Como funciona o Crédito Rotativo nos cartões de crédito da Caixa

Informações sobre cartões de crédito e produtos da Caixa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Jun 08, 2020 10:01 am
Imagem

A grande parte dos cartões de crédito oferecidos pelos bancos no Brasil oferecem a opção do crédito rotativo. Os juros dos cartões de crédito, com raras exceções, são altíssimos e a dívida pode virar uma bola de neve. Para evitar o endividamento, em 2017 foi realizada uma mudança no sistema do crédito rotativo, permitindo o rotativo por no máximo 30 dias. O não pagamento do valor mínimo bloqueia o cartão de crédito e a fatura entra em parcelamento.

Leia também: 70 dúvidas que você já teve ou vai ter sobre cartões de crédito

Como funciona na Caixa?

Atualmente, na Caixa você precisa pagar no mínimo 15% do valor da sua fatura para continuar com o cartão de crédito ativo, podendo realizar compras. O valor deixado em aberto (sem pagamento) é adicionado automaticamente à fatura seguinte, com os juros que estão especificados na fatura. Então, depois de 30 dias, você poderá:
- Quitar o valor total da fatura;
- Quitar o saldo devedor da última fatura + 15% das novas compras + encargos.

Os juros do rotativo variam entre 6,99% e 8,99%.

Entrei no rotativo e não consegui quitar a fatura: o que fazer?

Neste caso, automaticamente o banco irá parcelar a sua fatura caso você não consiga pagar o valor mínimo, deixando o cartão de crédito bloqueado. As taxas de juros do parcelamento são sempre menores do que as do crédito rotativo.

Você tem que optar por uma linha parcelada oferecida pela Caixa, optando por uma das 6 sugestões de parcelamento, no prazo que melhor lhe atende, realizando o pagamento, no valor exato, inclusive os centavos, da prestação correspondente.

São 4, 8, 12, 16, 20 e 24 vezes fixas as opções de parcelamento da fatura.

Leia também: 10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

O que acontece se eu não pagar?

O seu nome será cadastrado no SPC, Serasa e SCPC, que são empresas de análise de crédito. Com isso, você dificilmente conseguirá crédito no mercado. Inicialmente, o banco fará contatos para negociar o pagamento da dívida, e posteriormente vendará a sua dívida para outras empresas, que seguirão tentando um acordo via telefone, SMS e e-mail.

Se você decidir aceitar o acordo, o seu nome sairá dos órgãos de proteção ao crédito assim que quitar a primeira parcela ou o valor total da dívida. Aqui vale uma dica: se você está endividado, uma negociação de vários meses pode não ser a melhor opção para quitar o débito, pois se você deixar de pagar terá novamente o CPF incluído nos órgãos de proteção e será preciso nova negociação.

Clicando aqui você pode consultar mais perguntas e respostas disponibilizadas pela Caixa.

A Caixa oferece desconto nas dívidas em atraso?

Sim, oferece. E, geralmente, quanto maior o tempo de atraso, maior é o desconto oferecido, podendo chegar aos 90% ou até mesmo 95% do valor. Os descontos mais agressivos são para pagamento à vista.

Tempo máximo da dívida: 5 anos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívidas na justiça ou inserção do nome do devedor em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC, é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga.

Nota de crédito

SPC, Serasa, SCPC e Foregon dão um note de crédito para cada pessoa, que é chamado de score de crédito. Essa nota é usada pelos bancos quando eles precisam decidir se aprovam um novo cartão de crédito, se aumentam o limite ou se dão um empréstimo ou financiamento.

Para realizar essa consulta, que é gratuita, você deve acessar: https://fdv.im/ebookcartoes

Basicamente, podem ser três os resultados:
- Score baixo: 0 a 399 - alerta ligado, pois você não está sendo visto com bons olhos pelo mercado;
- Score médio: 400 a 699 - tudo está indo bem, mas pode melhorar, e você é um bom pagador;
- Score alto: 700 a 1.000 - você tem uma situação financeira bem estável aos olhos do mercado.

Leia também: Como aumentar o score de crédito do seu CPF

Conclusão

Sempre que possível não use o crédito rotativo. Apesar de ser possível usá-lo, a operação pode se tornar um grande transtorno na sua vida financeira. O crédito deve ser usado apenas em situações realmente necessárias e você precisa ter um planejamento para quitar a dívida em 30 dias ou 60 dias, para evitar um parcelamento automático com juros altos.

Boas compras!

E você, já precisou usar o crédito rotativo na Caixa? Conseguiu quitar a dívida ou teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Caixa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio