É seguro viajar para Argentina? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Mai 11, 2020 2:07 pm
Imagem
A charmosa Buenos Aires, na Argentina.

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

A indicação absoluta neste momento é a de ficar em casa. Porém, é possível projetar que destinos menos afetados sejam normalizados antes do que os epicentros, como o Estados Unidos. Nossos hermanos foram exemplares na contenção da doença e já vão iniciar o processo de reabertura gradual. Como a Argentina é um dos destinos mais amados pelos brasileiros, vamos esclarecer os principais pontos sobre a reabertura turística do país para te ajudar a programar a sua viagem pós-pandemia.

Quando começaram os casos na Argentina?

O primeiro caso na Argentina foi oficialmente no dia 3 de março de 2020. Entretanto, em muitos países, há indícios de que os casos começaram antes dos relatos oficiais, com pessoas assintomáticas ou que apresentaram apenas sintomas leves, como de uma gripe comum.

A Argentina foi o primeiro país da América Latina a decretar uma morte por causa de COVID-19 e também o primeiro a adotar o distanciamento social. As fronteiras foram fechadas no dia 27 de março.

Números do coronavírus na Argentina

O melhor meio para consultar os dados oficiais é no portal do Ministério da Saúde da Argentina. No fechamento desta matéria, no dia 11/05, os números estão em 6.034 casos confirmados e 305 mortes. Indicamos a checagem do site do Ministério da Saúde para dados atualizados. De uma forma geral, os números podem ser considerados baixos.

O que a Argentina fez para conter o avanço da doença?

A Argentina saiu rápido para conter o avanço da COVID-19 e decretou o lockdown no dia 20 de março de 2020. As ações do governo elevaram a confiança popular acima do receio de um colapso econômico. Dados oficiais do governo federal mostram que cerca de 90% da população respeitou a quarentena.

Em 24 de março, o governo implementou testes rápidos gratuitos, inicialmente oferecidos nas estações de metrô e trem no bairro Constitución, na região central de Buenos Aires.

Existem regiões menos atingidas?

Os locais mais propícios à transmissão comunitária são, segundo o Ministério da Saúde, a região metropolitana de Buenos Aires, Chaco, Tierra del Fuego e Córdoba. Inclusive, em Buenos Aires será onde a vida irá demorar mais para voltar ao normal.

O início da retomada na Argentina

Segundo informações do jornal La Nacion, o decreto define que a partir de 11 de maio de 2020, com exceção da cidade de Buenos Aires e seus subúrbios, a Argentina avançará para uma reabertura progressiva, o que implica em alterações de mobilidade de cerca de 75% da população.

Os governantes de regiões que possuam até 500 mil habitantes vão poder definir novas exceções nas regras de proibição de circulação com o intuito de autorizar atividades de indústrias, serviços e comércios. Para isso, devem contar com a aprovação prévia das autoridades sanitárias e implementar um protocolo de funcionamento que contemple o cumprimento de todas as recomendações e instruções das autoridades locais.

Medidas adotadas:

- O tempo de duplicação dos casos confirmados da COVID-19 não pode ser inferior a 15 dias;

- O sistema de saúde precisará contar com capacidade suficiente e adequada para responder a uma eventual demanda sanitária;

- Avaliação positiva das autoridades sanitárias a respeito do risco sócio sanitário em relação a densidade populacional da área;

- Garantia de que o número de pessoas autorizadas a deixar o isolamento social, preventivo e obrigatório não seja maior do que 75% da população total.

As fronteiras da Argentina estão abertas?

Estão fechadas desde 27 de março e até o momento, não há certeza sobre a data de reabertura.

O receio é que viajantes de outros países possam viajar contaminados e espalhar novamente o vírus, causando uma nova onda de contaminação. O Brasil, inclusive, é visto com maus olhos pelo governo argentino, tanto pela crise política, quanto pelo enorme número de casos. Pode ser que as fronteiras sejam reabertas, mas que os brasileiros não sejam bem-vindos no primeiro momento.

As companhias aéreas estão operando voos para a Argentina?

Não. Nesse momento, está tudo parado temporariamente. Segundo o jornal La Nacion, os voos domésticos e internacionais estão suspensos até setembro.

Uma resolução assinada pelo chefe da Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) e publicada no Diário Oficial estabelece que as companhias aéreas que operam "de, para ou dentro do território nacional" podem agendar voos e venda de passagens aéreas, mas datados apenas de 1º de setembro.

Olhando o Flightradar24, notamos que o espaço aéreo está realmente vazio. Voos de carga continuam operando e aeronaves podem sobrevoar a Argentina no trajeto para outros países.

Existe previsão de abertura para o turismo de lazer?

Ainda não. Apesar do início de retomada da vida normal, ainda é cedo para saber quando será possível viajar a lazer para a Argentina. Pode ser viável viajar para o país no segundo semestre de 2020, mas ainda é cedo para qualquer afirmação. Em 2021, provavelmente tudo já estará normalizado. Uma coisa é certa: o primeiro semestre ainda será palco de muitas restrições.

Matérias do FDV sobre a Argentina

Nesse momento, você pode ler as matérias do Falando de Viagem para ir se planejando.

:arrow: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Buenos Aires

:arrow: 5 cidades perto de Buenos Aires para fazer um bate e volta

:arrow: Onde assistir espetáculos de tango em Buenos Aires: Madero Tango

:arrow: Estações do ano na Argentina

:arrow: Quanto devo dar de gorjeta na Argentina?

:arrow: Vale a pena comprar pesos argentinos no Brasil?

:arrow: 4 estações de esqui na Argentina

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para a Argentina em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 11, 2020 2:18 pm
A Argentina está de parabéns. Realmente, tomaram atitudes rápidas e assertivas. Empurrar com a barriga o problema não resolve e só piora.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 11, 2020 2:43 pm
A Argentina realmente está agindo da forma correta, adotando medidas restritivas mas que permitirão a reabertura gradativa do mercado em breve.

Agora resta saber se os viajantes vindos do Brasil não terão restrições durante algum tempo, tendo em vista que o quadro da pandemia por aqui não dá sinais de melhora.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Mai 11, 2020 3:46 pm
Tô babando da trajetória dos nossos hermanos desde as eleições presidenciais. Estão vendo a luz depois de uma crise tremenda, tanto que nem a pandemia conseguiu abalar o progresso.





Booking.com

Voltar para “Argentina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio