Itaú Personnalité

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
NandaRonsoni Mensagens: 344
Sex Jan 09, 2015 9:38 pm
Falcone, na verdade o encerramento unilateral de conta não é um procedimento tão simples quanto os bancos deixam transparecer para os clientes.

O banco tem responsabilidade civil pelo encerramento unilateral de conta dos clientes, porventura não exista irregularidades cadastrais ou de inadimplemento na conta em questão.

Incide, ainda, a teoria do risco do empreendimento, em que todo aquele que assume os riscos do negócio, responde, solidariamente, MESMO SEM A EXISTÊNCIA DE CULPA pelos danos causados aos consumidores, parte mais fraca das relações de consumo.

Abaixo uma SENTENÇA CONDENATÓRIA AO BANCO HSBC QUE ENCERROU A CONTA CORRENTE DE CLIENTE POR DESENQUADRAMENTO DE PERFIL:
http://www.fabiotoledo.com.br/x-11-noticias-artigos-advogado-fabio-toledo-rio-de-janeiro.html" onclick="window.open(this.href);return false;

alexandrerj Mensagens: 3658
Sex Jan 09, 2015 11:22 pm
Bom o banco q encerra a conta unilateralmente esta correndo sério risco de ser condenado a pagar uma indenização dependendo do que ofereceu e prometeu na abertura da conta...

Sem contar que demonstra total falta de respeito e incapacidade para trabalhar e atrair os investimentos do cliente...

Fora que tem que ver os critérios de exigibilidade para o segmento...

O Select tem o mínimo de saldo aplicado para permanecer no segmento,, acho que 20k ou 30k aplicado., além de ter comprovação de renda ou movimentação em outro banco de 10k, ou aplicação de 100k, mas não vem o caso pois estamos falando de usar outros fatores pra entrar e não movimentar...

No caso do Personnalite a exigência é 10k de renda ou movimentação média em outro banco... Nao tem mínimo de aplicação (mínimo de aplicação apenas para quem não comprova renda, necessário 100k)... Então o banco tem que ser honesto e dizer as regras do jogo antes... Não sei o caso do hsbc, se for que nem o Select blz, justo o downgrade, agora se for como Personnalite, Prime, ai acho errado...

Basicamente isso...

Abraços.

Neoliberal Mensagens: 312
Sex Jan 09, 2015 11:52 pm
O banco pode encerrar uma conta que esteja inativa por mais de 6 meses, desde que haja aviso prévio ao cliente. Mesmo assim, é raro ver um caso de um banco querer encerrar a conta, até porque movimentar a papelada para fechar a conta deve sair mais caro do que deixar a conta aberta, já que o custo marginal de deixar uma conta a mais aberta deve ser zero ou algo muito próximo disso.

Outra situação é se o banco tiver evidências de que a conta esteja sendo usada para fins ilícitos, como lavagem de dinheiro. Isso é algo que os bancos se preocupam muito, e nesse caso podem encerrar a conta, além de notificar as autoridades.

Segmentação é outra história. O banco não é obrigado a deixar um cliente em um segmento de alta renda se o cliente não se enquadrar no perfil. Mesmo assim é raro haver downgrade, só o HSBC mesmo que ouvi dizer que faz isso.

NandaRonsoni Mensagens: 344
Sáb Jan 10, 2015 7:34 am
Pessoal, qualquer relação jurídica é pautada no DIREITO BRASILEIRO.

Pelo DIREITO BRASILEIRO, os bancos não tem como provar (prova técnica com efeito de órgãos oficiais) que aquele cliente está irregular por estar em segmento de alta renda, sem contanto estar cumprindo as exigências do banco.

Porventura, o banco, levando a efeito o encerramento unilateral da conta, o cliente ser prejudicado ou restar com a personalidade abalada... a responsabilidade do banco é objetiva, e responde pelos danos causados, MESMO SEM A EXISTÊNCIA DE CULPA.

ISSO CONFIGURA COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. OS ATIVOS DO BANCO SERÃO AFETADOS.

Na justiça, o juiz não vai falar sobre: varejo, uniclass, personnalité; ou varejo, exclusive, prime; ou varejo, van gogh, select. Na justiça, o que vai estar em pauta é que A CONTA DO CLIENTE FOI ENCERRADA SEM JUSTO MOTIVO, PREJUDICANDO O CONSUMIDOR, QUE RESTOU COM A PERSONALIDADE ABALADA. OS DANOS CAUSADOS SERÃO COMPENSADOS. OS ATIVOS DO BANCO SERÃO AFETADOS.

---

No caso de downgrade, não é aviltante.
Mas se a conta está em agências exclusivas Personnalité, Prime, Select, não tem como haver downgrade, visto que naquela agência não atende outro segmento. Logo, não se trata de downgrade, mas sim de ENCERRAMENTO DE CONTA, pois a conta na verdade é da agência.

alexandrerj Mensagens: 3658
Sáb Jan 10, 2015 9:49 am
Tirando o Select não conheço outro que o requisito prata se manter no segmento de alta renda tenha mínimo de aplicação... Então no Hsbc se a pessoa tem a renda mínima exigida é quer deixar a conta parada não vejo justificativa para fazer downgrade... A não ser que ele tenha um valor mínimo para aplicação como o Select exige... Falo isso pq geralmente a renda por si só define a segmentação então os bancos q usam esse critério não podem fazer downgrade por falta de movimentação na conta...

Abraços.

Neoliberal Mensagens: 312
Sáb Jan 10, 2015 10:23 am
Página do Banco Central: http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ

Destaco esse trecho, na pergunta 9:
Por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas.

Quando a iniciativa do encerramento for do banco, ele deve:

comunicar o fato a você, solicitando-lhe a regularização do saldo e a devolução dos cheques por acaso em seu poder;
anotar a decisão na ficha-proposta.
O banco deverá encerrar a conta se forem verificadas irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave, comunicando o fato imediatamente ao Banco Central.

No caso da inclusão no CCF, o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.
Quanto à segmentação, tenham em mente o seguinte: não existe Itaú varejo, nem Uniclass e nem Personnalité. Essas segmentações são puro marketing. A única coisa que existe é o Itaú Unibanco S.A., que é o banco 341. Todas as pessoas que têm conta no varejo, no uniclass ou no personnalité, têm conta exatamente no mesmo banco, o banco 341. Se o banco faz downgrade da sua conta, mesmo que sua agência e número de conta mudem, você continua a ser atendido pelo mesmo banco que antes, então vai ser muito difícil alegar que "encerraram a sua conta".

Talvez, o que você poderia alegar é que, com o downgrade, você deixou de ter acesso a alguns serviços específicos do segmento de alta renda, o que é prejudicial a você, e pedir compensação. Mas isso aí já é outra história, não sei nem se é possível.

EdesioJR Mensagens: 14
Sáb Jan 10, 2015 10:43 am
Olá amigos, recentemente dei início ao processo de abertura da conta onde comprovei renda por extrato bancário, no Santander só consideram 4 mil por extrato, no Personnalite e considerado a média dos 3 meses ou tem algum valor específico? A conta demora a ser aberta? Os limites iniciais são definidos pela mesa de crédito?

Neoliberal Mensagens: 312
Sáb Jan 10, 2015 10:56 am
@EdesioJR Quando fiz a migração do varejo pro personnalité, demorou em torno de duas semanas para completar a abertura. Ao final desse período, tive que ir à agência retirar os cartões e os talões de cheque e cadastrar as senhas.

Inicialmente, tive um limite de crédito igual ao valor da minha renda bruta cadastrada, dividida entre os dois cartões, visa e master. Com o passar do tempo os limites pré-aprovados foram sendo generosamente aumentados, e aumentei o limite dos cartões pelo próprio Internet Banking. O limite do cheque especial ficou sendo o mesmo que era na época do varejo, mas como não uso nunca pedi para aumentar. Se não me engano, o limite do cheque especial e dos cartões de crédito são compartilhados, então você pode transferir de um pro outro pelo IB.

A minha comprovação de renda se deu por contracheque, então não sei como eles fazem no caso de comprovação por extrato.

NandaRonsoni Mensagens: 344
Sáb Jan 10, 2015 11:37 am
alexandrerj, concordo.
Eu vejo diferença entre COMPROVAÇÃO e MOVIMENTAÇÃO (posso estar errada).
Uma pessoa pode ter um contracheque de 20k, ter conta em 3 bancos no segmento de alta renda, e não ter como movimentar frequentemente as contas dos outros 2 bancos.

Não é que ele não tenha a renda, mas sim que não está movimentando. E por não estar movimentando a conta, isso o torna varejo? Ele poderá ajuizar o banco, apresentar na justiça os contracheques, e se mostrar à altura de ter a conta no segmento de alta renda.

---

Neoliberal, entendi perfeitamente a sua colocação.
No caso do downgrade realmente pode ficar bem complicado de ajuizar, e vai depender do entendimento do juiz... já sobre o encerramento unilateral da conta, sem justo motivo, pode e deve ser ajuizado.

Eu tenho o contrato de abertura da minha conta Prime, que especifica o valor da renda, mas não informa que aquele valor deve obrigatoriamente ser movimentado na conta. Porventura encerrem ou façam o downgrade na minha conta, posso ajuizar o banco, pugnando pelo Art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, que segue:

Art. 6º. São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Neste sentido, posso exigir o cumprimento forçado do produto ofertado (Prime), ou seja, a permanência no segmento de alta renda.

Os juízes tem dado ganho de causa nesses assuntos pelo MANIFESTO ABUSO DE DIREITO por parte do banco, de maneira a transgredir os princípios da boa fé objetiva, da lealdade e da cooperação entre as partes, bem como aos deveres da qualidade, da transparência, da prévia informação e da segurança das relações jurídicas.

Abaixo, CONDENAÇÃO AO BANCO SANTANDER:
Imagem

alexandrerj Mensagens: 3658
Sáb Jan 10, 2015 2:17 pm
Se houver downgrade no Personnalite haverá mudança de agência e conta, isso acarreta o encerramento de uma conta... É só poderiam abrir uma nova conta se eu assinasse um contrato novo pois mudaria agência e conta. Então continua o problema... Essa tese de mesmo banco só vale para bancos q compartilham segmento em mesma agência, como Santander varejo e van gogh... Nesse caso a agência é a mesma aí seria realmente apenas um downgrade, sendo mais difícil argumentar. Mas ressalto que não acontece o mesmo no Personnalite pois não há compartilhamento de segmento com mesma agência... Apenas no varejo e uniclass...

O banco não pode mudar a agência é a conta pois isso caracterizaria a abertura de nova conta mesmo se tratando do mesmo banco no caso o 341...

Abraços.





Booking.com

Voltar para “Itaú”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio