É seguro viajar em 2020?

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Jun 07, 2020 3:59 pm
Imagem

A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) foi avassaladora. Na verdade, ela ainda não terminou e não tem data para terminar, mas a maioria dos destinos pelo mundo estão reabrindo. No primeiro momento, a abertura é interna, e no segundo momento as fronteiras serão reabertas. Tudo está sendo realizado em etapas, afinal, a segurança de todos deve estar em primeiro lugar. Os novos hábitos de higiene devem continuar. O uso de máscara é obrigatório ou aconselhável dependendo da cidade - não há uma obrigação a nível global.

Milhões de pessoas no mundo inteiro cancelaram as suas viagens em março, abril e maio. As férias deram lugar ao isolamento, mas com a reabertura o sonho da próxima viagem começa a aparecer nos pensamentos de muitas pessoas. Inclusive, depois de tantas restrições, muitos querem viajar para deixar para trás essa sensação ruim dos últimos meses. Viajar é uma forma de se sentir vivo e ter experiências memoráveis.

É seguro viajar?

Infelizmente, só podemos dizer que será 100% seguro viajar quando houver uma vacina ou um medicamente que tenha real eficácia contra a COVID-19. No momento, isso não existe, apesar de dezenas de vacinas e medicamentos estarem sendo testados mundo afora. O que você pode fazer é minimizar os riscos de contaminação:
- Usar sempre máscara;
- Fazer a correta higiene das mãos;
- Usar álcool em gel com frequência quando estiver na rua;
- Evitar aglomerações;
- Manter sempre uma distância segura de outras pessoas;
- Escolher estabelecimentos que estejam cumprindo e sendo transparentes em relação às novas condutas de higiene.

Se possível, antes de viajar faça um teste para saber se você está saudável ou se tem os anticorpos. Como muitas pessoas foram assintomáticas, fazer o teste (sorologia) poderá indicar que você tem anticorpos, e neste caso é seguro viajar. Ainda assim, você deve respeitar os protocolos, usando máscara onde for obrigatório e sempre lavar as mãos, afinal, limpeza nunca é demais.

Você pode evitar aeroportos e rodoviárias ao viajar de carro - seja no seu próprio carro ou em um carro alugado (alguns cuidados extras são necessários). Sabemos que a vontade de viajar não é passageira e que mesmo uma pequena viagem, de final de semana e para uma cidade próxima, vai ser incrível. Portanto a dica é: explore o Brasil, perto da sua casa. É o melhor para fazer nesse primeiro momento.

Fora isso, viajando no Brasil você tem a cobertura do seu plano de saúde e também do Sistema Único de Saúde (SUS). Viajando para o exterior, você precisará ter um seguro viagem com excelente cobertura, pois os custos são altíssimos - principalmente em dólares americanos, euros ou libras esterlinas. Com a pandemia declarada, os seguros viagens não estão cobrindo o tratamento, e isso só mudará quando a OMS declarar que não existe mais uma pandemia.

E as férias de julho de 2020?

Teremos férias? Muitas escolas anteciparam o recesso para março e não darão as férias de julho, que serão usadas para repor os dias perdidas. O MEC permitiu incluir atividades a distância no calendário do ano letivo.

Leia também: Vai ter férias em julho de 2020?

Devo deixar para viajar apenas em 2021?

Achamos que não. Ao viajar, além de curtir momentos incríveis, você estará também ajudando o turismo, que está em uma crise nunca antes vista. Fomentar o turismo é muito importante em 2020 e qualquer viagem vale. Inclusive, vale também ser mais generoso com as gorjetas, que serão mais importantes do que nunca para os funcionários.

Como se proteger durante a viagem?

Como falamos acima, o distanciamento e o uso de máscara são fundamentais. Muito destinos não obrigam o uso das máscaras, mas consideramos que não vale a pena arriscar, afinal, é uma segurança extra. Inclusive, se a OMS tivesse indicado as máscaras desde o início, poderíamos estar em uma situação mais confortável, salvando vidas. Vale ressaltar que muitas companhias aéreas já obrigam todos os passageiros a usarem máscaras.

Leia também: 10 hábitos de higiene que você deve ter em qualquer viagem, independente de pandemias

Pesquisa Falando de Viagem

O Falando de Viagem realizou uma pesquisa e revela que, embora exista uma sensação de incerteza, também há muito otimismo para o futuro, em especial, para o setor de turismo. De acordo com os dados, 45.5% dos respondentes pensam que será seguro viajar até o final do ano. Já 30.3% acreditam que poderão fazer as malas e desbravar o mundo no período de 3-4 meses. 37.7% dizem que vão marcar a viagem de 2 a 4 meses após a normalização. A maioria respondeu que fará uma viagem de avião (75%) e pelo Brasil (52.1%) quando a pandemia acabar.

Leia também: Pesquisa revela as expectativas dos brasileiros para viagens após a pandemia do coronavírus

Planeje sua viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Matérias do FDV para lhe ajudar e inspirar

:arrow: 9 dicas para organizar uma viagem após a pandemia do coronavírus passar

:arrow: Quais as principais mudanças nas viagens após a pandemia do coronavírus?

:arrow: Para onde viajar depois da pandemia do coronavírus? 10 roteiros icônicos pelo Brasil

:arrow: Para onde ir nas férias pós-coronavírus? 10 rotas clássicas pelo mundo que você precisa fazer

:arrow: 1 destino em cada estado do Brasil que você precisa conhecer

:arrow: 10 praias secretas no Brasil para você conhecer quando a pandemia de coronavírus acabar

:arrow: As 10 melhores praias do Brasil para conhecer em 2020

:arrow: 8 resorts pé na areia onde já me hospedei e recomendo no Brasil

Boa viagem!

E você, está animado para planejar a sua próxima viagem em 2020? Ou vai deixar para 2021? Já escolheu o destino? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 07, 2020 6:40 pm
Vendo as cenas da Europa percebo que estão bem confiantes. Agora é torcer pela rapidez de vacinas eficazes e seguras, para acabar de vez com o medo da COVID-19.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 08, 2020 1:50 am
Pretendo retomar minhas viagens em julho.

E uma informacao que julgo relevante: a TSA flexibilizou a regra dos 100ml para alcool gel. Ateh segunda ordem, passageiros podem levar na bagagem de mao uma embalagem de ateh 355ml.

Mas isso so vale para alcool gel. Todos os demais liquidos continuam restritos a ate 100ml.

https://www.tsa.gov/travel/security-screening/whatcanibring/items/hand-sanitizers" onclick="window.open(this.href);return false;

lucasds Mensagens: 796
Seg Jun 08, 2020 4:53 am
Não estou saindo de casa nem pra ver amigos e familiares, não penso em viajar tão cedo

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jun 08, 2020 6:00 am
No momento não tenho viagem programada, quem sabe mais para frente, um local de ecoturismo viajando de carro. Cidades com grande aglomeração vou evitar por um bom tempo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 08, 2020 8:06 am
Já risquei 2020 do meu calendário de viagens.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Jun 08, 2020 11:39 am
Cerca de 59% dos brasileiros têm planos de fazer viagens apesar da pandemia da Covid-19. Esse é um dos principais destaques de uma pesquisa realizada pela Vivo Ads, plataforma de mobile marketing da Vivo, sobre os impactos da pandemia e os planos dos consumidores brasileiros relacionados ao setor de turismo. O levantamento revela que, dos respondentes, 36% pretendem viajar em 2021 e que entre os destinos, o mais desejado nos internacionais são os Estados Unidos, indicados por 20% dos entrevistados, e a Europa é citada por 18%. Nos destinos nacionais, o Nordeste foi citado em 29% das respostas, seguido pela região Sul, lembrada por 23%. Para as próximas viagens, 26% dos entrevistados devem planejar e comprar suas viagens pela internet.

O levantamento também revelou que 28% dos entrevistados tiveram impacto em viagens previamente planejadas para o ano de 2020 e que desses, 83% eram viagens nacionais. A pesquisa apontou que 17% dos respondentes adiaram as passagens já compradas e outros 18% cancelaram as passagens já adquiridas. A pesquisa aponta que 43% acreditam que as viagens ficarão mais caras daqui em diante e que 52% acreditam que viajarão menos após o período de isolamento social. Os resultados ainda mostram que para 50% as viagens serão mais perigosas em um cenário pós-pandemia.

Os dados fazem parte da primeira pesquisa setorizada de consumo realizada pela Vivo Ads nesse período de isolamento social. A pesquisa foi com cerca de 24 mil pessoas de todo o Brasil entre os dias 5 e 6 de maio. A Vivo Ads está no mercado desde 2016 e oferece ao mercado publicitário soluções de mídia inovadoras para a comunicação de marcas com seus clientes, com formatos únicos para campanhas de vídeo, geolocalização, mídia programática, geração de leads, instalação de aplicativos e navegação patrocinada.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jun 08, 2020 2:16 pm
Ainda tenho esperanças para 2020, mas vendo a situação no Brasil fico mais desanimado a cada dia. Acredito que o mundo em geral vai voltar a ter uma certa normalidade até meados do segundo semestre, mas epicentros como Brasil e EUA provavelmente irão sobrer com restrições.

E as recentes manifestações devem agravar ainda mais a situação.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jun 08, 2020 6:29 pm
Se a situação no estado do Rio, onde eu moro, ficar controlada, eu faria viagens focadas no ecoturismo. Destinos mais distantes, só com vacina ou remédio.





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio