Companhias aéreas

Todos os horários são GMT - 3 horas

Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 9:10 am 
 Atualizado: Qua Dez 18, 2019 9:43 am 
Imagem

As Maldivas são atualmente um dos destinos mais procurados pelos viajantes, que sonham em se hospedar em um resort de luxo, instalado em uma ilha exclusiva cercada por águas cristalinas. Para a maioria das pessoas, no entanto, este desejo não se realiza em virtude dos altos custos tanto das passagens aéreas como dos hotéis em si.

Um dos fatores responsáveis pelo preço das passagens é a distância, pois as Maldivas estão localizadas na Ásia, próximo à Índia e ao Sri Lanka, o que significa dizer que desde o Brasil são pelo menos 24 horas de voo até lá - é muito longe e ainda tem o fuso horário para atrapalhar.

Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas

Recentemente, emiti passagens para as Maldivas, quase todas em Classe Executiva, e com um custo bem menor do que normalmente é cobrado, o que permitirá conhecer este paraíso com muito mais conforto durante os deslocamentos. Neste texto, vou contar para vocês um pouco da minha estratégia.

Quanto custa uma passagem para as Maldivas?

Desde o Brasil - Aeroporto de Guarulhos (GRU) -, o mais comum é utilizar a Qatar ou a Emirates Airline para ir até as Maldivas, e nas simulações que fiz no site das empresas, para o período de 5 a 12 de março (datas aleatórias), em Classe Econômica e Classe Executiva, para dois adultos e 1 criança (8 anos), encontrei os seguintes valores:
- Qatar na Classe Econômica: R$ 23.557,20;
- Qatar na Classe Econômica: R$ 88.129,74;
- Emirates na Classe Executiva: R$ 23.028,87;
- Emirates na Classe Executiva: R$ 67.408,00.

Leia também: Como ir do Brasil para as Ilhas Maldivas, no Oceano Índico

Observe que os preços são elevados, e as viagens longas, e exatamente por isso é importante ficar atento às oportunidades, seja para economizar, ou então poder viajar com mais conforto. Vale lembrar que a Emirates Airline também tem voos saindo do Aeroporto do Galeão (GIG) - a Qatar iria voar do Rio de Janeiro, mas desistiu.

Quais os voos que eu reservei e quanto paguei

Em apertada síntese, os voos que reservei para janeiro de 2020 foram os seguintes:

Voo SWISS LX93 – Executiva – Boeing 777-300
- Guarulhos para Zurique.
- Dia 18/01/2020.

Voo Qatar QR094 – Executiva – Airbus A350-900
- Zurique para Doha.
- Dia 20/01/2020.

Voo Qatar QR676 – Econômica – Airbus A320
- Doha para Male.
- Dia 21/01/2020.

Voo Qatar QR673 – Econômica – Airbus A350-900
- Male para Doha.
- Dia 27/01/2020.

Voo Qatar QR183 – Executiva – Boeing 787-8
- Doha para Viena.
- Dia 29/01/2020.

Voo SWISS LX1076 – Executiva – Airbus A321
- Zurique para Frankfurt.
- Dia 02/02/2020.

Voo Lufthansa LX4044 – Executiva – Boeing 747-400
- Frankfurt para Galeão.
- Dia 02/02/2020.

Leia também: Guia de viagem para as Maldivas | Informações úteis para você planejar a sua viagem

Observe que apenas dois voos serão na Classe Econômica, pois a reserva foi feita com pouca antecedência, quando não havia disponibilidade de Classe Executiva nestes trechos.

Como o retorno para o Brasil seria a partir da Europa, optei por ficar algumas noites em Doha, no Catar, onde será realizada a próxima Copa do Mundo, bem como um tempo em Viena, cidade que queria muito conhecer.

Todos estes percursos tiveram custo inferior a 21 mil reais, para dois adultos e 1 criança, lembrando que a emissão foi feita para o mês de janeiro, que tradicionalmente é um dos mais caros do ano (férias escolares). Ou seja, um valor bem menor do que aquele cobrado normalmente em Classe Executiva pelas companhias aéreas.

Como fiz as emissões

A minha primeira reserva foi realizada em março de 2019, quando fiquei sabendo, nos grupos de WhatsApp do Falando de Viagem, de uma promoção de passagens em Classe Executiva na SWISS e na Lufthansa. Os trechos e datas eram limitados, por isso decidi emitir as passagens para Zurique, que tem uma localização central e permite acesso a vários outros locais.

Minha escolha foi ir na Business Class da SWISS e retornar na Business Class da Lufthansa, que em janeiro de 2020 ainda estará operando com o 747-400 para o Rio de Janeiro. Com esse arranjo conseguirei conhecer os serviços e poltronas da Classe Executiva de duas excelentes companhias aéreas, além de voar no upper deck do famoso 747.

O custo durante a promoção para dois adultos e uma criança foi de R$ 13.730,68, sendo importante destacar que não se tratou de um bug, mas sim de uma verdadeira promoção. Naquele momento, a intenção seria explorar a Suíça, Áustria e Hungria, que estão relativamente próximos entre si. No entanto, em agosto surgiu uma oportunidade para conhecer as Maldivas, e como já estaria na Europa a distância é bem menor.

Ainda pude constatar que mesmo a partir da Europa as passagens para as Maldivas ainda tem um custo elevado, e por isso decidi pesquisar opções no Smiles, que é parceiro tanto da Qatar como da Emirates. No primeiro momento desisti da Emirates por causa da taxa de combustível, que tornava as emissões muito caras.

A Qatar, por outro lado, tinha alguns voos interessantes e com valores em milhas bem razoáveis, mas em todas as simulações que fiz de Zurique para o aeroporto de Male somente obtive resultados em Classe Econômica. Não satisfeito, passei a utilizar a procura por trechos no Smiles, com conexão em Doha.

Emissão 1
- Zurique – Doha: Dia 20/01 (Executiva).
- Doha – Male: Dia 21/01 (Econômica).

Emissão 2
- Male – Doha: Dia 27/01 (Executiva).
- Doha – Viena: Dia 29/01 (Econômica).

Dessa forma, pude verificar que existiam voos na executiva de Zurique para Doha, e desta última para Viena, e que somente os trechos para/de Male precisariam ser em Economy Class.

Como a ida para as Maldivas ainda não estava 100% confirmada, fiz a reserva das duas emissões com o Viaje Fácil, ao custo de 240 reais (120 reais para cada emissão). Dessa forma, caso a viagem para as Maldivas não se concretizasse, eu poderia cancelar a reserva e perderia os 240 reais pagos. Caso contrário, eu precisaria apenas quitar a pontuação exigida pelo menos 60 dias antes do embarque.

Em termos de custo eu gastei, ao todo, 320 mil pontos Smiles (2 adultos e 1 criança), que valem R$ 7.072,00, conforme simulação feita em um conhecido site de compra e venda de milhas aéreas.

Detalhe importante é que um dos voos da Qatar (Zurique-Doha) será realizado na Qsuite, que já foi considerada a melhor Classe Executiva do mundo.

No meu caso, em todas as emissões, tanto as pagas (Swiss e Lufthansa) como aqueles realizadas com milhas (Smiles), o preço cobrado pela passagem infantil foi o mesmo da de um adulto. Outro detalhe é que se a reserva dos voos entre Europa e Maldivas tivesse sido feita com mais antecedência, provavelmente encontraria disponibilidade na Classe Executiva também nos trechos Doha para/de Male. Neste caso, o custo adicional seria de aproximadamente 90 mil milhas (2 mil reais).

Leia também: Classe Executiva da Emirates Airline de São Paulo para Dubai no A380

Como juntei as milhas Smiles

A minha estratégia para juntar milhas é a mais básica de todas, e consiste basicamente na (I) transferência de pontos dos cartões de crédito; (II) acúmulo de milhas em voos e; (III) compra de pontos/milhas em períodos promocionais. Os cartões de crédito que utilizo são o Porto Seguro Visa Infinite e o American Express - The Platinum Card, e faço as transferências quando tenho intenção de emitir algum bilhete, aproveitando eventuais promoções de bonificação.

Nos voos que realizo, dou preferência para os da GOL Linhas Aéreas e suas parceiras, sempre que o preço for pelo menos igual, ou pouco acima dos concorrentes. Já a compra de pontos eu faço apenas quando estou emitindo uma passagem e preciso completar a pontuação, também aproveitando promoções.

E sempre que vou emitir um bilhete, eu comparo o número de milhas exigidos, vejo quanto esses pontos representam em reais (faço cotação em um site de compra de milhas aéreas) e comparo com o preço cobrado para compra direta. Pelo que já vi, em algumas oportunidades compensa mais comprar a passagem do que emitir com pontos.

As emissões valeram a pena?

É óbvio que as passagens não foram baratas, mas é igualmente correto afirmar que por se tratarem de vários voos longos, a maioria em Classe Executiva, o preço pago foi muito inferior ao que normalmente é cobrado pelo mercado. Posso dizer, inclusive, que em situações normais as passagens em Classe Econômica, para os trechos emitidos, ficariam pelo mesmo valor caso a emissão fosse feita diretamente, sem aproveitar qualquer promoção.

Por tudo isso, acho que valeu muito a pena, e a possibilidade de conhecer a Classe Executiva de 3 grandes companhias aéreas é, por si só, uma experiência única, que eu e minha família teremos o privilégio e a oportunidade de vivenciar.

Boa viagem!

E você, já viajou para as Maldivas? Foi de Classe Econômica ou de Classe Executiva? Como fez as emissões? Aproveitou alguma promoção? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 9:55 am 
Sensacional Hugo! Só posso dizer que você arrasou com essa emissão. E está aí a prova de que não é simples emitir passagens assim. Foi tudo muito bem pensado e planejado. Parabéns! Será uma viagem dos sonhos.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 12:05 pm 
Ficou legal né Ju. Acho que o segredo é ir acompanhando sempre as notícias e dicas aqui no Falando de Viagem, pois você vai acumulando um conhecimento que lhe permite fazer esse tipo de compra.

É sempre bom viajar com conforto e economia.

Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 17, 2019 7:48 pm 
Muito bom! Fez uma boa dobradinha. Essa promoção da Lufthansa é fora de série. E ainda vai voar Qatar, que é excelente.

Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 17, 2019 8:34 pm 
Voltei semana passada das Maldivas/Londres.
Todos os trechos em executiva também. Na verdade, o último trecho (LHR-GRU) seria econômica mas consegui upgrade por ser Black na Latam.
Meus voos foram: GRU-DOH (Qsuite B777-200), DOH-MLE (exe A320), MLE-DOH (Qsuite A350), DOH-LHR (Qsuite B777-300) e LHR-GRU (exe latam B77-300).
Emissão 100% com milhas (smiles para Qatar e Latam pass para Latam).

Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 9:39 am 
@leticiasf, suas emissões ficaram ótimas também. Os voos DOH-MLE-DOH que você fez, pelo visto, são nos mesmos horários dos meus. Só não consegui na executiva neles porque somos 3 e não tinha disponibilidade para todos.

O que você achou da executiva do A320?

Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 1:47 pm 
Hugo, meu voo de ida foi o QR774 GRU-DOH e QR676 DOH-MLE.
Apesar do trecho DOH-MLE ter sido o único que não foi realizado na Qsuite e sim num avião narrow-body, posso dizer que acabou sendo o mais especial.
A executiva do pequeno A320 não ficou devendo nada para muitos wide-bodies, a configuração é 2-2, mas total flatbed.
O embarque foi em remota e não fomos no ônibus com os outros passeiros, tinha um veículo especial para nos levar.
Ao entrar na aeronave fomos informados que éramos os únicos na executiva e que prepararam os dois assentos mas que podíamos utilizar qualquer um. O atendimento da Qatar já é praticamente exclusivo, né? Esse então, sem noção, cheguei a ficar sem graça em alguns momentos de tanto paparico.
Então, respondendo a sua pergunta, oq achei da executiva do A320.... nunca me achei tão importante num voo até hoje!! :lol:

Tópicos Relacionados      Respostas 
Classe Executiva da Emirates Airline de Dubai para Maldivas no Boeing 777-300ER

em Avaliações da Emirates Airline

Última mensagem Sex Abr 24, 2020 3:25 pm Ajudante Ver última mensagem

4

Entretenimento de bordo no avião: é igual na Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Jul 22, 2020 6:43 pm manucaldas Ver última mensagem

2

Qual a diferença entre Classe Econômica e Classe Executiva?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Jun 17, 2020 4:01 pm Beatriz Ver última mensagem

3

Amenity kit da TAP Air Portugal | Classe Executiva e Classe Econômica

em Amenities

Última mensagem Sex Jan 17, 2020 10:55 am GabrielDias Ver última mensagem

2

10 mitos sobre viajar de avião na Classe Executiva

em Exclusivas

Última mensagem Seg Jul 27, 2020 7:50 pm Beatriz Ver última mensagem

6

Booking.com