Vale a pena pedir um dos novos cartões de crédito LATAM Pass?

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Nov 25, 2019 2:42 pm
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As análises sobre cartões de crédito do Falando de Viagem, que escrevemos desde 2010, têm como objetivo lhe mostrar as vantagens e desvantagens de cada cartão de crédito - e nunca em agradar um banco ou um programa de fidelidade. Sempre falamos, também, que o melhor cartão de crédito depende do seu perfil - do que você realmente precisa. Se você acompanha as matérias do FDV sabe que não somos fãs dos cartões co-branded e são vários os motivos, mas principalmente um: não dá para confiar nos programas de fidelidade, que mudam as regras o tempo todo, e o cliente fica de mãos abanando, sem ter nada o que fazer a não ser aceitar ou cancelar o cartão e encarar o prejuízo da mudança.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

A LATAM é, no mínimo, uma empresa confusa e que se perdeu ao longo dos últimos anos. De uma empresa admirada e de excelência, a fusão da TAM com a LAN não agregou em nada para os clientes brasileiros. No quesito fidelidade, o TAM Fidelidade, que depois virou LATAM Fidelidade, mas também se chamava Multiplus Fidelidade, agora é se chama LATAM Pass. Os nomes mudam e os benefícios continuam piorando cada vez mais.

Você, quando solicita um cartão de crédito co-branded, é como se tornasse uma espécie de sócio da empresa - só que só eles ganham de verdade com as operações. Do lado do cliente, anuidades aumentam, benefícios diminuem, restrições são impostas e o mercado de milhas aéreas fica cada vez mais inflacionado. Houve um tempo em que ser fiel valia a pena, mas atualmente não achamos que seja válido, por isso sempre falamos - e vamos continuar falando - que o ideal é você deixar os pontos no cartão de crédito e escolher para onde vai transferir na hora de usar. Assim, você tem pelo menos três opções de escolha - LATAM Pass, Smiles e TudoAzul - podendo simular para depois transferir, conseguindo o melhor negócio.

A maioria dos cartões permite transferir para:
- Smiles, da GOL Linhas Aéreas;
- TudoAzul, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras;
- LATAM Pass, da LATAM Airlines Brasil.

Temos ainda o Dotz, mas é tão ruim que nem merece ser mencionado. Já o Miles&Go, da TAP, tem parcerias consideráveis e também pode ser uma boa opção.

Benefícios na LATAM Airlines Brasil

Uma das nossas maiores reclamações nos cartões co-branded da LATAM eram os poucos benefícios para quem voa LATAM. Antes, os benefícios oferecidos eram:
- Embarque preferencial em voos nacionais da LATAM Airlines Brasil;
- Parcelamento em 10 vezes na compra de qualquer passagem da LATAM Airlines Brasil.

Agora, os benefícios são (variam dependendo da variante):
- 6 cupons de upgrade em voos internacionais por ano;
- Check-in e embarque preferenciais em voos nacionais e internacionais (titular + acompanhante);
- Acesso às salas VIP próprias da LATAM;
- Passagens áreas LATAM Airlines em até 10x sem juros;
- Pontos qualificáveis (1 ponto qualificável a cada 10 acumulados no LATAM Pass - máximo de até 6.000 pontos qualificáveis por ano);
- Promoções exclusivas para resgate de passagens aéreas;
- 20% de desconto para embalar até duas malas na ProtectBag;
- 30% de desconto na compra de pontos LATAM Pass.

Sem dúvida, os benefícios melhoraram. Era ridículo, por exemplo, só oferecer o embarque preferencial em voos nacionais. Pelo menos alguém iluminado percebeu isso e alterou o benefício. Os cupons de upgrade adiantam muito pouco, pois há uma lista de prioridades, e o cliente do cartão de crédito é o último. Veja a ordem:
- Black Signature;
- Black;
- Leilão de upgrade;
- Platinum;
- Gold;
- Cliente cartão de crédito.

Leia também: Cupons de upgrade no LATAM Pass

Já os pontos qualificáveis, que são limitados, não ajudam muito. Os valores para upgrade de categoria subiram mais uma vez e, para piorar, os pontos que você irá acumular em cada voo são baseados nos dólares americanos e não em reais.

Apesar da melhora, continua inacreditável que os cartões não ofereçam bagagem gratuita em voos da LATAM. Os cartões concorrentes - Smiles e TudoAzul - oferecem esse benefício, que para nós vale muito mais do que o upgrade, onde a chance de conseguir é quase remota. A companhia aérea desde que começou a cobrança já aumentou o valor inúmeras vezes e tem como forte objetivo lucrar bastante com a venda de bagagem - cobrando agora até por bagagem de mão acima do tamanho.

No quesito salas VIP, a companhia aérea removeu os acessos ilimitados e gratuitos do Itaú Personnalité LATAM Pass Visa Infinite, passando a oferecer apenas dois na base do LoungeKey. O cliente do cartão de crédito Black/Infinite quer acesso às mais de 1.100 salas VIP pelo mundo e não apenas acesso às 6 salas VIP da LATAM. Soa ridículo ter um cartão desse nível e ter que pagar US$32 (R$ 140,00) por pessoa para usar um lounge.

Quais as desvantagens de um cartão co-branded?

Veja abaixo as principais desvantagens em nossa opinião:

1) É difícil de negociar a anuidade

Como os cartões oferecem uma política de desconto baseada em média de gastos, se você não atingir os valores não vai conseguir o desconto ou a isenção ligando para a central. No caso do Black/Infinite, o valor para isenção é de R$ 20.000,00 por mês, que dá R$ 240.000,00 por ano. Pelos benefícios oferecidos, o valor é muito alto. Cartões melhores e com mais benefícios, como o Porto Seguro Visa Infinite, pede R$ 15.000,00 por mês.

2) Você fica preso ao programa de fidelidade

Quando você acumula pontos/milhas no cartão de crédito, você pode transferir para onde desejar (dentre os parceiros do seu banco), mas quando você tem um cartão co-branded não tem esse poder de escolha. Todos os meses os pontos serão creditados na sua conta, mas se na concorrência tiver ofertas melhores você não pode aproveitar.

Leia também:
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito Platinum
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito Visa Infinite
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito Mastercard Black

3) Você não participa dos bônus de transferência

Outro fator importante são os bônus. Para incentivar transferências, os programas regularmente oferecem bônus, que podem chegar a 100%, então é uma ótima oportunidade para maximizar seus ganhos. Infelizmente, no cartão co-branded, como os pontos já estão no programa, você não terá esse benefício.

4) As regras do programa podem mudar a qualquer momento

Nos últimos anos, os programas de fidelidade já mudaram as regras dezenas de vezes. As tabelas de resgate, que em geral são flutuantes, só aumentam os valores. Com isso, ficamos sujeitos às regras e novamente não temos poder de escolha. Você ficará "preso" e só conseguirá a "liberdade" quando cancelar o cartão e usar as milhas.

No passado, quando você transferia um alto valor de pontos para o programa de fidelidade, ainda ganhava upgrade no seu status elite.

5) A anuidade e a renda mínima podem ser maiores do que o cartão convencional

Os cartões co-branded podem exigir uma renda maior em algumas variantes, dependendo do banco. Além disto, a anuidade também pode ser maior, dependendo do cartão escolhido, se você comparar com a versão convencional, que não é atrelada a outra empresa.

LATAM Airlines Brasil fora da oneworld

O cartão perde vantagem também com a saída da LATAM Airlines Brasil da aliança oneworld. Com a compra de uma parte da empresa pela Delta Air Lines, a companhia aérea deixou a aliança em outubro de 2020, e está fora de qualquer outra aliança no momento. Com isso, perde-se opções de resgates e de uso dos benefícios elite.

Essas são as companhias aéreas membros da aliança:
- American Airlines;
- British Airways;
- Cathay Pacific;
- Finnair;
- Iberia;
- Japan Airlines;
- Malaysia Airlines;
- Qantas;
- Qatar Airways;
- Royal Jordanian;
- S7 Airlines;
- SriLankan Airlines.

Como consultar o seu score de crédito gratuitamente

Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Consulte o seu score de crédito totalmente grátis: https://fdv.im/ebookcartoes

Matérias dos cartões de crédito LATAM Pass

Para você entender melhor sobre os cartões recomendamos ler as matérias:
- Cartão de crédito Itaú Personnalité LATAM Pass Visa Infinite
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Platinum
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Gold
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Internacional
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard Black
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard Platinum
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard Gold
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard Internacional

Vale a pena solicitar algum desses cartões?

A gente sempre bate na tecla que cartão de crédito depende do perfil. De uma forma geral, para a maioria das pessoas, não achamos que os cartões são bons para ser o principal a ser usado. O principal motivo, como já falamos acima, é você perder o poder de escolha, e ter sempre que depender apenas de um programa, enquanto poderia ter pelo menos quatro opções em outros cartões. Para acúmulo de milhas aéreas, consideramos o Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Platinum uma opção muito superior.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

Antes de decidir, leia as matérias aqui no FDV, assim como os comentários, que têm ótimas informações e relatos de quem realmente tem o cartão, citando as vantagens e desvantagens. Pense. Pense. E pense mais um pouco. Não se deixe iludir pelas propagandas, que mostram um mundo de benefícios que não existe.

E você, tem interesse em solicitar um cartão de crédito LATAM Pass? Acha que vale a pena? Conte para nós a sua experiência!
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GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 27, 2019 2:43 pm
Só desavisado cai nessa. Furada total.

E essa isenção mediante R$ 20.000,00 por mês? Sem noção!

hoverco349211586 Mensagens: 1
Seg Fev 17, 2020 10:40 am
Tenho o Itaucard Latam Platinum por muito tempo. O que salva ele é o limite que já tenho. Mas hoje concentro meus gastos no TPC Amex. Eses ano o que salvou o Latam Passa foi a insenção de 100% da aunidade do titular e adicional. Como viajo pouco, gostava do embarque e check-in preferencial, mas o Platinum perdeu isso. O dia que não isentar mais a anuidade faço um downgrade para o internacional somente para porder parcelar as passagens.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 28, 2020 5:52 pm
Comunicado que o Itaú está enviando:
Olá!

Nossa relação sempre foi de transparência, por isso, gostaríamos de trazer algumas informações sobre o momento atual da LATAM Airlines.

Em primeiro lugar, fique tranquilo.

A operação aérea no Brasil não foi impactada e continuará com as operações normalmente.

Além disso, seus benefícios LATAM Pass Itaucard também seguem inalterados e você pode usufrui-los da melhor forma.

Também reforçamos que dentro das definições atuais divulgadas pela LATAM Airlines, todas as passagens atuais e futuras, os vouchers de viagem, os pontos e benefícios do programa LATAM Pass, bem como suas políticas de flexibilidade, serão respeitados.

Caso ocorra qualquer mudança na operação LATAM no Brasil, estaremos aqui para avisá-lo(a) e dar todo o suporte necessário. Desta forma, continue utilizando seu cartão LATAM Pass Itaucard normalmente, acumule seus pontos e programe sua próxima viagem!

antonio2557114743 Mensagens: 39
Sex Jul 10, 2020 6:00 pm
A situação da Latam é preocupante. O que será que acontecerá com os cartões Latam, do Itaú, caso sua situação piore?

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 10, 2020 6:33 pm
Parece que a Delta vai incorporar a LATAM. Como os cartões têm o Itaú como parceiro, não tem muita preocupação, mas juntar milhas no LATAM Pass nesse incerteza não vale a pena. Tenho certeza que o programa irá piorar mais ainda.

juniorfrn Mensagens: 26
Sáb Jul 25, 2020 4:07 pm
Sabemos que a situação da Latam não é das melhores... E pra quem tem o cartão deles, pior ainda!
Qual seria uma possibilidade de substituição para as diversas variantes num caso de falência da Latam?
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