Destinos - América do Sul
Chile

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: Atacama ou Patagônia?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Ago 15, 2018 8:53 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17896
Administrador
Atacama ou Patagônia? Decisão difícil.

Comparar destinos é sempre uma tarefa difícil. Afinal, cada lugar tem características próprias que fazem dele único e especial. Na América do Sul, temos diversos vizinhos incríveis que são verdadeiros sonhos, como o Chile com suas duas pérolas, nos extremos do país: o Deserto do Atacama e a bela Patagônia Chilena. Os dois lugares são muito diferentes entre si - de um lado, um paraíso desértico, e de outro, um paraíso gelado. Porém, pode-se afirmar que ambos são similares em alguns aspectos: são destinos de aventura, próximos do Brasil, com condições climáticas extremas e paisagens deslumbrantes.

Afinal, qual escolher? A resposta não é simples, pois depende de diversos fatores e do perfil de cada visitante.

Patagônia

A Patagônia é conhecida por suas belíssimas paisagens congeladas, lagos de tom azul esmeralda e incrível geografia e ocupa um enorme território, divido entre dois países, o Chile e a Argentina. Portanto, o planejamento desta viagem pode ser um pouco mais complicado, porque é impossível conhecer a Patagônia toda de uma só vez. A região é dividida entre diversos pequenos povos, não é algo unificado. Querer "viajar para a Patagônia" é o mesmo que ouvir um estrangeiro falar que quer "viajar para a Mata Atlântica" - não é algo único e sólido, envolve várias cidades, povos, culturas e, nesse caso, países diferentes. Ao compreender este aspecto, analise o mapa e a disposição da área e selecione uma região patagônica que mais desperta o seu interesse para programar a sua viagem.

Como o território é extenso e muito diverso, a melhor forma de escolher qual parte da Patagônia conhecer é pelas atrações. Ao decidir quais passeios você tem interesse em fazer, traçar o seu roteiro por este destino incrível fica muito mais fácil. É um destino que exige um pouco mais de preparação e pesquisa, mas não se desanime! Uma vez compreendido o aspecto geral, fica muito mais fácil programar a sua viagem para a Patagônia. E, acredite, quando você chegar lá, tudo valerá a pena.

Leia também:
- Como planejar uma viagem para a Patagônia
- Tudo que você precisa saber para viajar à Patagônia Chilena
- O que levar na mala em uma viagem para a Patagônia
- Patagônia Chilena e o belo Parque Nacional Torres del Paine
- Guia de Viagem | Huilo | Patagônia Chilena | Chile

Atacama

O deserto mais árido e belo do mundo, com paisagens inóspitas e exuberantes, atrai turistas do mundo inteiro que buscam as famosas "paisagens de outro planeta", clichê que toda hora escutamos por lá. Lagunas, vulcões, cânions, salares, gêiseres, termas, formações rochosas espetaculares e o céu mais deslumbrante do mundo para observação de estrelas são um pouco do que os viajantes encontram no Atacama. É possível explorar o deserto de várias formas e existem dezenas de opções de passeios no Atacama, para todos os gostos, perfis, idades e bolsos. Passeios a pé, de carro, bicicleta, a cavalo, para grandes aventureiros ou apenas para quem deseja contemplação. A altitude é um dos fatores a serem considerados na hora da decisão de uma viagem para lá pois algumas pessoas sofrem do "mal da altitude" e isso pode prejudicar ou até mesmo estragar a sua viagem. No geral, os viajantes vão se aclimatando aos poucos, fazendo primeiro os passeios mais baixos e com o passar dos dias vão aumentando a altitude. O importante é respeitar os limites do seu corpo e ir aos poucos desbravando e se encantando com um dos lugares mais apaixonantes do mundo, diferente de quase tudo que já viu, e onde a natureza sempre surpreende os visitantes.

Leia também:
- 10 dicas para uma viagem perfeita para o Atacama
- 10 passeios imperdíveis no Atacama
- O que levar na mala para uma viagem ao Deserto do Atacama?
- Quando ir para o Deserto do Atacama?

Onde a gastronomia é melhor?

Você poderá encontrar pratos típicos da culinária chilena tanto na Patagônia quanto no Atacama. A gastronomia é simples, mas saborosa. A maioria dos estabelecimentos, sejam hotéis, pousadas ou restaurantes, servem comida caseira com ingredientes típicos e sazonais.

A culinária na Patagônia talvez seja um pouco mais marcante. Há algumas especialidades dependendo das regiões, mas, em geral, você encontrará muitos pratos com salmão grelhado. Como o clima é muito frio e não propício para plantações, comer verduras e legumes pode ser um pouco mais difícil que em outros destinos. Por isso, o principal dos pratos é sempre a proteína animal, o que pode ser uma grande questão para os vegetarianos e veganos. Para beliscar, as famosas empanadas, tanto argentinas, quanto chilenas, são as favoritas dos locais e turistas e não podem faltar na sua viagem.

Onde é mais fácil chegar?

Nenhum dos dois são muito fáceis de chegar. Não existem voos diretos para locais da Patagônia e nem para o Atacama. Além disso, ao chegar aos aeroportos mais próximos, você ainda precisará pegar estrada para chegar ao seu destino final.

Quem deseja explorar a Patagônia tem diversas opções. Dependendo do local escolhido para ser visitado, você irá precisar fazer escala em Santiago do Chile ou Buenos Aires, e de lá, pegar um voo interno para a região a ser explorada. E ao pesquisar sobre o destino, você também verá que as atrações patagônicas são muito distantes umas das outras. Por isso, você precisará alugar um carro ou fechar um pacote com empresas de turismo que realizem os passeios. É totalmente comum que, na mesma região, uma atração se encontre a quatro horas de estrada de outra que você queira conhecer. Conhecer a Patagônia é sinônimo de muitas belas paisagens, mas também de muitas horas de carro!

Já o Deserto do Atacama fica no extremo norte do Chile e o aeroporto mais próximo é o El Loa (CJC), na cidade de Calama. Não há voos diretos do Brasil para Calama - é preciso fazer escala em Santiago do Chile. Uma vez em Calama, deve-se pegar um transfer (cerca de 1:30) até o vilarejo de San Pedro do Atacama, base para quem deseja explorar o deserto.

Leia também:
- Como chegar à Patagônia Chilena - Torres del Paine
- Como chegar à Aisén, região norte da Patagônia Chilena

Onde a natureza é mais bonita?

Impossível responder essa pergunta! Essa resposta dependerá do seu gosto pessoal. Em ambos os lugares, as paisagens incríveis são as principais atrações turísticas. É a natureza que atrai turistas do mundo todo para conhecer o Atacama e a Patagônia. Independente de qual escolher, você se impressionará com as belíssimas paisagens.

Na Patagônia, você encontrará uma natureza selvagem, intocada pelo homem. Geleiras, lagos em um incrível tom de azul esmeralda, cavernas de mármore, montes e picos ideais para trekking e muito mais. Se você tiver sorte, poderá encontrar alguns dos animais da fascinante fauna patagônica: pinguins, linces, cervos, alpacas, leões marinhos e muito mais. A cada quilômetro percorrido, uma paisagem completamente diferente do que temos aqui no Brasil. Prepara-se para se apaixonar pela Patagônia!

O Atacama é o deserto mais árido e belo do mundo, com paisagens inóspitas, exuberantes e comuns do deserto, um lugar bem seco onde quase não chove. Lá quase não há água e nem muita vida, mas as paisagens impressionam. Vulcões, cânions, salares, gêiseres, termas, formações rochosas espetaculares com cores avermelhadas, dunas e até mesmo lagunas que causam um contraste lindo. Cada lugar e cada passeios possuem paisagens completamente distintas e até mesmo impressionantes.

No entanto, podemos dizer que, em relação a natureza, se você prefere uma paisagem com mais vida, água e cores, a Patagônia pode ser mais indicado para você. Caso você prefira paisagens diferentes de tudo que está acostumado, surpreendentes com direito a pores de sol inesquecíveis e o céu mais belo do mundo, o Atacama pode conquistar seu coração.

Conclusão

Atacama ou Patagônia? Impossível chegarmos a uma conclusão, pois isso depende do gosto e perfil de cada viajante. São lugares bem distintos, mas na mesma proporção apaixonantes. Ambos requerem um espírito um pouco aventureiro para desbravá-los através das inúmeras opções de passeios. O Atacama talvez exija um pouco mais fisicamente devido a altitude em que se encontra. É necessário se aclimatar e algumas pessoas sofrem com o mal da atitude.

Nossa dica? Conheça ambos e tire sua própria conclusão, mas não faça isso em uma mesma viagem. Cada um deles merece ser visitado com calma, para que possamos conhecê-los profundamente em sua essência. Além disso, são destinos para voltarmos mais de uma vez, pois cada viagem será única e inesquecível. A natureza sempre nos surpreenderá no Chile!

Uma última dica é que ambos podem ser facilmente combinados com Santiago do Chile, tornando a viagem ainda mais interessante e podendo quebrar a conexão na ida ou volta, tornando menos cansativa também.

Boa viagem!

Texto e foto: Juliana Magalhães e Manoela Caldas.

E você, já foi para o Deserto do Atacama ou para a Patagônia? Gostou? Qual preferiu? Tem outras dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Re: Atacama ou Patagônia?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Ago 16, 2018 3:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5053
Difícil essa escolha. Ambos conquistaram um espaço no meu coração.
Talvez a Patagônia tenha uma certa vantagem pela natureza mais rica e viva! Mas recomendo demais ambas as viagens!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Atacama ou Patagônia?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Ago 16, 2018 10:19 pm 
Mensagens: 437
Na dúvida, é melhor escolher ambos os destinos.


 Título: Re: Atacama ou Patagônia?
Mensagem não lidaEnviado: Ter Set 04, 2018 2:00 pm 
Mensagens: 461
Já conheço uma boa parte da Patagônia e eu absolutamente amo aquele lugar. Com certeza um dos meus destinos favoritos no mundo todo. Mas sou contra ter que escolher, hahaha. Agora quero investir em conhecer o Atacama. E vira a América Latina e suas belezas mil!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

em Atacama

Última mensagem Sex Jul 20, 2018 11:40 pm rpk1977 Ver última mensagem

 

2

Quando ir para o Deserto do Atacama?

em Atacama

Última mensagem Qua Mai 30, 2018 10:13 am Adriana Ver última mensagem

 

4

O que levar na mala para uma viagem ao Deserto do Atacama?

em Atacama

Última mensagem Ter Mai 29, 2018 3:23 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

2

Tierra Atacama | Luxo e exclusividade no meio do deserto no Chile

em Atacama

Última mensagem Sáb Ago 11, 2018 7:26 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

1

10 dicas para uma viagem perfeita para o Atacama

em Atacama

Última mensagem Sáb Jul 07, 2018 3:55 pm Emanuel Ver última mensagem

 

4

 

Destinos - América do Sul
Chile

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes