HSBC deve encerrar operações no Brasil, diz CEO do banco

Informações sobre cartões de crédito e produtos do HSBC.
odl1899 Mensagens: 2619
Ter Mar 03, 2015 10:37 pm
Imagem
Com prejuízo de mais meio bilhão, conglomerado com sede em Curitiba já anunciou o fechamento de, ao menos, 21 agências

Exposto em um dos maiores escândalos de lavagem de dinheiro que se tem notícia, que ajudou milhares de correntistas a sonegar impostos através de sua unidade da Suíça, o banco inglês HSBC agora dá sinais que também passa por problemas financeiros.

Em balanço divulgado no último dia 23, a unidade brasileira anunciou um prejuízo, antes dos impostos, de US$ 247 milhões (ou R$ 711,1 milhões) em 2014.

Muito embora concorrentes como Bradesco e Banco do Brasil tenham registrado lucro recordes nos últimos semestres, o HSBC Brasil atribuiu o resultado ruim ao fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), o que causa preocupação, já que a perspectiva é de baixo crescimento nos próximo anos.

Como parte dos esforços para sanear seu balanço, a filial brasileira anunciou o fechamento de 21 agências, sem, no entento, indicar quais regiões seriam afetadas.

De acordo com reportagem do jornal Correio Brasiliense, o presidente mundial do HSBC, Stuart Gulliver, já deixou a subsidiária brasileira de sobreaviso: Caso não mostrem sinais de recuperação nos próximos 12 ou 24 meses, a matriz poderá encerrar suas operações aqui e em outros mercados deficitários, como México, Turquia e Estados Unidos. “Absolutamente, precisamos virar o jogo, ou precisaríamos pensar em soluções mais extremas para o problema”, disse.

Outras informações podem ser conferidas aqui e aqui.

bizRG Mensagens: 444
Ter Mar 03, 2015 10:52 pm
Se de fato o HSBC fechar teremos apenas o Citibank como banco "global" no Brasil, correto?

O HSBC nunca pegou por aqui. Apesar de ter assumido o posto do Bamerindus, ele não conseguiu chegar perto do que o esse banco foi em termos de tamanho. Agora, encerrar as operações no Brasil não é assim da noite pro dia, eles precisam jogar a carteira para algum lugar. Com isso, acho que podemos apostar aqui para onde vão os clientes do HSBC caso ele feche. Alguma idéia? Eu voto no Itaú.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
Corpsesx Mensagens: 37
Qua Mar 04, 2015 12:06 am
Podiam aproveitar para facilitar acesso aos cartões BLACK e INFINITE.

Já ganhariam mais alguns clientes. :D :D :D

Carolliberato Mensagens: 1052
Qua Mar 04, 2015 8:39 am
Enquanto leio esta notícia vejo em outro tópico que a partir de agora o HSBC não mais aceita comprovação de renda por movimentação. Essa mudança com certeza reduz em parte o número de novos clientes. Será que o HSBC se tornar ainda mais seletivo num momento como este não seria "cavar ainda mais o seu buraco"? Creio que sim...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Mar 04, 2015 9:18 am
Muito preocupante essa notícia. Caso isso realmente venha a ocorrer teremos grande instabilidade no mercado financeiro.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mar 04, 2015 10:04 am
Acho que a saída do HSBC do Brasil, se isto vier realmente a ocorrer, não vai afetar quase nada o mercado financeiro brasileiro... nada mesmo...
É um banco que não tem muita importância no contexto brasileiro... facilmente absorvível por qualquer outro...
E, se nenhum grande banco privado tiver interesse, o BB ou a CEF absorve... é só rodar a maquininha de fazer dinheiro para cobrir o buraco e tá tudo bem... ou ainda, usar o Fundo Garantidor....
Café pequeno se olharmos para as m.... que andaram fazendo com a grana do BNDES nos últimos 13 anos...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Mar 04, 2015 10:13 am
Zardox, gostaria de ter o seu otimismo. Tenho visto a cada dia um quadro de crise cada vez mais acentuado. E o fechamento de um banco, segmento tradicionalmente com elevadas margens de lucro, acredito que afastaria investidores, com consequente aumento do dólar, queda da bolsa e tudo o mais que temos direito.

Mas espero que aconteça o que você disse.

bizRG Mensagens: 444
Qua Mar 04, 2015 10:16 am
Concordo com o Zardox, o HSBC é pequeno no contexto Brasil. Se fosse um Itaú ou Bradesco fechando aí poderíamos falar de Caos, além disso, o que a matriz deve fazer é vender a unidade Brasil e não fechar ela simplesmente.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mar 04, 2015 10:16 am
Não creio.

Como disse o Zardox, é um banco de pouca expressão, facilmente absorvido por outro maior.

E o banco teve prejuízo, mas não está quebrado.





Booking.com

Voltar para “HSBC”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio