Minha experiência negativa usando o Lyft, concorrente da Uber, em Miami

Troca de informações sobre meios de transporte em Miami.
manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jan 30, 2018 8:36 am
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Os aplicativos de carona mudaram completamente a minha forma de locomoção, seja na minha rotina, ou em viagens. Principalmente em viagens, onde nem sempre sei as rotas exatas de onde quero ir, poder solicitar um carro com preço fixo e com mapa do caminho disponível é o melhor dos mundos. Sempre utilizei a Uber, não porque eu acho o serviço perfeito (na verdade, tenho mil críticas), mas porque é o aplicativo com os menores preços e maior cobertura. Na minha viagem para Miami, em dezembro de 2017, baixei o Lyft, que é o principal concorrente da Uber, disponível apenas nos Estados Unidos.

Os dois serviços são praticamente idênticos: você baixa um aplicativo, se cadastra, escreve o destino e paga um preço fixo para ir até ele. A maioria dos motoristas de Miami, inclusive, trabalha para as duas plataformas. Em ambos, eu costumo usar a opção mais simples: o UberX e o Lyft (correspondente ao UberX, que leva o nome da empresa). E assim como na Uber, há opção pool, de dividir o carro com outros passageiros, e opções mais luxuosas, o Lyft também oferece 6 opções de carros: Line (igual o sistema pool); Lyft (como o UberX); Plus (6 assentos); Premier (4 assentos, carro de luxo); Lux (4 assentos, carro preto) e Lux SUV (6 assentos, carro preto).

A forma de cobrança da Uber e do Lyft também é praticamente idêntica. Eu sempre checava os dois aplicativos antes de ir para o meu próximo passeio, e a diferença era sempre de um a três dólares. Às vezes a Uber estava mais cara, e outras o Lyft estava mais caro. Não era algo consistente. Por isso, não posso afirmar que um aplicativo é mais caro que o outro.

A única diferença que notei nos dois aplicativos é no preço dinâmico. Na Uber, a tarifa dinâmica pode subir muito, seja 6X, 7X, 8X, e por aí vai. No Lyft, a tarifa só chega, no máximo, a 2X.

Minha experiência negativa com o Lyft não foi com o serviço dos motoristas. O que aconteceu foi que, reparei que havia cobranças de viagens que nunca existiram no meu cartão de crédito. Foram, mais especificamente, duas cobranças a mais que não eram minhas: uma de 15 dólares e outra de 25 dólares. O que me chamou atenção de primeira foram os valores redondos, algo raro em aplicativos de carona. Com isso, verifiquei o meu histórico de corridas no próprio aplicativo Lyft e vi que, de fato, essas duas corridas cobradas no meu cartão nunca foram feitas. Ou seja: no Lyft, mostrava que eu tinha feito 8 corridas. No cartão, havia 10 cobranças.

Até hoje não sei exatamente o que aconteceu. A origem da cobrança dos 15 e 25 dólares ainda é um mistério. Mas a forma que consegui resolver o problema, e conseguir esse dinheiro de volta foi excelente - e não por causa do Lyft, e sim do atendimento excepcional do PayPal. Na hora do meu cadastro, selecionei a opção de pagamento via PayPal ao invés de cadastrar meu cartão de crédito direto no sistema do Lyft. E, apesar da minha experiência negativa não ser regra, sugiro fortemente que você use o pagamento via PayPal no Lyft, porque se não fosse por isso, eu não sei se teria esses meus 40 dólares de volta. Claro que o que aconteceu comigo não obrigatoriamente vai acontecer com você, mas é sempre melhor se prevenir.

Todo o processo via PayPal foi muito fácil. Eu entrei na minha conta do PayPal, onde todos os gastos estão disponíveis. Cliquei nos pagamentos suspeitos de 15 e 25 dólares com o nome do Lyft e selecionei "Informar um problema". Após o clique, o site irá te levar para a central de resoluções, onde você terá que selecionar uma das três opções: "Não recebi um produto que comprei"; "Recebi um produto que é diferente da descrição' ou "Quero denunciar atividade não autorizada". O meu caso era o terceiro. Após isso, é burocracia. Eles pedem para você descrever o que aconteceu e coisa e tal. Após todo o processo, você receberá um e-mail com o protocolo, e é só esperar ver no que dá.

Exatos 8 dias depois, recebi um e-mail do PayPal com a resolução do caso: eu havia recebido meu dinheiro de volta.

A minha conclusão com essa história foi: apaguei minha conta no Lyft, por não confiar mais na plataforma, e estou ainda mais fã do PayPal. Sempre utilizei o serviço do PayPal com muita confiança, mas agora, estou ainda mais entregue ao site. Eles cuidaram de todo o processo de resolução para mim, conseguiram meu reembolso, e tudo que eu fiz foi apertar alguns cliques, sem dor de cabeça.

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Boa viagem!
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GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 30, 2018 11:28 am
Que chato isso. E preocupante. Nunca usei o Lyft, mas caso use, vou seguir sua dica do PayPal.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jan 30, 2018 3:26 pm
Dois comentários que recebemos em nosso grupo do WhatsApp:

Carou:
Eu utilizo com frequência, mas também com PayPal. Nunca tive cobranças estranhas. Só que já notei que a corrida só eh lançada de fato depois que você seleciona o tip (sim, nos eua até no uber/lyft tem campo para dar gorgetas)

Ainda mais por serem valores redondos, eu levantaria a hipótese do app ter algum bug/furo que no caso de não informar o tip (ou nenhum tip) ele gere essas cobranças estranhas. Eu nunca deixei ser marcar a gorgeta, então não tenho como “comprovar” a hipótese
Karen:
Sempre uso o Lyft em Miami e o único problema que tive foi com o motorista ter encerrado a corrida e a cobrança ter sido, obviamente, maior do que deveria. Mandei um e-mail pra Lyft e foi prontamente resolvido. Em algumas corridas, não informei tip e a cobrança foi correta.

soares Mensagens: 504
Qua Jan 31, 2018 11:30 am
Que chato isso!
Mas com relação à possibilidade de rever o valor cobrado indevidamente, mesmo que você tivesse cadastrado o cartão diretamente para pagamento, seria possível você fazer a contestação do débito diretamente junto ao Banco emissor do cartão, da mesma forma que você fez no paypal.
Já fiz várias contestações de débitos indevidos no cartão de crédito e fui ressarcido em todos.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 12, 2018 6:09 pm
Código: IG50.

Você ganha US$5 por corrida, para até 10 corridas. Boa pedida para quem está nos EUA.

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Fabio Mensagens: 8900
Ter Fev 13, 2018 3:27 am
Eu nunca usei o Lyft porque sempre que checo os dois acaba saindo mais caro que o Uber. E como os drivers sao os mesmos, nao vai haver diferenca alguma na qualidade do servico.





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