Destinos - América do Sul
Argentina

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Página 1 de 1 [ 9 mensagens ] 

Título: Vale a pena um bate e volta de El Calafate a El Chaltén?
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Fev 09, 2013 9:48 pm 
Vale a pena um bate e volta de El Calafate a El Chaltén?

A pequena cidade de El Chaltén é considerada a capital nacional do trekking argentino e também a entrada norte do Parque Nacional Los Glaciares.

Como estávamos em El Calafate e já tínhamos visitado a principal atração da região (Glaciar Perito Moreno) resolvemos fazer o passeio de um dia a cidade de El Chaltén e para isso adquirimos um ticket de ônibus pela empresa Alwaysglaciers.

A distância entre e El Calafate e El Chaltén é de 220 km e o percurso de ida foi feito em 3h: 30 min por uma estrada em ótimas condições e com belas paisagens. Durante o trajeto foi feita uma única parada em uma estância chamada de La Leona.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ao chegarmos a El Chaltén a 1ª parada foi em um posto da guarda florestal (parada obrigatória para quem chega à cidade) onde um funcionário explicou todas as normas que deveriam ser seguidas durante a caminhada pela montanha, tais como não ascender fogo e recolher todo o lixo produzido.

Após as explicações foi também fornecido um folder com o mapa do parque, os nomes de cada trilha e a duração de cada uma delas. No nosso caso escolhemos realizar a trilha da Laguna Capri de aproximadamente 8 km.

Imagem

A trilha da Laguna Capri pode ser considerada de média dificuldade (principalmente no início), mas que é compensada pelas belas paisagens que podem ser vistas durante o percurso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após 2 horas de caminhada ao final da trilha paramos para descansar e ao mesmo tempo admirar a beleza da Laguna Capri.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na caminhada de volta até a cidade ainda paramos em um mirante para observarmos o imponente cerro Fitz Roy que com suas paredes verticais desafia alpinistas do mundo todo.

Imagem

Imagem

Após retornarmos a base da montanha ainda tivemos tempo de passearmos por algumas lojas da cidade e comprarmos algumas peças de artesanato.

Quanto à pergunta do título desse post respondemos que vale sim a pena um bate volta de El Calafate até El Chaltén. Agora se você é amante de caminhadas e adora ver paisagens deslumbrantes também vale a pena passar alguns dias a mais na cidade.

Dicas importantes:
- Os ônibus de El Calafate a El Chaltén partem as 8:00 hs e retornam as 18:00 hs e a viagem dura em torno de 3h: 30 min. O valor cobrado em Setembro de 2012 era de 180 pesos argentinos (aproximadamente R$ 75,00)por pessoa.
- As agências de turismo de El Calafate também realizam o passeio de um dia até El Chaltén e cobram valores a partir de 480 pesos argentinos (aproximadamente R$ 200,00) combinando o passeio com outras atrações turísticas da região.
- É aconselhável que você leve o seu próprio lanche se for fazer qualquer trilha por El Chaltén.
- Notamos que a maioria das lojas que visitamos em El Chaltén não aceitava cartões de crédito e por isso aconselhamos que você leve dinheiro em espécie evitando assim maiores problemas.

E você, conhece El Chaltén? Gostou das paisagens? Recomenda uma vista ao lugar? Conte para nós a sua experiência!

Título: Re: Vale a pena um bate e volta de El Calafate a El Chaltén?
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Fev 09, 2013 9:52 pm 
Ótimo texto, bonitas fotos e excelentes dicas!

Mensagem não lidaEnviado: Dom Fev 10, 2013 12:07 am 
Obrigado.Estou a disposição dos leitores para tirar qualquer dúvida a respeito da Patagônia Argentina, especialmente Bariloche, Ushuaia, El Calafate e se possível El Chaltén (pois fiquei apenas 1 dia).

Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 12, 2013 7:46 am 
O Leonardo está com a razão, mas El Chalten vale pelo menos um pernoite no local.

Impressões sobre um local são coisas personalíssimas e no meu entender quatro coisas me agradaram em El Chalten.

A estrada que chega em sí a El Chalten. A uns 30 km de distância já você vai vendo o maciço de montanhas crescendo, com seus picos nevados mesmo no verão, com destaque do Fitz Roy.

A estradinha que leva ao Lago do Deserto margendo os rios de degelo e a chegada ao lago em sí. cabe ser ressaltado, que existem passeios que combinam barco e cavalgada e vai sair lá em Vila O,Higgins no Chile ( dizem que é fantástico - não fiz )

Chegando no Lago do Deserto, tem um camping e tem uma trilha que sobe um morro ( trilha média ) e que leva ao Laguna Huelmul. E chegar até a margem e ficar umas 2 horas só apreciando.

E finalmente os Glaciares Upsala e Viedma que ficam antes da cidade.

Grande abraço a todos.

Mensagem não lidaEnviado: Qua Fev 13, 2013 3:34 am 
Na minha opinião, não vale a pena o bate e volta.
É como estar em Miami e fazer um bate e volta a Orlando pra ir em apenas um parque.
Além da distancia ser considerável, há muito o que se fazer em Chalten quando o assunto é trilhas.
Apesar das belas paisagens, a Laguna Capri não é nem metade da trilha para o Fitz Roy.
Deve-se considerar também que nem sempre o céu está aberto como nas fotos. É normal não conseguir ver as montanhas.
Fiquei 5 dias em Chalten e ficaria tranquilamente mais uns 2 ou 3 dias.
Pra quem gosta deste tipo de viagem, recomendaria ficar pelo menos 3 dias inteiros.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Fev 14, 2013 10:59 am 
Igor sua opinião é pertinente. El Chaltén é muito lindo e com certeza se eu tivesse dado a devida importância ao local eu teria ficado pelo menos uns 4 dias.Outro arrependimento que eu tenho é de não ter ido em Torres Del Paine (li em vários blogs que não tinha ônibus todos os dias e não quis arriscar com medo de atrapalhar a viagem e vi que tinha ônibus diário por outras empresas).Mas é aquela história a gente aprende errando.Quanto a questão do bate e volta eu acho que é possível.Obviamente a pessoa vai ter que escolher uma trilha mais curta que não necessariamente vai ser a mais bonita.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jul 11, 2013 12:12 pm 
Ola, tenho o roteiro abaixo e estou com duvidas se devo passar 02 dias e uma noite em El Chalten, fazer o bate e volta no msm dia ou ficar e el Calafate e fazer outros passeios como a Estancia Cristina ( alguns parentes fizeram e acharam muito bom...)

Segue o roteiro:
Dia 01- 27/02- saída de casa
Dia 02- 28/02- chegada Ushuaia ( se for cedo ir p Canal de Beagle)
Dia 03- 01/03 - Parque Nacional
Dia 04- 02/03- Pinguineira
Dia 05- 03/03 - ida p El Calafate, pegar um carro no dia q chegar e ir p Perito Moreno
Dia 06- 04/03 - Trekking Big Ice
Dia 07- 05/03 - Passeio pelos Glaciares
Dia 08- 06/03 - El Chalten (pernoite) ou Estancia Cristina
Dia 09- 07/03 - se em El Chalten fazer uma trilha e voltar ou bate e volta El calafate a El Chalten
Dia 10- 08/03 - Iniciar o retorno p casa

Valeu...

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jul 11, 2013 1:25 pm 
Se você já vai fazer o big ice, não há necessidade de ir para o perito moreno no dia anterior. O passeio pelos glaciares também vale a pena, mas depois do big ice perde um pouco a graça.
Eu não fui à Estancia cristina, mas com certeza ficaria em Chalten, pq encarar a estrada, se não me engano são 2h ou 3h de viagem, pra chegar la e fazer meia trilha, que é o que o pessoal do bate e volta faz, e pegar mais a estrada de volta no mesmo dia pra mim não vale a pena. No seu lugar, ainda jogaria o dia do perito moreno para chalten.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Fev 25, 2016 6:15 pm 
Boa tarde Leonardo..
Preciso de uma ajuda sua.. Você lembra com qual empresa você fechou este pacote?!
Obrigada.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Vale a pena fazer um bate e volta de Londres à Liverpool?

em Liverpool

Última mensagem Qua Jan 03, 2018 11:38 am GabrielDias Ver última mensagem

4

Vale a pena fazer um bate e volta de Paris até Estrasburgo?

em França

Última mensagem Sex Mar 16, 2018 11:07 am Adriana Ver última mensagem

4

Vale a pena alugar uma mala?

em Malas de viagem

Última mensagem Qui Mar 01, 2018 3:30 pm Beatriz Ver última mensagem

9

Vale a pena usar o MasterCard Surpreenda?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em MasterCard

Última mensagem Sex Ago 11, 2017 9:32 am yureco Ver última mensagem

13

Vale a pena ir com crianças ao Universal's Volcano Bay?

em Parques Aquáticos de Orlando

Última mensagem Qua Mar 07, 2018 10:18 am Hugomarcio Ver última mensagem

4

Destinos - América do Sul
Argentina

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: