Seguro Viagem: Realmente precisamos dele?

Informações sobre Seguro Viagem.
jvinicius Mensagens: 507
Sex Jul 30, 2010 6:17 pm
Seguro Viagem: Realmente precisamos dele?

São raras as exceções de organizações governamentais que realmente "pegam no pé" quando algumas empresas estão fazendo algo de "errado". Para iniciar meu post aí vai meus parabéns para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) por ter notificado a GOL e TAM da venda "casada" de seguros viagens em seus sites, deixando as opções pré-selecionadas. Para quem quiser saber mais clique aqui.

Aproveitando essa brecha, resolvi falar de seguro de viagem. Eles são oferecidos de várias maneiras e muitas vezes estão oculto em alguma taxa que você paga. No caso das cias. aéreas brasileiras, você notava o valor no final da compra, um pouco antes de debitar seu cartão. Muita gente acaba passando "batido" por esse valor e aí está protegido de algo que ela não tem a menor idéia.

Para os que gostam de viajar de ônibus, essa prática é normal há muitos anos por elas. Mas, como esse mercado não é tão bem "regulamentado" a cobrança é feita. Sempre que for adquirir uma passagem de ônibus questione se existe algum seguro embutido. Lembre-se, já existe por lei, um seguro que toda vítima de acidente de transporte terrestre tem direito a receber, o famoso seguro obrigatório, que vale para o passageiro e pedestre também. Muitas empresas de ônibus "esquecem" desse seguro e vendem seus próprios seguros. Em geral, esses seguros são para acidentes, o que já é coberto pelo seguro obrigatório, portanto, salve alguns reais e não aceite o seguro.

Já para aqueles que vão viajar de avião, vocês sabem que probabilidade (e se não sabe vai saber) de um acidente aéreo é muito baixa. O que assusta muita gente é que pela sua raridade, quando ocorre, a imprensa dá um foco. Um acidente de avião pode ficar anos nas páginas de jornal, enquanto um de ônibus, fica no máximo uns dias. Bom, nesse caso um seguro de algo que raramente ocorre é uma bela fonte de lucro.

Bagagem? Acidentes pessoais? Prisão? Já verificou se seu cartão de crédito oferece algum desses serviços? Se sim, você está com sorte. Não precisa adquirir nenhum desses serviços de seguros oferecidos.

Mas, se você não possui? Bom, a bagagem é muito simples. As cias. aéreas são obrigadas a indenizar os passageiros em caso de perda ou dano de sua bagagem. O caminho não é simples, mas não espero algo muito mais simples com o seguro.

Prisão? Quando for ao exterior sempre carregue o telefone dos consulados e embaixadas do Brasil no país em que você estará. O telefone do Itamaraty é muito útil também. Caso tenha problemas, ligue para esses números.

Para os acidentes pessoais a coisa fica um pouco mais difícil. Se você estiver viajando no Brasil, verifique se seu plano de saúde cobre viagens e quais são os hospitais filiados nas cidades em que você estará. No exterior o mesmo é válido, mas, é muito raro (e caro) um plano com esse tipo de cobertura. Se você utiliza algum tipo de medicamente com freqüência, você deve levar ele em quantidades acima do que você tomaria para não passar por nenhum aperto. Em alguns países, leis, proíbem determinado medicamento, o mesmo pode ter outro nome ou até mesmo não existir.

Se você for para a Europa (países que fazem parte da união européia, em especial), lembre-se do Acordo de Schengen. Esse acordo permite que você circule livremente pelos países da união européia, porém, é necessário para nós um certificado que funciona mais como um seguro para despesas médicas. Muitos cartões oferecem esse serviço "gratuitamente".

Ler o que seu cartão oferece é muito bom para ter uma noção da sua assistência viagem inclusa nele. Em geral, cartões Gold ou Platinum oferecem esse tipo de assistência. Essas informações estão na carta de boas-vindas ou podem ser obtidas no site do seu banco ou central de atendimento.

Apenas um pequeno detalhe. Não confunda seguro com taxas de segurança, como as que são cobradas nos Estados Unidos. As taxas de segurança são obrigatórias e devem ser pagas.

Para encerrar, eu não quero dizer para você nunca mais contratar um seguro de viagem. O que você deve levar em consideração é se ele é realmente necessário. No caso do ônibus, existe um seguro obrigatório que todos que possuem algum tipo de automóvel pagam e devem cobrar, se necessário. Na aviãção, existem indenização que as cias. aéreas pagam para acidentes e bagagens.

Por fim, olhar o que seu cartão de crédito ou banco (dependendo do seu tipo de conta) oferecem é uma boa e barata alternativa do que contratar um seguro, uma vez que muito dos benefícios são similares. Claro que você deve utilizar o cartão para a compra da passagem ou pacote, em alguns casos.

Um pequeno lembrete, para os casos de agência de turismo, verifique se existe algum tipo de seguro incluso em seu pacote, assim, você não precisa pagar em dobro ou em triplo por um seguro.

Aluguel de carro? Isso não é bem contado pelas operadoras de cartão, mas alguns cartões oferecem um seguro automático quando você aluga um automóvel para o caso de roubo, furto ou acidente. Novamente a frase "procure se informar" é bem vinda e evita que você pague o seguro da locadora do automóvel.

Não deixem de comentar suas experiências com seguros de viagem.

Avatar do usuário
Bruno Mensagens: 668
Ter Jul 16, 2013 9:50 pm
Eu não viajaria sem seguro viagem, vide os acontecimentos na turquia com o acidente do balão. Logo em seguida deu no fantastico várias pessoas com dificuldade com hospitais e médicos por conta de urgencias e falta de seguro viagem ou seguro viagem com pouca cobertura.

http://fdv.im/BrunoUnger" onclick="window.open(this.href);return false;
capsj Mensagens: 2372
Ter Jul 16, 2013 10:28 pm
Sinceramente, se voce cair de um balao, a ultima coisa que os socorristas vao verificar é se vc possui seguro viagem.

Da mesma forma, duvido que nao vao te socorrer por falta de um....

Agora, sem duvida, é sempre bom viajar com o seguro.

PatyHope Mensagens: 3
Sex Jul 19, 2013 1:07 pm
Boa tarde!

Vou viajar para o Caribe (Aruba-Curaçao) e o pacote tem um Seguro Viagem com coberta de US$ 7.000,00.
Viajarei em lua-de-mel e serão 10 dias.
Essa cobertura é suficiente ou devo procurar uma de maior valor?
Obrigada,

capsj Mensagens: 2372
Sex Jul 19, 2013 1:10 pm
Não é suficiente. Deve procurar um suplementar, pois, US$ 7.000,00 não dá para pagar sequer, uma cirurgia......

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Jul 19, 2013 2:53 pm
É verdade. Muito baixo o valor.

geniramosveras Mensagens: 345
Dom Out 20, 2013 3:23 pm
So viajei com seguro a primeira x que fui ao exterior, paguei o Assist Card, isto foi ha anos...
Nunca mais paguei, viajo só com o seguro do cartão de credito. Entre o visa e o master, parece que o master é melhor... Compro as passagens com ele.


Geni

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Seg Out 21, 2013 4:57 pm
Geni,
Fiz o inverso seu.
Na minha primeira vez no exterior fui sem seguro pois achei que o meu cartão cobria tudo.
Nas outras comecei a me preocupar com as coberturas e passei a comprar de uma empresa especializada.
Lembro que um dos cartões que eu tinha, acho que Platinum, as regras do seguro cobriam somente gastos médicos com acidentes. Dor de barriga, dor de ouvido ou qualquer outro mal estar não estavam cobertos.

Estou agora olhando a cobertura do Caixa Mastercard Black e está claro aqui o que cobre:
- Despesas médicas (ferimento ou doença) - até $ 150.000 - (pode ser pouco dependendo do país)
- Evacuação médica de emergência/repatriação - até $ 100.000 - (nem tenho ideia se é pouco ou não)
- Ajuda no país de origem - até $ 150 - (o que será essa merreca?)

Agora compare com o plano da WorldNomads que conheci recentemente e é bem conceituada.
Por $ 170, um casal em duas semanas de viagem tem a cobertura de:
- Despesas médicas - Unlimited - (você contribui com $ 100 por evento)
- Evacuação médica/repatriação - $ 500.000 - (sem contribuição adicional)
- Personal support and accompaniment (flights, accommodation, local transport, meals) - $250/dia
- Dentre outras proteções de cancelamento de viagem e bagagens.

Vou viajar em dezembro para Las Vegas e mais uma vez devo pagar por um seguro. E agora vou pagar por um seguro com maior cobertura, pois das últimas vezes comprei seguros baratos. Definitivamente, estou ficando velho, e os mais velhos ficam mais prudentes.

geniramosveras Mensagens: 345
Seg Out 21, 2013 7:17 pm
Verdade, Zebinsk! Veja meu comentário no de empresa estrangeira... Acho que vou cotar com eles tb!


Geni





Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio