Com pandemia declarada pela OMS, seguros viagem não cobrem tratamento para coronavírus

Informações sobre Seguro Viagem.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19569 Administrador
Qui Mar 12, 2020 10:18 am
Imagem
Passageiro desembarca com máscara do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Fábio Tito/G1.

Desde o início do surto mundial de coronavírus, os viajantes se dividiram em dois perfis: aqueles que arriscam e aqueles que adiam os planos de viajar. Muito se fala sobre companhias aéreas, cruzeiros e hotéis que atualizaram as políticas de cancelamento para se adequar às novas demandas levantadas pelo vírus. Entretanto, deve-se lembrar igualmente dos seguros viagem.

Se o serviço garante aos viajantes a cobertura de atendimento médico emergencial para doenças ou acidentes, ele deve cobrir o tratamento para infecção por coronavírus, certo? Errado.

Leia também: Fui para China em época de Coronavírus | Relato de viagem para Wuhan, o foco da epidemia

A posição dos seguros antes da declaração de pandemia

Antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o coronavírus é uma pandemia, o seguro de viagem APRIL, por exemplo divulgou o seguinte posicionamento:

"Todos os planos de seguro viagem da cobrem atendimento médico emergencial para doenças ou acidentes. O turista será atendido até o seu reestabelecimento ou até ter condições de continuar a viagem ou voltar para o Brasil.

A situação só será diferente caso a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou outro órgão de saúde competente declare oficialmente que a infecção causada pelo coronavírus seja uma endemia, epidemia ou pandemia (doença infecciosa em determinada localidade amplamente disseminada). A partir desta decisão, o viajante receberá atendimento seguindo os protocolos internacionais de acordo com a OMS, ou seja, ele será tratado pelas regras de saúde do governo local."


Leia também: Coronavírus | Devo usar máscaras de proteção nos aeroportos brasileiros?

Conclusão: com a pandemia declarada, os seguros viagem não cobrem o tratamento do coronavírus

Assim como esclarece o comunicado da APRIL, com a pandemia declarada, o viajante deve seguir a política de tratamento local do país em que se encontra. Algumas questões ficam em aberto para os viajantes. Caso o turista tenha sido infectado em um destino sem estrutura de saúde pública, ele deverá arcar com todos os custos do tratamento privado? Se os seguros viagem não se responsabilizam, é possível uma intervenção de outro órgão - local ou brasileiro -, visto que o sistema de saúde nos Estados Unidos, por exemplo, é extremamente caro?

Estas são dúvidas ainda sem resposta. Infelizmente, precisaremos aguardar os próximos capítulos da pandemia para saber.

Importante esclarecer, entretanto, que mesmo sem a cobertura para tratamento do coronavírus, a contratação de um seguro viagem é absolutamente indispensável. Afinal, a pandemia não anula a possibilidade de você ter outras doenças ou se acidentar.

Leia também: Fiz conexão na Itália em época de coronavírus | Relato de viagem

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41642
Qui Mar 12, 2020 11:31 am
Complicado viajar agora com essa insegurança.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3731
Qui Mar 12, 2020 12:07 pm
Mais um fator que justifica o cancelamento das viagens que estejam programadas para março e abril. Não dá para viajar e ainda ter que arcar com um eventual tratamento caríssimo.
Ajudante Mensagens: 18069
Qui Mar 12, 2020 3:23 pm
Comunicado Seguros Promo:
Ontem, 11/03, a OMS declarou oficialmente o coronavírus uma pandemia.

Com isso, todas as seguradoras presentes no Seguros Promo, com exceção da Assist Card, permanecem cobrindo o primeiro atendimento emergencial até o diagnóstico da doença. Ou seja, caso o cliente manifeste algum sintoma característico do coronavírus e necessite de uma avaliação médica, ele será atendido.

Em caso de diagnóstico positivo, não existirá nenhuma cobertura, uma vez que pandemia é um risco excluído. Dessa forma, todas as coberturas da apólice, não somente médica, mas também regresso e cancelamento, por exemplo, serão inválidas.

A Assist Card é a única seguradora, até o momento, que informou que manterá a cobertura para despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença. As demais coberturas da apólice perderão a validade.

Qualquer outra urgência ou emergência médica não relacionada ao contágio com o coronavírus permanecerá coberto normalmente, bem como demais coberturas da apólice contratada.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Ajudante Mensagens: 18069
Qui Mar 12, 2020 3:24 pm
Comunicado da Real Seguro Viagem:
Viemos por meio deste informar que a Real Seguro Viagem trabalha com a única seguradora que até o momento teve um posicionamento diferenciado sobre a pandemia do CoronaVírus COVID-19.

Assist Card mesmo com a declaração da OMS vai cobrir o atendimento médico/hospitalar dos pacientes que forem diagnosticados com o vírus.

Estamos em alerta para novas informações de outras seguradoras, no momento podem indicar Assist Card que estará coberto o atendimento.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Catolico007 Mensagens: 871
Qui Mar 12, 2020 4:18 pm
Os seguros Visa, Master, Amex e Elo até agora não divulgaram nada né?
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41642
Qui Mar 12, 2020 4:21 pm
Nada. Só que deve haver uma cláusula sobre pandemia.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Ajudante Mensagens: 18069
Qui Mar 12, 2020 7:35 pm
Comunicado ASSIST CARD:
A ASSIST CARD, empresa líder do segmento de seguro viagem, reitera que, mesmo após a recente declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde), classificando o COVID-19 como pandemia global, a empresa seguirá oferecendo aos seus viajantes 100% das assistências médicas para casos ou diagnósticos relacionados ao Coronavírus.

Além disso, a ASSIST CARD reitera que caso os clientes passageiros brasileiros, que se encontram em viagem internacional, apresentem sintomas ou tenham dúvidas sobre o COVID-19, podem utilizar o Telemed, sua assistência médica por vídeo-chamada, que funciona em qualquer parte do mundo, 24 horas por dia, em português.

Além do Telemed, a ASSIST CARD também disponibiliza os seguintes telefones para contato:

América Latina
+54 (11) 5555 1500

América do Norte
+1 (786) 804 5600

Europa
+34 (91) 788 3333

Ásia
+82 (2) 2144 1979

Toda a rede de fornecedores e parceiros ASSIST CARD está alinhada e preparada para ajudar os viajantes que eventualmente apresentem sintomas.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Ajudante Mensagens: 18069
Sex Mar 13, 2020 10:38 am
Quais seguros viagem cobrem o coronavírus? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=290&t=18571" onclick="window.open(this.href);return false;
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10195
Sex Mar 13, 2020 2:19 pm
Muito arriscado. Se Itália não estão nem dando conta de atender os habitantes, imaginem os turistas!



Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio