Como tornar viagens de avião mais sustentáveis?

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Nov 04, 2019 6:03 am
Imagem
O carpete das aeronaves da KLM é feito de material reciclado.

Felizmente, sustentabilidade é uma pauta cada vez mais discutida em diversas áreas, inclusive no turismo. Alguns dos hotéis mais luxuosos do mundo já adotam medidas para redução do uso de água e valorização de produtores locais do destino. Mas quando o assunto é os meios de transporte, ainda há um longo caminho a ser percorrido. A problemática dos carros já é amplamente explorada, mas viagens de avião, por serem mais pontuais e raras para a maioria dos brasileiros, muitas vezes não estão no centram da conversa.

Mas elas precisam estar e é para isso que o Falando de Viagem está aqui. Na missão de tornar viagens de avião mais ecológicas, conversamos com a companhia aérea holandesa KLM e a francesa Air France. Afinal, é claro que os passageiros podem fazer a sua parte - economizando no uso de guardanapos, levando o próprio copo e fone de ouvido para evitar itens de plástico excessivos, por exemplo.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

É evidente que a maior parcela de responsabilidade é das próprias companhias aéreas. Como em 2019 a Air France-KLM foi nomeada novamente a líder da indústria de transporte aéreo pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), indicativo mais importante do mundo para as práticas sociais e ambientais promovidas pelas empresas, analisar as medidas que estão sendo tomadas pela empresa é um bom caminho para progredirmos nesta pauta.

Leia também: A ascensão do turismo sustentável | Qual o impacto que você deixa nos lugares em que visita?

Plástico

É o fim da linha para talheres de plástico, copos, mexedores de café, entre outros itens. No Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, a Air France anunciou que eliminará 210 milhões de itens de plástico de uso único até o final de 2019. Eles serão substituídos, em todos os voos, por alternativas mais sustentáveis. Os passageiros do voo AF378 de Paris-Charles de Gaulle para Detroit receberam produtos feitos de bio-materiais em vez de itens descartáveis de plástico geralmente distribuídos a bordo, ainda se mantendo de acordo com as regras das companhias aéreas e regulamentações de saúde. Isso significa:
- 100 milhões de copos plásticos substituídos por copos de papel;
- 85 milhões de talheres plásticos e embalagens substituídos por produtos feitos à base de bio-materiais;
- 25 milhões de mexedores de plástico substituídos por mexedores de madeira;
- Desde novembro de 2018, a Air France substituiu os pratos e talhares usados na segunda refeição nos voos de longa distância por uma sacola “bon appétit”.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-200ER

Até o final do ano, essas inovações resultarão na eliminação de 1.300 toneladas de plástico. Além disso, desde 2005, a Air France não distribui canudos de plástico a bordo, com o resultado de uma redução de 1,3 milhão de itens plásticos.

Aeronaves

A aérea francesa também se comprometeu com um pedido de 60 aeronaves Airbus A220-300, que gera 20% menos emissões de CO2 do que aviões semelhantes. A primeira aeronave deve ser entregue em setembro de 2021. Elas se juntarão à frota de curta e média distâncias da aérea francesa, perfeitamente adequada para substituir o A318 e o A319.

A companhia também tem contrato com a “ECV Green Deal” para estudos demonstração da viabilidade econômica e operacional do uso consistente de biocombustíveis de aviação com produção na França. Isso significa avaliar reservas de resíduos que podem ser convertidas em biocombustíveis para aviação, como óleo de cozinha usado, gordura animal e demais resíduos.

A KLM investe em combustível de aviação sustentável desde 2009, mas com a promessa de adquirir 75.000 toneladas de combustível de aviação sustentável a torna a primeira companhia aérea do mundo a comprar biocombustível em escala tão grande. A partir de 2022, esse combustível de aviação sustentável será produzido na primeira fábrica europeia de combustível de aviação sustentável, apoiada pela companhia e que será construída em Delftzijl.

Leia também: Air France x KLM | Qual a melhor Classe Executiva para voar a Europa?

A aérea holandesa também está trabalhando com a Universidade de Tecnologia de Delft para desenvolver uma aeronave que voe mais economicamente devido à sua forma em V (Flying-V), na qual a cabine para passageiros e tripulação, bem como o porão de carga e os tanques de combustível estão todos amplamente integrados nas asas do avião.

Outro ponto interessante é que os carpetes usados nas aeronaves da KLM são feitos da reciclagem de antigos uniformes da tripulação.

Boa viagem!

E você, o que faz para se tornar um passageiro mais sustentável? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Nov 05, 2019 11:09 pm
Muitas palminhas para AF e KLM! Bravíssimo! Ser sustentável hoje em dia não é mais tendência e sim obrigação.

Eu atualmente tenho um kit de viagem com sacola, copo (para não usar os de plástico no serviço de bordo), canudo...

Que sejam exemplo para as demais!





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio