Destinos - América do Sul
Argentina

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 12, 2019 2:38 pm 
 Atualizado: Qui Nov 21, 2019 10:51 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18861
Administrador
Imagem

Essa é a dúvida mais comum e atormenta os pensamentos de nós viajantes. A gorjeta é um custo fixo na sua viagem, visto que é praticamente impossível viajar sem ter que dar gorjetas. Você sabe quanto dar? Em quais ocasiões? O que acontece se eu não der? Vamos lhe dar todas as informações sobre esse assunto!

Leia também: Qual moeda levar para Buenos Aires?

Para qual país você irá? Essa é a primeira questão. Neste texto falaremos apenas sobre a Argentina. Cada país tem um costume diferente, então não dá para generalizar. Os argentinos têm certa rivalidade com os brasileiros, principalmente por causa do futebol, mas sabem que os turistas brasileiros são muito importantes para a economia local e não há tanta pressão para gorjetas, igual acontece nos Estados Unidos.

Leia também: A indústria das gorjetas nos Estados Unidos

Em espanhol, chama-se propina. Sugestivo, não? Geralmente, na conta dos restaurantes vem escrito: "Propina sugerida 10%". Mesmo se não tiver, no caso dos restaurantes, o comum é dar os mesmos 10% igual no Brasil.

Você pode dar gorjetas em algumas ocasiões:
- Funcionário do hotel que carrega suas malas (dependendo do número entre 70 e 140 pesos argentinos - algo em torno de 5 e 10 reais);
- Guia do passeio (entre 280 e 700 pesos argentinos - entre 20 e 50 reais, dependendo do quanto você gostou);
- Motorista do traslado (entre 140 e 280 pesos argentinos - entre 10 e 20 reais, dependendo do quanto você gostou);
- Restaurantes (sugerem 10%, igual acontece no Brasil).

Geralmente, todos querem a gorjeta em dinheiro e nunca no cartão de crédito, principalmente nos restaurantes. Então, se você for pagar no cartão, é gentil deixar a gorjeta em papel moeda. O cubierto, cobrado pelos restaurantes, não é o mesmo do que a gorjeta, mas sim uma taxa administrativa e, em compensação, eles sempre servem os pãezinhos - então é uma espécie de couvert, que é sempre bem baratinho.

Quanto vale 1 real?

Em outubro de 2019 a cotação média era de 1 real para cada 14 pesos argentinos. A Argentina está barata para os brasileiros, então é um bom destino para passar um final de semana, feriado prolongado ou até uma semana de férias.

Leia também: Uber e Cabify em Buenos Aires

Como ir para Buenos Aires?

Você pode voar direto de várias cidades brasileiras até Buenos Aires com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 15 destinos internacionais, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas que a GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

A GOL tem voos diretos de: Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador e Maceió.

Conclusão

Você não se sentirá pressionado para dar gorjetas, o que é muito bom, pois o ideal é que a gorjeta seja dada como um prêmio e não como uma obrigação. Se você gostou, vale reconhecer o serviço e incluir. Se não gostou, pode ir embora sem dar que ninguém achará ruim.

Boa viagem!

E você, costuma dar gorjetas? Qual valor por serviço? Já teve problemas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 12, 2019 2:51 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 277Concórdia-SC
Conheci Buenos Aires em fevereiro desse ano. E não gostei. Considerei o pessoal, inclusive os taxistas, muito "grossos".

Fui muito bem tratado no Show "Senhor Tango".

E não concordo com o que foi dito no artigo "que não seremos pressionados a dar gorjeta": Eu fui pressionado sim. E, pelo comportamento, nem mereciam...

Em Agosto/2020 vou conhecer Bariloche. Espero que não me decepcione...


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 12, 2019 3:57 pm 
Mensagens: 5
Opinião de quem morou 3 anos na Argentina e voltou muitas outras vezes como turista (última vez há 2 meses): nunca vi dar gorjeta para taxistas (que são extremamente mal educados em Buenos Aires pelo menos, fumam dentro do carro, dirijem mal, levam você por caminhos mais longos quando percebe o turista - 90% deles não merecem mesmo). Prefiro usar Cabify ou Uber, sempre lembrando que este último não está legalizado na Argentina, então eles acabam rodando meio clandestinamente pois há muitos conflitos (muitas vezes envolvendo agressões físicas e danos a veículos) entre motoristas de taxi contra os de aplicativos.

Em restaurantes, eu não levaria os 10% ao pé da letra, principalmente se a conta foi mais alta, digamos uns ~2000 pesos, que da pra comer 3 pessoas num bom restaurante de carne (não os turísticos como o Siga La Vaca), não deixaria 200 pesos mas sim uns 150 no máximo, ou seja 7,5%. Apenas para dizer que não é uma regra esses 10%, e eles não esperam isso do cliente. Por outro lado, considero o serviço dos mozos (garçons) em restaurantes quase sempre muito bons, e certamente superiores aos do Brasil. Não espere passar os 10% junto com a maquininha, tem que ser mesmo em papel.

PS. Já no Uruguai muitos restaurantes permitem incluir os 10% diretamente na máquina! Vai saber :lol:


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Quanto devo dar de gorjeta nas Maldivas?

em Maldivas

Última mensagem Seg Out 28, 2019 1:29 pm Adriana Ver última mensagem

 

3

Quanto devo dar de gorjeta em Dubai?

em Dubai

Última mensagem Seg Jun 24, 2019 2:30 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Preciso dar gorjeta em Israel?

em Israel

Última mensagem Dom Mai 19, 2019 9:44 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Preciso pagar gorjeta ao viajar com a MSC Cruzeiros?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Dom Set 08, 2019 8:22 pm Beatriz Ver última mensagem

 

2

Como chegar a Província de Salta, na Argentina

em Salta

Última mensagem Qui Jan 17, 2019 3:32 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - América do Sul
Argentina

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante