Abertura de conta corrente na Caixa: Uma tragédia anunciada

Informações sobre cartões de crédito e produtos da Caixa.
olhosanjo Mensagens: 62
Seg Jul 23, 2012 8:01 pm
"Não vá para a Caixa que é fria".
Quantas vezes eu ouvi esse conselho. E quantas vezes o ignorei.
Depois da portabilidade, só tinha olhos pras taxas menores, para o financiamento imobiliário. Achava que banco era tudo igual. Se eu tivesse mais cabeça, talvez não teria passado a raiva que passei.

Ato 1: vou a uma agência da Caixa para abrir uma conta. Levo todos os documentos. Depois de esperar uns 20 minutos, a gerente me atende e informa que agora não se abre mais contas na agência. Devo ir até um posto dos "Correspondentes Caixa".

Ato 2: nos correspondentes, a burocracia é muito maior. Mais formulários, mais cópias de documentos, entrego tudo e espero uma semana para eles me informarem se abriu a conta ou não.

Ato 3: a correspondente me liga. Informa que meu Cpf deve ser alterado, porque um nome saiu com uma letra a mais. Eu digo que já alterei na Receita, mas que não dá pra tirar um novo Cpf. A Receita não faz mais segunda via de Cpf. Ela insiste, e implica com minha assinatura na Identidade, que é rúbrica. E que tenho que fazer uma segunda via. Isso para abrir uma conta numa agência que já tive uma conta! E com esses mesmos documentos. Perco a paciência. Digo que ela está equivocada e que eu posso assinar como quiser, até Zé do Caixão, se assim preferir. Ela diz, de má vontade, que vai mandar a papelada e "não se responsabiliza se ela voltar".

Ato 4: abro a conta, finalmente. Como sou servidor público, quero usufruir da isenção da mensalidade por um ano, que está na propaganda da Caixa. Sou informado que está tudo bem. Parece que a coisa agora vai. Ainda descolo um empréstimo consignado a taxas mais baixas, para quitar umas dívidas de emergência.

Ato 5: não há senha para falar com o gerente de contas. Esperas de 50 minutos se tornam comum. Às vezes, mais de uma hora. E quando vejo o gerente, não se resolve nada. Como não há senhas, pessoas passam na frente, e aí vai a confusão.

Ato 6: ninguém na caixa, nem na filial, nem funcionário, nem gerente, nem na matriz, e nem no suporte de internet sabe qual é o número que tenho que colocar no Internet Banking para cadastrar uma conta de luz no débito automático. Uns dizem que é a empresa de luz que fornece um número "secreto". Outros supõe que é o número do padrão (unidade consumidora). E outros o número da conta mesmo.

Ato 7: entra uma grana, e quito a metade do empréstimo consignado. Depois de uma semana, volto para quitar a outra metade e não posso. O sistema ainda não baixou o primeiro pagamento (feito na boca do caixa!) para o cálculo do restante. Mais uma semana de espera. O processo vai pra instâncias superiores, e ninguém sabe porque está demorando tanto.

Ato 8: depois de finalmente o sistema funcionar, quito o restante do empréstimo. 20 dias antes de fechar a folha. Quando sai o contracheque, surpresa! O empréstimo já devidamente amortizado continua descontando sua parcela no salário. Mais requerimentos, pedidos.

Ato 9: a conta é salário, usei a portabilidade, tenho isenção total da mensalidade. Teoricamente sim. Mas ninguém consegue me explicar como é que eu vejo uma mensalidade alta sendo descontada na minha folha. Mesmo eu avisando 5 dias antes, ao ver em lançamentos futuros. Me garantem que o gerente vai resolver, e vai devolver. Passam-se os dias. Ninguém devolve nada.

Ato 10: me ligam de outro estado, me oferecendo dois cartões platinum, um master e um visa. Recuso polidamente, e digo que não tenho interesse. Uma semana depois, chega o cartão na minha residência, pronto para ser desbloqueado.

Ato 11: evidente que não desbloqueei. Vou calmamente fazer um saque, e o meu cartão atual não funciona. Tento mais vezes, tenho certeza que não errei a senha. O cartão e a senha não funcionam, e meu acesso é bloqueado.

Ato 12: vou ao gerente, explico. Ele consulta e verifica que meu cartão não presta mais, e que o platinum (aquele que não aceitei, e mais ainda, não desbloqueei está ativo no meu sistema, e tem até senha). Não tenho forças para reclamar. Pego o platinum e passo a usá-lo.

Ato 13: descubro, quando vou passar um TED, que minha conta especial da caixa, que ganhei com a portabilidade cobra todos os teds. É isso mesmo. A conta elite e top da caixa não permite nem UM, nem UM ted gratuito.

Ato 14: fui transferido para outro estado, o Distrito Federal. Fico imaginando se vale a pena insistir com a caixa. Vou transferir a conta para cá e ver o que acontece. Descubro que não posso transferir sem abrir uma aqui, pedir o fechamento via malote pra outra de outro estado, e apresentar toda a papelada e burocracia de novo. Desisto.

Ato 15: decidi, vou fechar a conta. Compareço a outra agência da caixa em Brasília e sou seco. Quero fechar minha conta. Eles dizem que não podem fazer, pois minha conta tem o limite do cheque especial. É preciso resolver isso com a agência. Não aceitam nem intermediar.

Ato 16: ligo pra minha agência antiga. O gerente novo, absurdamente diz que só posso encerrar a conta ou retirar o limite do cheque especial se comparecer na agência. Ou seja, para fechar uma conta tenho que viajar 2000 kms, mais as despesas da viagem. Desligo o telefone, antes de mandar todos tomarem...

Ato 17: mais uma tentativa com outra agência em Brasília. Explico o problema. Ele diz que posso comparecer lá, e eles fecham a conta. Pesquisei, e pelo que o Procon orienta, toda agência tem que ter um formulário de encerramento. Vou tentar isso amanhã. Se não, vou acionar ouvidoria, e procon, e seja o que Deus quiser.

Se eu colocasse aqui todos os aborrecimentos com a caixa, daria um livro. Mas não quero mais saber de bancos nem de nada.
Ficarei na minha IConta Itau, a única que não me deu problema até agora. Mas quem estiver pensando na caixa, não faça como eu. Dê ouvidos ao conselho: caixa não.

luciomarcon Mensagens: 913
Seg Jul 23, 2012 10:53 pm
Como eu sempre digo: ""Não vá para a Caixa que é fria"...

Nem Black, nem infinite, nem cotação de dólar. Simplesmente ainda falta muito para me convencer.

Victor Mensagens: 178
Ter Jul 24, 2012 1:33 am
Abra reclamação no BANCO CENTRAL, no link http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendBanc.asp?idpai=RECLAMACAODENUNCIA" onclick="window.open(this.href);return false; e clique em "Registre sua demanda".

Eles mandam até seu gerente viajar 2000km pra colher sua assinatura :lol:

Cesaraugusto Mensagens: 201
Ter Jul 24, 2012 10:39 am
Tá maluco... Se não resolve administrativamente, ajuizar uma ação é o que resta...

olhosanjo Mensagens: 62
Ter Jul 24, 2012 12:54 pm
Com certeza, na justiça ganharia.
Mas a coisa me enoja tanto que queria era encerrar minha relação com a caixa o mais rápido possível.
Fui em outra agência Caixa hoje. Zerei o saldo, e eles aceitaram, relutantemente eu preencher o termo de encerramento.
Mas avisaram que se a agência antiga não quiser encerrar, ou o malote extraviar, não podem fazer nada. E que eu poderia ser cobrado a mensalidade e embutir juros do cheque especial, fazendo uma bola de neve, até o encerramento (zerei o saldo). Ainda assim, insisti em preencher o termo de encerramento.

Um absurdo! Fechei aqui mesmo minhas contas em outro estado no Bradesco, HSBC, Santander. Só na caixa que não pode?

Por via das dúvidas, escaneei minha via do Termo de Encerramento para a gerente da agência antiga, e pedi colaboração. Se não fecharem, aí vou pra Delegacia do Consumidor e pra Justiça.

Sobre o gerente novo que arrogantemente disse que eu teria que ir pessoalmente na agência, para tratar de encerramento ou limite de cheque especial, eu não posso deixar passar.
Estou pensando se uso a Ouvidoria da Caixa ou esse link do Banco Central.

Também quero mudar minha forma de lidar com bancos. O ideal aliás é não depender de empréstimos nem financiamentos. Estou me reeducando financeiramente pra isso.

HistoriadorCarioca Mensagens: 800
Ter Jul 24, 2012 2:54 pm
Na boa, procure sempre fazer as coisas junto dos Bancos duma forma documentada mediante o protocolo das suas requisições contigo guardando esta 2° via dali protocolizada !!!






Ao banco ITAÚ PERSONNALITÉ s/a

Agência bancária de Nova Iguaçu / Rj

A / C Gerência

Assunto: a requisição para o “encerramento” imediato da Conta Corrente n° XXXX / XXXXX-X a qual já está com o seu saldo zerado e sem qualquer pendência.



Pela presente correspondência a qual esta pessoa – o senhor AAA, no caso – está vindo a assinar ao final, sob a sua qualidade de “representante legal” do senhor BBB e da senhora CCC, agora suplica que este Banco esteja a recepcionar esta correspondência presente (mediante o seu “protocolo” nas suas 02 vias) com o mister dali estar a se providenciar o que logo mais adiante se requisita em relação com a Conta Corrente n° XXXX / XXXXX-X tal qual a mesma se perfaz assim titularizada pelos representados deste suplicante e o qual, ademais, já possui a sua “procuração” cadastrada junto ao banco.

E, com esta correspondência agora apresentada, estes 02 titulares da Conta Corrente supra então formalizam o seu “requerimento” com esta finalidade dali estar a se realizar um “ENCERRAMENTO” da vergastada Conta Corrente e cujo o seu saldo já se encontra dali zerado.

E, pelo oportuno, ainda se informa que os 02 cartões e que os cheques (não utilizados) vinculados à esta conta já se encontram assim inutilizados e sem que se tenha qualquer operação, de débito e de crédito, ainda pendente.

Por fim, desde o momento, apresento os meus agradecimentos sinceros pelo atendimento deste requerimento agora formalizado.



Mesquita / Rj, 02 de Junho de 2011



________________________________________
AAA
R.g.: XX.XXX.XXX-X / Ifp-Rj – Cpf / Mf: XXX.XXX.XXX-XX

Riquinho Mensagens: 1783
Ter Jul 24, 2012 8:10 pm
Historiador tem razão! Eu trabalho aqui no Departamento Pessoal/Jurídico de uma empresa de recrutamento. E por ver tantas coisas erradas que as empresas fazem, me filiei a um Sindicato e estou ajudando os nossos compatriotas por aqui. Por aqui há muito contrato de BOCA, vai na confiança. Japonês valoriza isso. Mas só que quando uma pessoa vai acionar a justiça, isso não vale nada!! Para a justiça, você precisa de provas!Quem é o doido que se acusado vai dizer que fulano ou beltrano tem razão??!! Por isso, provas! Papéis, fotos, gravações,etc. Creio que no Brasil seje a mesma coisa...
Creio que se você tiver com documentos e provas em mãos, não há o que perder...

Nishan Mensagens: 1627
Ter Jul 24, 2012 8:24 pm
Eu não protocolaria documento emitido por cliente.

HistoriadorCarioca Mensagens: 800
Ter Jul 24, 2012 9:19 pm
Este tipo de correspondência já cheguei até a fazer para um colega e a ser entregue numa loja de móveis onde, após meses e meses, sequer se dignaram a trocar um dos móveis dali comprados e o qual viera com um defeito !!!

Não quiseram recepcionar e, por isto, viemos a enviar pelo CORREIO via AR, no caso !!!

Na semana seguinte, recolheram os móveis e devolveram o dinheiro !!! ... E isto viera a ser o que a loja estava se recusando a fazer ao longo dos últimos 03 meses !!!

Algo muito comum em que se precisa disto (o protocolo de solicitações, no caso) seria junto da CEF quando envolve o FGTS e as ações judiciais, sobretudo !!!

Quando é com os meus clientes e com a minha secretária, eles se recusam a protocolar qualquer coisa !!! ... Daí, vou na agência e o gerente do setor acaba por fazer isto !!!

Até junto do INSS, vira e mexe, venho a me aborrecer com isto !!! ... Só que lá não querer, ou não, aceitar o protocolo !!! ... É uma obrigação deles !!!

Indo mais além, como um cliente dum banco que eu possa ser, a minha pessoa não aceita um não do meu gerente em relação à qualquer protocolo que julgue necessário !!!

Se eles irão ou não acatar o mesmo, isto não me interessa !!! ... Mas, eu tenho o direito dali estar a cientificar o mesmo das minhas requisições !!!

Enfim, é isto !!!

ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Jul 24, 2012 9:30 pm
Avise à Ouvidoria que não quiseram protocolar.

Aí vc protocola junto à Ouvidoria... lá eles protocolam tudo.... e peça para que seja enviado para seu gerente com um prazo para solucionar o problema.

Simples assim!!





Booking.com

Voltar para “Caixa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio