Ferramenta de Solução: Consumidor.gov.br

Deixe aqui sua reclamação sobre bancos ou produtos financeiros.
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Profeta Mensagens: 1751
Dom Jan 25, 2015 10:00 am
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Venho indicar uma ferramenta de solução de conflitos, semelhante ao Reclame Aqui, mas criada pelo Governo Federal:

Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Este é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.


O Consumidor.gov.br é um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

O Consumidor.gov.br coloca as relações entre Consumidores, Fornecedores e o Estado em um novo patamar, a partir das seguintes premissas:

Transparência e controle social são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores;
As informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor;
O acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo.
Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça é a responsável pela gestão, disponibilização e manutenção do Consumidor.gov.br, bem como pela articulação com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que, por meio de cooperação técnica, apoiam e atuam na consecução dos objetivos do serviço.

A criação desta plataforma guarda relação com o disposto no artigo 4º inciso V da Lei 8.078/1990 e artigo 7º, incisos I, II e III do Decreto 7.963/2013


Aqui nesse link tem as estatísticas dos atendimentos: https://www.consumidor.gov.br/pages/indicador/geral/abrir" onclick="window.open(this.href);return false;

Notei que muitas empresas que não respondem no Reclame Aqui, respondem pelo consumidor.gov e solucionam os problemas. (Exemplo: Caixa)

Conhecem? Já usaram? Tiveram algum problema resolvido?
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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 25, 2015 11:37 am
Boa dica! Nunca usei, mas se precisar usar vou avaliar.

HistoriadorCarioca Mensagens: 800
Dom Jan 25, 2015 5:52 pm
Mais uma coisa para enxugar o gelo neste país !!!

Se o nosso Poder Judiciário, ao invés das indenizações merrecas, viesse com as pesadas condenações em desfavor destas Grandes Empresas, estas se emendariam sem tais soluções e as quais, no final, apenas as beneficiam !!!

Afinal, se o nosso Poder Judiciário fizesse da condenação judicial algo bem custoso para os lucros destas, decerto que seriam as Grandes Empresas a se procurar os consumidores com a solução adequada ao seu caso !!!

Enfim, é isto !!!

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baran Mensagens: 10215
Dom Jan 25, 2015 5:55 pm
Concordo com o HistoriadorCarioca!

HistoriadorCarioca Mensagens: 800
Dom Jan 25, 2015 5:59 pm
E, para não dizerem que sou uma pessoa pessimista, diria que o lado bom disto é que serve para estarmos a se documentar as nossas reclamações para a futura instrução duma Ação Judicial, pelo menos !!!

godoy Mensagens: 4
Dom Jan 25, 2015 6:45 pm
Concordo com o Historiador Carioca sobre o que ele disse no "enxugar gelo", mas não muito no que disse sobre o "documentar as reclamações pra futura ação judicial".

Vou exemplificar com o meu próprio caso: tentando ser breve, no ano passado eu entrei com uma ação contra um Banco que emite cartão pré-pago internacional, por ele não ter me ligado uma vez sequer a respeito do uso indevido de US$ 500 no meu cartão em Orlando. Pelo contrato, eles tinham 5 dias pra resolverem. Levaram mais de 15 dias após, já no Brasil, eu ter ido ao PROCON (que na minha opinião não serve pra nada). Munido de vários documentos que comprovavam minhas obrigações enquanto titular do cartão (pedido de bloqueio do cartão, cópias solicitadas, etc), entrei com ação por danos morais. Na Justiça, simplesmente nem apresentaram defesa. Sabe qual foi a decisão da digníssima juíza do caso? Indeferiu meu pedido, dizendo que foi um contratempo e que a empresa tinha me devolvido o dinheiro indevidamente usado!! Aí entra o que o que o Historiador carioca disse: se a Justiça punisse seriamente a empresa (ou simplesmente punisse com... cem reais que fosse!), as empresas não deixariam isso acontecer!! Minha vontade de mandar a juíza e toda a justiça praquele lugar foi imensa! Só sei que enquanto tivermos uma justiça infame e boçal como essa nossa, o nosso país vai continuar sendo essa piada pro resto do mundo!!

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rodrigocesar Mensagens: 884
Dom Jan 25, 2015 9:16 pm
Vou bater na mesma tecla, temos funcionários públicos que pouco ou nada estão interessados em melhora do país, só pensam em seu salário devidamente depositado em suas contas e estabilidade garantida. Isso contribui para que juízes, promotores, escreventes e demais raças ajam com total descaso frente ao problema dos outros.
Quanto ao site acharia ótimo se não fosse do governo. O Reclame Aqui contacta as empresas para haver uma resposta. E o do governo pouco ou nada fará, talvez funcione durante alguns meses mas depois será mais um programa para roubar algum dinheiro público!! Vergonha de país!

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baran Mensagens: 10215
Dom Jan 25, 2015 9:41 pm
Para não dizer que desacredito totalmente, usaria o consumidor.gov.br caso o ReclameAqui não desse resultado.

Até hoje só tive uma reclamação no ReclameAqui não respondida: da autorizada Apple de Brasília. Mas o dono de lá era tão arrogante que eu já esperava por isso.

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Profeta Mensagens: 1751
Dom Jan 25, 2015 10:19 pm
@Historiador, @Baran, @godoy, @rodrigocesar,


Apesar de também ficar com o pé atrás, tendo uma ferramenta a mais para reclamar, já é bem válido. Se as empresas menos qualificadas nas estatísticas sofressem alguma sanção, seria ainda melhor.


Também tive um ação judicial contra o laranjinha, que a justiça decidiu que foi um "mero dissabor".


Gosto muito do Reclame Aqui, inclusive já tive vários casos resolvidos por ele. Mas tenho esperanças que usem a plataforma para alguma mudança, ainda que seja mínima. Vou tentar usar nos casos em que as empresas não respondam ao RA. E olhando as estatísticas gerais (e considerando que é uma plataforma do governo sem sanções e relativamente recente), índices de 60 a 70% de resolução não são nada maus.

vamgela Mensagens: 2
Seg Jan 26, 2015 12:50 am
Ja usei deste serviço, não resolveu em nada meu problema.
Nao indicoa ninguém. :oops:





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