Fokker 100 da Avianca Brasil dá adeus ao Brasil

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Dez 05, 2015 8:12 am
Fokker 100 da Avianca Brasil dá adeus ao Brasil

Imagem

No dia 24 de novembro de 2015, o Fokker 100, rebatizado pela Avianca Brasil de MK-28, fez seu último voo em solo brasileiro. Por 25 anos, ele cortou os céus do Brasil levando passageiros para muitos destinos. A aeronave foi trazida ao Brasil pela TAM e a imagem do Fokker ficou por muitos anos ligada a empresa por ser então a única companhia aérea a usá-la no país, principalmente no Aeroporto de Congonhas, que se tornou regional depois da inauguração do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O Fokker 100 passou a ter uma má fama ocasionada por uma série de incidentes. O pior deles ocorreu em 31 de outubro de 1996, com a queda de uma aeronave no bairro do Jabaquara, logo após levantar voo em Congonhas. Uma sequência de falhas, consideradas pelos especialistas como muito raras, ocasionou a queda. A falha que desencadeou todas as outras foi a abertura do reverso durante a decolagem. O acidente causou a morte de 99 pessoas.

Imagem

No ano seguinte, uma explosão a bordo fez com que a porta de um Fokker se soltasse em pleno voo, fazendo com que um passageiro fosse jogado para fora e morresse.

Em 2006, a Avianca Brasil, que ainda se chamava Ocean Air, começou a usar os Fokkers comprados da American Airlines.

Informações interessantes da aeronave:
- O Fokker 100 foi o primeiro jato comercial de curto alcance fabricado no mundo;
- O primeiro voo comercial foi em 1988 operado pela Swissair;
- Em todo o mundo, transportou mais de 800 milhões de passageiros;
- Foi pioneiro em conceitos como Dark Cookpit e Glass Cookpit;
- Contando os quase 200.000 voos operados somente pela Avianca Brasil com o Fokker seria possível dar 4.000 voltas ao redor da terra pela linha do Equador.

Imagem
A aeronave sendo preparada para o voo.

Imagem
Os passageiros dentro da aeronave.

Especificações do Fokker 100:
Fabricante: Fokker.
País de origem: Holanda.
Quantidade Produzida: 283.
Passageiros: 100, 107 ou 122.
Tripulação Técnica: 2.
Período de Produção: 1986-1997.
Comprimento: 35,30 metros.
Envergadura: 28,08 metros.
Área de Asa: 93,5 metros.
Altura: 8,50 metros.
Alcance: Até 3.170 quilômetros.

Porque a Avianca mudou o nome do Fokker 100 para MK-28?

Na coletiva de imprensa o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, respondeu a esta pergunta que ele próprio fez, da seguinte maneira: "O avião é meu e eu coloco o nome que eu quiser. Brincadeiras à parte, continuou Efromovich: "A alteração no nome foi um pedido do nosso departamento de marketing".

Imagem
O presidente da Avianca Brasil na coletiva de imprensa a bordo do último voo do Fokker 100 ou MK-28.

A festa de despedida:

Imagem

Imagem

Logicamente, as pessoas estavam com receio de voar no mesmo tipo de aeronave que havia caído em São Paulo, em um dos piores desastres da aviação civil da história brasileira até então. Por isso, como o nome técnico dado pela fabricante da aeronave era F.28 MK 0100, a companhia aérea usou essa combinação de MK-28.

A Avianca Brasil decidiu usar uma configuração de 100 poltronas, já que havia decidido ser conhecida por ter maior espaço entre os assentos. Eles também fizeram questão de permanecer com os fornos dentro da aeronave para que pudessem oferecer uma refeição quente, o que já era raro em voos internos nas outras companhias brasileiras.

Atualmente o custo assento/km do A320 é de 29% menor comparado com o do Fokker. Esse é o motivo pelo qual a Avianca Brasil se despede do MK-28.

Muitos não gostavam de viajar de Fokker 100 por medo ou por não ter entretenimento a bordo, mas não podemos negar a importância da aeronave para a aviação comercial brasileira. O Falando de Viagem fez parte da história, voando em seu último voo.

Texto e fotos: Hildo Silva.

E você, já voou no Fokker 100? O que achou da experiência? Sentirá saudades? Conte para nós a sua experiência!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Dez 05, 2015 8:34 am
Já voei nele quando criança. Excelente cobertura e informações, Hildo!

Avatar do usuário
Hildo Mensagens: 247
Sáb Dez 05, 2015 9:53 am
Obrigado Gabriel!
Também já voei muito de Fokker 100!

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Sáb Dez 05, 2015 10:07 am
Como moro no interior de SC voei por muitas vezes no Fokker 100 da Avianca, na linha GRU x FLN x XAP.

Sempre gostei dele. Em Chapecó (XAP), no período de inverno, o tempo não ajuda. Principalmente no último voo da noite, com chegada 01h00m da manhã. Já cansei de estar nesse voo, o piloto tentar o pouso mas não conseguir por falta de visibilidade, e voltar para Floripa ou mesmo Guarulhos (sim, isso já me aconteceu!!!). Isso utilizando dos A319 ou A320 atuais. Sempre tive a impressão que, quando era com os MK-28, os pilotos desciam mais fácil, não importando a condição climática...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Dez 05, 2015 11:34 am
Para mim o aviao teve uma fama nao merecida. Uma otima aeronave.

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Sáb Dez 05, 2015 6:29 pm
Concordo com o Fabio. Voei com a aeronave algumas vezes na rota POA-GRU ou GRU-POA. A aeronave utilizada na rota é o A320, porém, as vezes chegávamos no embarque e nos deparávamos com o Fokker. Dava pra ver que algumas pessoas ficavam com receio ou se decepcionavam... Eu só sentia ausência do entretenimento individual, que está presente nos A320s e ausente nos Fokkers. Fora isso, sempre tive uma experiência de voo muito boa com a aeronave.

Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Dom Dez 06, 2015 3:36 pm
Sou piloto privado já é no aeroclube os caras chamavam o M28 de mata 100 e o fokker 100 de fod*** 100 kkkk era muito engraçado, fora isto brincadeiras à parte Eh uma ótima aeronave uma das únicas comerciais a terem o a estabilizadores horizontais diferentes

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 10, 2016 9:15 am
Por onde andam os últimos Fokker 100? http://airway.uol.com.br/onde-estao-os-ultimos-fokker-100" onclick="window.open(this.href);return false;

Engraçado ver como continuam voando e fazendo sucesso.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio