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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 13, 2019 3:55 pm 
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Antes de viajar de avião, muitas pessoas pensam que o sistema de ventilação de uma aeronave torna o ambiente mais propenso a pegar uma gripe. No entanto, isso não é bem o caso. Didi Aaftink, médica da KLM Health Services, tem informações muito importantes sobre a saúde nos voos. O blog da KLM sempre tem informações interessantes sobre variados assuntos, como esse.

Didi Aaftink é médica da KLM Health Services desde 2006 e é responsável por gerenciar o cuidado médico internacional para a tripulação, expatriados e times de solo da Ásia. Além de trabalhar com medicina ocupacional, também é especializada em medicina focada em aviação, medicina do viajante e em medicina de emergência.

Leia também: Como é a vida de uma mulher piloto de aviões

O que causa a gripe?

A Influenza (comumente conhecida como gripe) é uma infecção viral do sistema respiratório causada pelo vírus de mesmo nome. No hemisfério sul, o período de pico da gripe é de maio a setembro. No hemisfério norte, o período de pico é de novembro a março. Os sintomas mais comuns são:
- Início súbito dos sintomas;
- Febre;
- Infecção das vias respiratórias superiores (resfriado, dor muscular, dor de cabeça, fadiga e mal-estar geral).

A infecção ocorre geralmente por meio do sistema respiratório (gotículas contendo o vírus transportadas pelo ar). Pouquíssimas dessas gotículas são necessárias para que uma pessoa adoeça. O contágio por meio do contato direto (beijar e apertar as mãos) também é possível, mas, em seguida, mais vírus são necessários para realmente adoecer alguém, principalmente porque o vírus não vive por muito tempo fora do nosso corpo. Demora de um a cinco dias para que uma pessoa realmente fique doente depois de ser infectado com o vírus.

A sobrevivência do vírus também depende da umidade do ar, temperatura e radiação UV (luz solar). O vírus sobrevive melhor sob condições frias e secas, como no inverno. A luz do sol faz com que o vírus fique inativo. Isso explica por que você é mais suscetível à gripe durante o inverno, quando está mais frio e menos ensolarado. E, além disso, você tende a gastar mais tempo em espaços fechados e mais próximo de outras pessoas.

Leia também: Para onde vai o cocô depois de usar o banheiro do avião?

Você pega gripe mais rapidamente por causa do sistema de ventilação de uma aeronave?

A circulação de ar em uma aeronave ocorre verticalmente, da parte superior (cabeças dos passageiros) para a parte inferior (sendo absorvido através das aberturas que ficam ao nível do chão) e não da frente para trás como frequentemente se pensa.

O ar é resfriado a cada dois ou três minutos. Metade do ar vem do exterior da aeronave. Este ar é especialmente filtrado. A outra metade do ar na cabine é reutilizada após ser completamente filtrada. O dióxido de carbono (CO2) e microorganismos, como bactérias, são então removidos através deste sistema de filtragem. O ar a bordo de uma aeronave é geralmente muito mais limpo do que o ar em edifícios ou em transportes públicos no solo.

No entanto, o ar em uma aeronave é muito seco. Quando a umidade é baixa, o muco do nariz e da garganta pode ficar seco e o sistema imunológico pode ser menos eficaz nesses pontos. Então nos tornamos mais propensos a bactérias e vírus. É por isso que é tão importante manter-se hidratado durante o voo.

A contaminação pelo vírus da gripe a bordo não está, portanto, diretamente relacionada à circulação de ar. É a proximidade entre as pessoas, que pode favorecer o contágio e esse risco não é maior do que em outras formas de transporte público e outras áreas públicas no solo.

Certifique-se de tomar as precauções necessárias:
- Lave as mãos com frequência;
- Beba bastante líquido (e evite o álcool e a cafeína);
- Use lenços de papel;
- Evite tocar o nariz e a boca o máximo que puder.

Leia também: Curiosidades sobre raios e aeronaves | Tem perigo do avião cair?

A vacina contra a gripe

Em cada hemisfério, a cada ano, a vacina contra influenza é composta com base nos dados epidemiológicos mais recentes da OMS – Organização Mundial da Saúde. Pouco antes do início da temporada de gripe, a vacina fica disponível. Ambos os hemisférios norte e sul diferem na composição da vacina.

Nos Países Baixos, certos grupos de risco médico (incluindo os maiores de 65 anos e qualquer pessoa com um estado grave de saúde a longo prazo) são aconselhados a tomar a vacina. No Brasil, o Ministério da Saúde indica que adultos a partir do 60 anos e crianças de seis meses a cinco anos de idade, recebam a vacina todos os anos.

Se você é um viajante frequente (de negócios, por exemplo), deve se considerar parte da população de risco. Novamente, não por causa da qualidade do ar no avião, mas por conta da frequência a que se submete ao contato contínuo com grandes grupos de pessoas, o que o expõe a uma maior variedade de vírus. Outro ponto importante, é a privação do sono causada por jetlag, mudanças de temperatura, climas diferentes, outros tipos de alimentos e possivelmente estresse. Tudo isso exige muito do seu sistema imunológico. Por esta razão, é aconselhável tomar a vacina para prevenir complicações da gripe.

Boa viagem!

E você, tem curiosidades sobre como funcionam os bastidores da aviação? Quais são elas? Conte para nós as suas curiosidades!

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 13, 2019 7:47 pm 
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Interessante saber mais sobre o sistema de refrigeração. Eu mesma jurava que o ar ''preso'' dentro do avião era um shake de bactérias. Sobre baixa de imunidade, acho que também é válido adicionar que o fato comida do avião não ser fresca e tão nutritiva junto com a noite mal dormida em uma péssima posição ajudam a você fica com o corpo mais fraco e propenso à gripes.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 14, 2019 6:40 am 
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Acho que como dentro do avião é mais frio, ajuda você a ficar gripado. Em voos longos sempre vou bem agasalhada.

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