Onde a receita do refrigerante mais famoso do mundo está guardada?

Espaço reservado para bate-papo em geral, sem assuntos específicos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Dez 07, 2021 5:09 pm
Imagem

Quase por acaso, um farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos, inventou o que passaria ser o refrigerante mais famoso e inigualável do planeta, no final do século XIX: a Coca-Cola. Mas, onde está sua receita? Bem, como é de se esperar, ela é guardada (e muito bem guardada) em um cofre que, certamente, possui bem mais que sete chaves.

Os ingredientes da sua mistura não são exatamente um segredo. A receita leva apenas água, muito açúcar, ácido cítrico, suco de limão, caramelo, baunilha e extrato de coca que, mais tarde, foi substituído por cafeína.

Se os ingredientes são relativamente simples, então, o que a torna uma bebida tão singular? Seu ingrediente secreto: o ”Merchandise 7X”. Ele representa apenas 1% do volume do refrigerante, é o motivo de tanto mistério.

Leia mais: Coca-Cola Store: a loja do famoso refrigerante em Las Vegas

E como a Coca-Cola foi inventada?

No livro “100 Places You Will Never Visit: The World’s Most Secret Locations”, o autor Daniel Smith descreveu que, inicialmente, a bebida era uma mistura de cola com vinho e devido à proibição de álcool nos Estados Unidos, então, um farmacêutico chamado John Pemberton, em 1886, teve a brilhante ideia de criar uma versão sem sem o ingrediente. A bebida criada começou a ser comercializada, primeiramente, como um medicamento. Quando gaseificada, ela continha um sabor único que rapidamente passou a ser muito comercializada também nos bares da cidade.

No entanto, em 1891, o autor da receita vendeu a sua patente por poucos U$2.300 para uma empresa chamada Asa Griggs Candler que, imediatamente, proibiu o autor de replicar a receita. Segundo dizem, foi nesse exato momento que Pemberton entendeu a exclusividade do sabor que havia criado… Mas aí, já era tarde demais e esse foi apenas o pontapé inicial do que veio a ser o refrigerante mais vendido e consumido no mundo: a Coca-Cola.

A única cópia da receita

Aproximadamente trinta anos mais tarde, a Asa Griggs Candler fez um empréstimo com um grupo de investidores para impulsionar ainda mais a marca e, como garantia de pagamento, entregou o que tinha de mais valioso: a sua receita secreta. Pela primeira vez depois de muitos anos, os escritos da mistura original foram replicados e passaram a ser mantidos em um cofre bancário de Nova Iorque até que todo o dinheiro do empréstimo fosse reembolsado. Por mais de 80 anos a receita ficou guardada no Trust Company Bank até que, em 2011, foi levada para o museu “World of Coca-Cola”, em Atlanta, onde está até hoje sob muitos cuidados de segurança e dentro de um cofre de aço de 2 metros de altura.

Uma nova atração turística

Imagem

No museu, o cofre passou a ser uma das principais atrações. Todos queriam conhecer de perto o abrigo de uma das receitas mais enigmáticas da história. Contudo, como Smith descreveu em seu livro, a receita fica atrás de uma barreira que a protege dos visitantes e, além disso, a vigilância do lugar é feita com muita cautela e o cofre nunca é aberto. Agora, se o Merchandise 7X existe de fato ou é só uma extraordinária estratégia de marketing, talvez, nunca saberemos. O fato é que esse segredo segue protegido a mais de 100 anos!

E aí, ficou curioso para conhecer mais sobre a casa do tal cofre? Então, dê só uma olhadinha, no dia em que o Falando de Viagem esteve por lá: “World of Coca-Cola: um enorme complexo dedicado à marca mais famosa do mundo em Atlanta”.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Bate-papo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio