Os brasileiros estão gastando muito com viagens ao exterior?

Espaço reservado para bate-papo em geral, sem assuntos específicos.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mar 21, 2014 11:59 am
Os brasileiros estão gastando muito com viagens ao exterior?

O gráfico abaixo mostra, em bilhões de Dólares, o quanto os turistas brasileiros vêm gastando com viagens de turismo ao exterior e o quanto os turistas estrangeiros vêm gastando em viagens de turismo ao Brasil, ano a ano, desde o ano 2000.

Deixei o gráfico sem legendas propositadamente.

Imagem

A fonte dos dados é a séria histórica do balanço de pagamentos, disponível no site do Banco Central do Brasil: http://www.bcb.gov.br/?SERIEBALPAG" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Mar 21, 2014 12:28 pm
Os gastos de turistas estrangeiros no Brasil tiveram um crescimento estupendo... passando de aprox. 800 milhões de dólares para 1,6 bilhões...
Simplesmente dobrou....clap.. clap...clap...
É só olharmos o percurso da linha vermelha...
A EMBROMATUR deve estar trabalhando como nunca, para obter resultado tão expressivo...
O "detalhe", digamos, constrangedor, é a aquela linha azul no gráfico...
Num dá para refazer o gráfico em preto e branco e deixar sem legendas, informando o quem é quem na foto ????

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Mar 21, 2014 12:31 pm
Vou mostrar o gráfico para meu filho de 9 anos, para ver se ele não fica com um pouco de culpa por estar comprando tantos Lego´s lá nos EUA...
Só assim ele para de ficar jogando Lego na cestinha da Amazon...
rsrsrsrs

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mar 21, 2014 2:09 pm
Fiz outro gráfico, comparando o crescimento dos gastos dos turistas brasileiros com viagens de turismo no exterior com a valorização do Dólar no mesmo período, de forma a comparar a variação de um frente à variação do outro.

Imagem

O gráfico está normalizado, isto é, as despesas e a cotação do Dólar são expressos em relação a janeiro de 2000. Exemplo: se em dezembro de 2013 a linha dos gastos está em 10, quer dizer que nesse mês gastou-se 10 vezes mais do que foi gasto em janeiro de 2000.

Observa-se que a partir de 2009 os gastos dos turistas brasileiros com viagens ao exterior cresceram a uma taxa muito maior que qualquer variação cambial no período e praticamente não foi afetada pela desvalorização do Real a partir de 2012.

O gráfico ficou mais volátil porque dessa vez peguei os dados mensais da balança de pagamentos.

A cotação do Dólar é a do fechamento do último dia útil de cada mês.

pcalixto Mensagens: 371
Sex Mar 21, 2014 2:52 pm
Sabendo disso o governo aumenta o IOF, pois sabe mesmo passando de 0,38 para 6,38 as pessoas vão continuar comprando...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Mar 21, 2014 4:34 pm
Depois de tantas explicações, gráficos, interpolações, desvios padrões e etc, eu chego a conclusão que em matéria de viajar usando cartão de débito, nós estamos "IOF e mal pago"...rsrsrs

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Mar 21, 2014 6:19 pm
Eu acho que a pergunta que o governo sempre deveria ter se feito é: Por quê os brasileiros estão gastando muito com compras no exterior?

Avatar do usuário
remylebeau Mensagens: 572
Sex Mar 21, 2014 6:58 pm
A pergunta que eu me faço todo dia é: o que estou fazendo num país tão ordinário para se viver como o Brasil, hoje?
Eu sei que é possível "comprar" um Greencard por 500k USD. Mas será que da para pagar com milhas? [SMILING FACE WITH SMILING EYES]

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Mar 21, 2014 7:10 pm
É bem mais barato que isso. Com US$10k você casa por lá.

pcalixto Mensagens: 371
Sex Mar 21, 2014 10:42 pm
Pra que se questionar pq as pessoas vão pra fora comprar? A solução é simples, em vez de diminuir o preço das coisas aqui, basta aumentar o preço das coisas de fora. E da-lhe IOF no lombo...





Booking.com

Voltar para “Bate-papo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio