Cuidado: Viajanet não realoca voos alterados pela companhia aérea

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 14, 2018 1:07 pm
No caso que o colega reportou aí, como já está em cima do prazo (ele viaja em setembro), ele vai precisar da assistência de um advogado porque ele precisa pedir uma "antecipação de tutela, com pedido de liminar"... com isso, pelo menos a passagem pra setembro, a Viajanet/American seriam obrigadas a resolver logo, ficando para depois (na fase de sentença) a solução quanto ao mérito dos pedidos de dano material (diferente entre reservas canceláveis e não canceláveis) e moral.
Se for o próprio cliente a fazer o pedido no JEC, ele não pode pedir antecipação de tutela.....
Poucos estados não preveem a antecipação de tutela em sede de JEC... no Rio é pacífica a possibilidade de acatamento do pedido...
Quanto à assistência ou não de advogado, confesso que não saberia te informar se existe necessidade se a causar versar até 20 Salários Mínimos, mas, considerando a complexidade, independente da jurisprudência prever ou não a necessidade, é altamente recomendável que um advogado peça nos autos, a antecipação da tutela, com o pedido de liminar inaudita altera pars (sem ouvir a parte contrária)..
Só que para concessão de uma liminar dessas, o juiz tem que se convencer de duas coisas:
- que o direito é líquido e certo;
- que existe fundado receio do direito perecer caso não haja uma decisão de imediato.

soares Mensagens: 504
Qui Jun 14, 2018 6:50 pm
Sem querer ser pessimista, se fosse comigo já tava cuidando para levar o caso para os tribunais. Casos como esses são relativamente fáceis de resolver, se a Viajanet fizesse algum esforço, mas quanto mais o tempo passa, mais difícil vai ficando, pois a oferta para voos vai ficando cada vez mais escassa.

vmesquita Mensagens: 7
Sex Jun 15, 2018 1:23 pm
Pessoal, recebi ontem uma ligação do viajanet, informei os vôos que eu quero e se comprometeram a solicitar a mudança junto a American Airlines e me dar um retorno hoje. Vamos ver.

@zardox e ajudante
Muito obrigado por todas as orientações, com certeza será muito útil se a situação não for realmente resolvida. Eu tenho advogado na família então certamente contaria com ajuda no caso de um eventual processo.
Quanto ao consumidor.gov.br, eu já tinha aberto uma reclamação lá no início do mês e ontem a pessoa da viajanet que me ligou mencionou essa reclamação e a do trustpilot. Então acredito que eles realmente levem estes dois canais mais a sério. O reclameaqui que já usei anteriormente, eles simplesmente deram uma resposta padrão e não fizeram nenhum contato. Eu postei uma replica de que nenhum contato tinha sido feito, e eles simplesmente copiaram e colaram a mesma resposta padrão dada uma semana atrás.

@soares
Esse é o meu ponto que parece que eles tinha dificuldade de entender. Todas as vezes que eu entrei em contato (inclusive a primeira) colocavam o argumento que a realocação dependia de uma prioridade já que ainda falta tempo pro vôo. Sim, ainda falta, mas os vôos não tem assentos infinitos, ainda mais com o cancelamento de rotas, a chance de chegar lá na frente e não ter lugar é razoável... E fora que como alguém vai planejar uma viagem sem saber que hora vai sair, vai chegar... Não tem sentido.

Enfim é um tarefa boba, o próprio atendente da AA informou que bastaria eles entrarem em contato solicitando a alteração. Espero realmente não ter que recorrer a justiça e ter todo um trabalho pra isso. Mas claro que se for necessário o farei, inclusive correndo atrás de dano moral e material por todo o inconveniente que estou tendo. O que não pode acontecer é uma empresa achar que depois da compra pode deixar o consumidor ao Deus-dará.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jun 15, 2018 2:14 pm
O que eu mais fico chateado com nosso sistema jurídico é que, pessoas físicas quando cometem delitos, o juiz analisa os "antecedentes" e agravam a pena do cara em caso de reincidência...

Já quando vamos pedir que o juiz fixe o valor da indenização do dano moral, existe um DOGMA de que ,o autor não pode obter enriquecimento ilícito... e fixam o dano moral lá no piso...
A gente mostra que a empresa já foi condenada TROCENTAS MIL VEZES pela mesma prática lesiva, que ela lucra com a repetição da prática e, com tudo isso, não se consegue construir uma tese doutrinária que fixe as penas do dano moral em valor que levem em consideração os "antecedentes" da empresa no mesmo tipo de prática...
Isto seria um valor inestimável para construirmos um Direito mais justo e eficaz no Brasil... que a fixação do valor do dano moral tenha caráter pedagógico, de "ensinar" às empresas para que não praticassem a mesma tática lesiva...
Na cabeça de nossos magistrados, o consumidor não pode ter o enriquecimento ilícito ao ser lesado, quanto às empresas não existe a preocupação por parte de suas excelências se elas estão ou não obtendo enriquecimento ilícito em nos enganar...
Mas.. vida que segue e vamos torcer para que a solução mais rápida e simples impere: a reclamação administrativa...
Se dependermos do Estado Brasileiro, nós "tamos ----"...

vmesquita Mensagens: 7
Qui Jun 21, 2018 1:32 pm
Bom, finalmente a mudança foi feita ontem (dia 20/06). Mas só descobri consultando a reserva no site da American Airlines. Não recebi nenhum email, nem da AA, nem do Viajanet, e também não recebi nenhuma ligação mais (eles haviam me ligado na quinta prometendo resolver na sexta, e ai sexta ligaram novamente prometendo resolver segunda ou terça)

Estou feliz que resolveu, mas só compraria deles novamente se fosse uma tarifa absurdamente imperdível e mesmo assim pensaria muito. Muita dor de cabeça pra resolver uma coisa tão simples.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 21, 2018 2:03 pm
Legal...
Agora é esquecer a Odisseia e aproveitar..
Vlw pode compartilhar conosco... é um caso a se pensar antes de comprar nessa ArapucaTour...





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio