Companhia Brasileira de Distribuição, fazendo negócios como GPA, é uma empresa de comércio varejista brasileira controlada pelo grupo francês Casino, dona de várias das principais marcas do setor no Brasil, sendo integrantes de seu portfólio negócios como o Pão de Açúcar, o Extra, o Supermercados Compre Bem e o Assaí Atacadista.
O Stix Fidelidade ainda não foi lançado, mas já está causando preocupação em muitas pessoas, e o motivo é simples: atualmente, os dois melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas são frutos de uma parceria entre o Pão de Açúcar e o Itaú.
Os cartões são:
- Cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Platinum;
- Cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Gold.
Será que com a criação desse novo programa as regras irão mudar? Quem chamou a atenção foi o @Einstein, ainda em 2019, em um pertinente comentário:
Leia também: 10 dicas para você proteger seus cartões de créditoO cartão deve sofrer mudanças em 2020. O Pão de Açúcar e a Droga Raia anunciaram o lançamento de uma empresa de fidelidade chamada Stix.
Alguns destaques, que vi em um artigo publicado na imprensa:
A Stix será lançada com uma parceria estratégica relevante com o Itaú: os clientes poderão trocar os pontos acumulados nos cartões do banco por pontos Stix e haverá um cartão em que os pontos já serão acumulados na nova moeda do programa de fidelidade. Cada ponto valerá um R$ 1,00, para facilitar o entendimento do seu valor para os clientes. GPA, Raia e os outros parceiros terão discricionariedade para definir os critérios para acúmulo de pontos em suas lojas
Isso explica a pontuação incomum do cartão PDA: 1 ponto por real. Será o padrão dessa nova empresa Stix. Interessante que cada empresa parceria poderá definir como será seu acúmulo, ou seja, poderão usar padrões diferentes para compras no supermercado ou na drogaria.
Porém, o item mais interessante do anúncio foi uma declaração de um dos executivos envolvidos no lançamento:
"A Stix não nasceu para encher avião e o objetivo não é criar valor econômico dentro da Stix ou fazer um IPO. Queremos que a Stix seja sustentável economicamente para que a gente possa entregar para o cliente a maior vantagem possível".
Ou seja, é bem provável que a transferência desses pontos para as aéreas não seja prioridade dessa nova rede de fidelidade. Eles devem até oferecer, mas com algum spread. Isso mataria o cartão para nós? Sim, definitivamente.
Vamos ver se essa Stix será realmente boa ou será outra Netpoints e Dotz, ou seja, programas inúteis, sem reais benefícios.
Sobre o Stix Fidelidade
Criada por GPA e Raia Drogasil, atua como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, oferecendo descontos e vantagens aos clientes fiéis. A Stix Fidelidade é o primeiro programa de coalizão brasileira com varejistas de abrangência nacional e referências em seus segmentos: reúne como âncoras as marcas Extra, Pão de Açúcar, Drogasil e Droga Raia. A partir do segundo semestre de 2020, os clientes que fizerem suas compras nas lojas das marcas em todo o País, além de outros parceiros, acumularão pontos Stix em uma conta única.
Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Será que teremos mudanças?
Ainda não dá para saber, mas há indícios fortes. O Falando de Viagem está no ar desde 2010 e, neste período, "surfamos" várias ondas, que depois sumiram. Outras ondas surgem e mudamos de direção para aproveitá-las. O importante é sempre você ter em mente que o mercado geralmente muda. E para pior. Aproveite os benefícios enquanto existem e, caso mude, reme conosco até a próxima onda.
E você, acha que a Stix Fidelidade irá trazer bons benefícios ao mercado? Ou irá piorar os benefícios já existentes? Conte para nós a sua opinião!