GOL Linhas Aéreas x LATAM Airlines Brasil | Qual é a melhor companhia aérea para voar no Brasil?

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Out 15, 2018 8:49 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/GOLLATAM.jpg]GOL e LATAM são as maiores companhias aéreas nacionais

Se você está pensando em viajar pelo Brasil, terá algumas opções de companhias aéreas, sendo as maiores, respectivamente, a GOL Linhas Aéreas e a LATAM Airlines Brasil. O mundo da aviação mudou bastante nos últimos anos, com upgrades e downgrades das empresas. Qual é a melhor? Qual tem os melhores preços? Qual trata melhor os clientes? Essas dúvidas são comuns, afinal, todos buscamos a viagem perfeita.

Nesse texto vamos citar os pontos positivos e negativos da GOL Linhas Aéreas e LATAM Airlines Brasil, com base nos voos nacionais.

Qual é a mais barata?

Essa pergunta a gente só poderia responder com bola de cristal. As tarifas são flutuantes, e podem variar até mesmo várias vezes no mesmo dia, dependendo, por exemplo, da ocupação do voo e de quanto tempo falta para a aeronave decolar.

Segundo a ANAC, entre as principais empresas brasileiras, que representaram 99,6% da demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, todas apresentaram aumento na tarifa aérea média real no último ano, sendo de 13,3% para a Azul, de 7,2% para a Avianca Brasil, de 6,1% para a LATAM Airlines Brasil e de 5,8% para a GOL.

A nossa dica é sempre comparar os valores nas quatro companhias aéreas e sempre levar em consideração:
- O que é oferecido no serviço de bordo;
- O preço para despachar as malas;
- Se há taxas extras, como marcação de assento e antecipação de voo;
- O horário do voo;
- Se é direto ou com conexão.

Qual oferece a melhor opção de parcelamento?

A GOL permite o parcelamento em até 5 vezes sem juros. Já a LATAM, permite o parcelamento em até 4 vezes sem juros. Ambas permitem, com juros, o parcelamento em até 12 vezes.

Qual oferece as melhores aeronaves?

Na GOL, todas as aeronaves são modelo Boeing 737, e a imensa maioria delas são novas. A GOL realizou retrofit em suas aeronaves, colocando banco de couro ecológico, entradas USB e Wi-Fi. A qualidade das aeronaves é muito boa e você ainda pode viajar no assento GOL+ Conforto, que oferece maior espaço entre os assentos (são pagos).

Já na LATAM, o que se fala muito é que as melhores aeronaves foram para o mercado chileno, e no mercado brasileiro há muitas aeronaves ruins. É notável que em termos de aeronave a GOL está investindo mais.

Qual tem as melhores salas VIP?

A GOL oferece quatro excelentes salas VIP, no GIG e no GRU, sendo uma doméstica e uma internacional em cada aeroporto. Já a LATAM, fechou as salas VIP que tinha, deixando só uma internacional em GRU, e não tem previsão de abrir novas. Portanto, se você sempre voa de um desses aeroportos, a vantagem da GOL é infinitamente maior.

Qual oferece o melhor atendimento?

Isso depende muito, tanto da expectativa do viajante, quanto do funcionário. Em geral, o atendimento costuma ser bom nas duas companhias aéreas, mas realmente depende do funcionário que lhe atende.

Qual oferece o melhor serviço de bordo?

Na GOL, em todos os voos nacionais você receberá snacks orgânicos, sendo um doce e um salgado, além de uma opção infantil para as crianças. Água, sucos e refrigerantes também são servidos gratuitamente. Na ponte aérea, é servido um pequeno lanche. Fora isso, há um cardápio pago, em voos com mais de 1:15 de duração.

Já na LATAM, eles oferecem apenas água em todos os voos, e se você quiser algo extra precisa escolher uma das opções pagas do cardápio de bordo.

Posso marcar meu assento?

Na GOL e na LATAM, nas tarifas mais baratas, você não pode marcar os assentos gratuitamente. Entretanto, na GOL você consegue realizar a marcação no check-in on-line gratuitamente, que pode ser feito até 2 dias antes do voo. Já na LATAM, você não consegue marcar nem no check-in, e o seu assento será escolhido aleatoriamente. Se está viajando com outras pessoas, talvez não seja possível sentar ao lado, o que sempre é um inconveniente. Para ter certeza do assento, você precisa pagar, comprar uma tarifa mais cara (que ninguém compra) ou ser nível elite.

Qual oferece Wi-Fi a bordo?

A GOL oferece em muitas das aeronaves - em breve, todas as aeronaves estarão equipadas com o sistema. Já a LATAM Airlines Brasil não oferece o serviço de internet nos seus voos, mas anunciou recentemente que vai começar.

Qual oferece entretenimento de bordo?

Ambas oferecem, mas você usa no seu próprio dispositivo, o que está se tornando uma tendência. Ao não instalar monitores individuais nos assentos, a companhia aérea economiza em equipamento e em combustível. Com menos peso, o combustível usado é menor, o que é muito importante, pois é um dos maiores custos da aviação comercial.

Você terá acesso gratuito a filmes, seriados e desenhos. Lembre-se de levar o fone de ouvido para aproveitar, pois as companhias aéreas não oferecem, e não é permitido escutar sem o fone.

Qual oferece mais rotas?

A GOL, opera para 53 destinos domésticos. A LATAM, opera para 42 destinos domésticos.

Smiles ou Multiplus?

Também é importante colocar na balança os programas de fidelidade. Se você é membro elite, terá mais benefícios, e isso pode ser decisivo na hora de escolher entre as companhias aéreas, pois além do conforto extra, principalmente na GOL, você fica isento de taxas, como despacho de bagagem, antecipação de voo e marcação de assentos.

Qual é a melhor para voar?

É preciso sempre pensar no custo-benefício, mas é preciso também analisar as opções de forma mais ampla. A GOL, melhorou muito nos últimos anos, investindo tanto em tecnologia, quanto em melhores serviços em solo e no ar. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ela deu um upgrade aos seus clientes. Já a LATAM, seguiu o caminho contrário, cortando benefícios, como serviço de bordo e marcação de assentos gratuitamente, além de ter fechado os lounges, por isso podemos dizer que ela deu um downgrade.

Pesquise bastante, não compre por impulso e boa viagem!

E você, já voou com alguma dessas companhias aéreas? Como foi o voo? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 15, 2018 9:11 am
Atualmente a Gol está muito à frente da LATAM. Prefiro até pagar um pouco mais caro e viajar de Gol.

JPSAL Mensagens: 778
Seg Out 15, 2018 11:07 am
A Gol melhorou em 2015-2017, mas está piorando muito e muito rápido. Esse ano por exemplo não teve uma única mudança positiva. De cabeça, as tarifas de praticamente tudo subiram, o espaço diminuiu, e os preços (observação empírica) estavam bem altos até bem recentemente. O que permanece bom é a frota.

A Latam, por outro lado, percebeu que já não consegue competir em serviço com os A320 caindo aos pedaços e ajustou os preços de acordo. Mas pelo menos isso vem estável dos últimos anos.

Até o começo do ano, eu até aceitava pagar 10-15% a mais para ir de Gol, mas essa vantagem cai a cada dia que passa.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Out 15, 2018 11:18 am
Com até 10% de diferença a mais no preço, minha opção por voar dentro do Brasil:
1º - Avianca /// 2º - Azul /// 3º Gol /// 4º Latão...
Acima de 10%, opto pela mais barata mesmo...principalmente se for viagem para SP ou BSB, que corresponde a 99% de minhas viagens....

JPSAL Mensagens: 778
Seg Out 15, 2018 11:30 am
@zardox, esses voos da Avianca para Brasília são conhecidos por transportarem o que há de "melhor" na política brasileira. Especialmente os voos para SP e Rio quinta-feira às 19:30. Já estive em uns voos que pensei em descer, de tanta energia negativa...

Mas a Avianca tem um problema, que é a malha mais esparsa. Se o voo atrasa, é praticamente garantido que você vai perder seu compromisso.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Out 15, 2018 12:23 pm
Mas... JPSAL... aí que está o segredo...
Vc não sabe que vaso ruim não quebra ???
O avião mais seguro é aquele que está cheio de políticos desonestos (perdão pela redundância).... não cai nunca....rsrs...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 15, 2018 1:25 pm
GOL sem dúvidas! Odeio a LATAM - se posso eu evito voar ao máximo com eles

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 22, 2018 9:32 am
GOL, sem dúvida. Faz tempo que não viajo pela LATAM, mas só vejo ela piorar. Fora que toda hora aumentam os valores. Algo que achei muito sem noção da LATAM foi proibir a marcação gratuita de assentos, mesmo no check-in. São medidas feitas para deixar os clientes realmente irritados.

Berrnardo Mensagens: 254
Seg Out 22, 2018 12:13 pm
Estou embarcando num A321 da LATAM bastante velho e surrado. Até incluíram umas tomadas nos assentos mas de uma forma bem porca - olhem a foto abaixo.

Fora isso, check in com poucos atendentes em SSA mesmo considerando que a LATAM até possui uma boa operação nesse aeroporto. E o check-in online não emitiu o bilhete GRU-JNB, tive que pedir um na hora de despachar.

Imagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Out 22, 2018 12:22 pm
Qualquer dia desses vamos ver fios de extensões passando por dentro do bin e descendo pela janela, colado com SuperBonder...
Com a venda forçada das ações do Smiles para a Gol, com o pagamento de ações da própria Gol e com o tombo de arrecadação do Smiles por conta das inúmeras saca----- que fez com os associados, quero ver agora como a cia. aérea vai tapar os prejuízos que se acumulam por anos...
O banco Smiles está sem grana...





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio