Cuidados que você deve ter no aeroporto e avião ao viajar durante a pandemia do coronavírus

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jun 28, 2020 6:00 pm
Imagem

O cenário brasileiro diante a pandemia do coronavírus (COVID-19) ainda exige que você fique em casa. Não deixe de sonhar com destinos para conhecer, mas segure os planos para quando for realmente seguro. Entretanto, existem exceções, como aqueles que precisam viajar a trabalho, voltar para casa e outras emergências. Se você precisar viajar de avião, é essencial saber do protocolo de cuidados e higiene a se ter durante o trajeto e no aeroporto. Se uma rápida ida ao supermercado já exige uma série de preocupações, imagine horas de viagem em ambientes fechados.

Cuidados no aeroporto

Os cuidados para evitar o contágio devem começar não apenas ao chegar ao aeroporto, mas desde o momento em que você sai de casa. Use máscara de proteção em todos os momentos e higienize sempre as mãos - em casa com água e sabão e na rua com álcool em gel. Uma boa dica é separar os itens que você precisa sempre ter em mãos, como celular, álcool em gel, carteira e documento de identidade, daqueles de uso pontual, como livro, batom e óculos escuros. Além de facilitar a sua vida nas burocracias do aeroporto, diminui o contato com superfícies.

É importante destacar que algumas companhias aéreas estão distribuindo gratuitamente kits com álcool em gel e máscaras, mas é sempre interessante que você leve os próprios itens por garantia. Outra informação necessária é que a máscara de pano deve ser trocada de duas em duas horas, então calcule o tempo da sua viagem - contando com os deslocamentos.

Regras dos aeroportos e das companhias aéreas

Ao chegar ao aeroporto, o distanciamento interpessoal de no mínimo dois metros deve ser respeitado em todas as etapas - check-in, raio-X e embarque. Alguns destinos internacionais estão obrigando a apresentação do teste para a viagem e outros fazem o teste no momento da chegada. A Emirates Airline testou esse sistema em Dubai.

Esperar o voo na sala VIP é mais seguro?

Não existe resposta certa para esta pergunta. Seria natural pensar que o acesso às salas VIP é mais restrito e, portanto, teria menos pessoas do que na porta do embarque. Não é totalmente garantido, então vale o bom senso. Se você tem acesso à uma sala VIP, confira a lotação no momento e julgue se é mais seguro ou não.

Cuidados no avião

Para aumentar a sensação de confiança do passageiro, algumas companhias aéreas divulgaram os novos procedimentos de segurança adotados com a pandemia, como a suspensão de serviço de bordo e implementação de filtros de ar HEPA, que captura 99,9% de partículas como bactérias e vírus ao renovar o ar a cada 3 minutos. Estas iniciativas devem ser valorizadas. Este não é o momento de comprar passagens pelo menor preço: sempre opte por viajar via companhias que se preocupam com você.

A escolha do assento faz diferença?

Como estamos lidando com uma doença nova, os estudos ainda estão sendo feitos, o que faz com que seja comum que informações cruzadas sejam divulgadas a cada semana. E a resposta para a pergunta de se existem assentos mais seguros contra a transmissão do coronavírus também não é unânime entre os pesquisadores. Mas o bom senso diz que sentar no assento do corredor e nos perto do banheiro te faz entrar em contato direto com a movimentação da aeronave.

A Universidade de Emory, nos Estados Unidos, publicou um estudo em 2018 que afirma que sentar no assento da janela diminui a possibilidade de contágio de doenças. Obviamente a pesquisa é anterior à pandemia e não se refere especificamente ao novo coronavírus, mas a prevenção é sempre válida.

Higienização da poltrona

Não é novidade que as aeronaves são higienizadas em pouquíssimo tempo. Por isso, você nunca deve andar descalço no avião. Mas é claro que em uma pandemia, essa preocupação é ampliada, então sugerimos que você mesmo higienize todas as superfícies do seu assento - a poltrona, os braços, mesa, televisão e cinto de segurança. Para tal, opte por lenços umedecidos específicos para a tarefa (os de bebê não são recomendados, por exemplo). Entretanto, parte dos especialistas afirma que a higienização só é eficiente em assentos de couro. Os de tecido seriam mais propensos a proliferar o vírus.

A movimentação é outro ponto importante. Evite circular sem necessidade dentro da aeronave. Não apenas em aviões, mas em qualquer estabelecimento, banheiros são foco de contágio.

Matérias sobre viagens de avião X coronavírus no FDV

- Exigência de certificado de teste da COVID-19 para viagens

- Viagem de avião em época de coronavírus: posso embarcar com minha comida e bebida?

- Companhia aérea faz teste para detectar coronavírus nos passageiros antes do voo

- Posso viajar de avião com álcool em gel na bagagem de mão?

- Como funcionam os filtros de ar nos aviões da KLM

- 6 medidas que a GOL Linhas Aéreas está adotando em razão da pandemia de coronavírus

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Se cuide e, se puder, fique em casa! Em breve, vamos poder voltar a viajar o mundo em plena segurança.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 29, 2020 7:38 am
Todo cuidado é pouco atualmente e arrisco dizer que será assim por um bom tempo. Achei excelentes as dicas - temos que ficar atentos pois assim nos protegemos e protegemos os outros também.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jun 29, 2020 8:42 am
Temos que tomar cuidados sempre, principalmente em zonas de grande fluxo de pessoas como rodoviárias e aeroportos, mas..... nesta época de pandemia devemos redobrar os cuidados.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jun 29, 2020 2:59 pm
Definitivamente não estou psicologicamente preparada pra viajar de avião. Certeza que eu ficaria mega tensa.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio