulorpc,

Por onde você comprou a passagem aérea?

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qua Jan 08, 2014 5:54 pm
Eu vejo duas opções que não são pela via judicial.

1. Se você comprou algum seguro viagem, alguns têm cobertura para perdas de conexão.

2. Se você usou um cartão Mastercard Black. Tem seguro para esses imprevistos.

ironfire Mensagens: 2186
Qua Jan 08, 2014 6:09 pm
Mestre, vc achava que em 1 hora conseguiria descer do avião, pegar a fila da imigração, pegar a mala, passar na alfandega, despachar a mala e pega a conexão?

bizRG Mensagens: 444
Qua Jan 08, 2014 9:45 pm
Não sei quem vendeu essa conexão, mas, ela é muito apertada para vôo internacional.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
paulorpc Mensagens: 12
Qua Jan 08, 2014 10:09 pm
Ajudante - por uma cia de viagens q minha namorada conhece
zebinsk - tenho seguro da viagem, não vi se tem seguro para isso, vou olhar. tenho o visa platinum mas não usei pra pagar, paguei em dinheiro

ironfire - pela imigração levei 20 min, fui de mochila, só uma.

bizRG - acho q da tempo

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Jan 08, 2014 10:27 pm
Compartilhando experiências, uma vez indo a Boston com escala em New York, o tempo para conexão era de apenas 50 minutos. Assim que cheguei no área de imigração do JFK, havia uma funcionária do aeroporto separando as pessoas que pegariam essa conexão para Boston e então "furamos" a fila. Consegui embarcar tranquilamente na aeronave.
Também achei que estava muito aperto o horário, mas ocorreu tudo de acordo :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
ludodiniz Mensagens: 1012
Qui Jan 09, 2014 7:56 am
1- todos os trechos estavam na mesma reserva?
2- quem emitiu a passagem, a Tam ou a AA?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 09, 2014 8:07 am
Vc deve primeiro esgotar a via administrativa e solicitar à AA um ressarcimento, pois a responsabilidade é dela, pois vc comprou a passagem com ela, que, por acordo, delegou o voo inicial à TAM.
Formalize tudo o que vc informou aqui através de e-mail e dê o prazo de 5 dias úteis para eles se pronunciarem.
Acho que uma passagem BR<->EUA para vc e sua namorada, na mesma classe em que voaram, válida por 1 ano é uma oferta razoável, além da hospedagem em hotel 4*, caso sua passagem seja econômica, ou 5*, caso tenha voado de executiva/first, por um período de 5 dias.
No caso deles se negarem a te dar a indenização, aí vc pode propor um ação judicial por danos morais e materiais...
Estamos numa relação de consumo, e o primeiro item da lista "Do pedido" que seu advogado deve solicitar, é a inversão do ônus da prova, instigando a AA a provar que o voo da TAM saiu no horário regular, ou que a sua imigração demorou mais que 1 hora, fatos que na narração dos fatos seu advogado já vai informar que não ocorreram.
A única maneira da AA escapar de uma condenação é ela conseguir provar que a sua imigração demorou mais que 1 hora e que este e apenas este foi o motivo de vc ter perdido a conexão...
Veja bem.. viajar com 1 hora de tempo de conexão entre dois voos é realmente um pouco apertado, como os colegas informaram aqui... eu jamais faria isto.. deixo sempre, no mínimo, 2 horas, ou mais, para a conexão, dependendo do destino...
Se fosse gringo e viesse para o Brasil, com conexão em GIG, deixaria uma margem de 5 horas ou mais..
Mas, em tese, o voo tem que sair / chegar no prazo informado ao cliente...
Se isto não ocorreu, o problema/risco é todo e sempre da Cia. aérea.
Nestas situação aplica-se sempre a Teoria do Risco, pela qual, todo o risco com o LUCRO ou PREJUÍZO é do prestador de serviços.
Se vc informa que a imigração demorou apenas 20 minutos e isto nos EUA é perfeitamente factível, fica patente a culpa da Cia. aérea, mas em termos de dano moral, sequer tem que estar presente "culpa" do prestador de serviços.
Basta que esteja presente o dano e eles terão obrigação de indenização, mesmo que a "culpa" fosse de São Pedro, por motivos de clima...
Dia 21/12, às 06:00 da manhã, descemos em JFK.. chegaram juntos uns 7 aviões... o salão da imigração ficou com mais de mil turistas aguardando imigração..
Como minha mãe tem mais de 70 anos, fomos um dos últimos a entrar no salão, pois ela anda muito devagar..
Apesar disto, sendo dia 21/12, JFK e tudo mais, depois de 50 minutos estávamos liberados...
Outro fato que reforça os argumentos do seu advogado é que, a conexão, com os respectivos voos/horários, foi determinada pelo sistema de emissão de passagens da AA...
Se o sistema marcou 1 hora de diferença entre chegada nos EUA e saída do voo doméstico, é porque este tempo era o razoável...
QQ coisa que faça isto não funcionar é problema único e exclusivo da Cia. aérea..
Quando eu escolho as passagens, sempre a AA coloca estas opções de conexão, com apenas 1 hora, por exemplo GIG->MIA->MCO.. mas eu nunca escolho esta e sempre escolho outra...
Corre atrás do seu prejuízo, mas tira um aprendizado desta lição.. se vc realmente não quer se aborrecer, escolha uma conexão com mais de 2/3 horas ou se prepare para problemas....porque eles podem e realmente ocorrem..

paulorpc Mensagens: 12
Qui Jan 09, 2014 11:24 am
mandei mensagem pra AA pela net
e abri um procotolo pela TAM

na boa, to querendo ir pra Orlando em Ago ou Set, se me derem passagem de executiva pra lá, já é uma boa :D





Booking.com

Voltar para “Denuncie”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio