Tecnologia
Aplicativos para celular

Todos os horários são GMT - 3 horas


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 11 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 29, 2020 4:03 pm 
 Atualizado: Qua Fev 05, 2020 11:19 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10164
Imagem

Os aplicativos de transporte vieram para ficar e revolucionaram a forma como nos deslocamos dentro das cidades. As três maiores empresas desse setor atuando no Brasil - a americana Uber, a espanhola Cabify e a chinesa 99 - passaram a ser a primeira opção de transporte privado para muita gente, praticamente substituindo o serviço de táxi.

O mercado foi “inaugurado” no Brasil pela Uber, que iniciou suas atividades em julho de 2014 na cidade de São Paulo. Em seguida vieram a Cabify e a 99POP, que foi vendida e passou a se chamar somente 99.

Enquanto a Uber atua basicamente em dois nichos - o de carros de luxo com a categoria Black e as corridas mais baratas na categoria X - a 99 preferiu competir no mercado oferecendo preços mais baixos do que a Uber na categoria X e com menos critérios a serem cumpridos tanto pelos carros como pelos motoristas.

A Cabify, por sua vez, começou suas operações no Brasil em 2016 oferecendo carros de modelos mais novos e motoristas selecionados, tudo isso a um preço acima do Uber X porém abaixo do cobrado pelo Uber Black. Todavia, diante da concorrência da Uber e da 99, em julho de 2018 ela reduziu suas tarifas.

Na cidade onde vivo, Brasília, essas três empresas competem no mercado de transporte por aplicativo e sempre usei todas elas, escolhendo a que tivesse a melhor tarifa e/ou maior disponibilidade de motoristas no momento. No início das operações da Cabify e da 99 eram muitos os códigos de desconto oferecidos.

Ano passado o Banco do Brasil começou a oferecer um Clube de Benefícios. Nele, o correntista pode resgatar o valor pago de tarifa de manutenção de conta na forma de diversos tipos de recompensas, sendo uma delas vouchers para uso na Cabify. Como volto do trabalho todos os dias com carro de aplicativo, inicialmente achei a idéia muito boa. Já que vou pagar pela manutenção da conta, pelo menos recebo esse dinheiro de volta em um serviço que de fato eu utilizo. Como meu pacote de serviços no BB custa R$ 82,00, todo mês recebo do banco 16 vouchers no valor de R$ 5,00 cada para usar no aplicativo de transporte. Os R$ 2,00 restantes são oferecidos em alguma besteira que nunca usei.

Com esses vouchers, comecei a usar a Cabify com mais freqüência percebi que o benefício não era tão vantajoso assim dados os vários problemas desse aplicativo. Conversando com os motoristas, que normalmente rodam em mais de um aplicativo, fui percebendo que eles também tinham várias reclamações da empresa.

Os problemas que vejo na Cabify, como passageiro:

1. Aplicativo demora para achar a localização
2. Não permite definir uma parada intermediária na corrida
3. Não permite ao passageiro alterar o destino (só o motorista pode fazer)
4. Normalmente demora mais tempo para encontrar um carro e/ou este demora para chegar
5. Motoristas não sabe usam o aplicativo direito. Já ensinei a mais de um como se faz para alterar o destino da viagem.
6. Passageiro não sabe se motorista leu a mensagem que ele enviou

As reclamações que costumo ouvir dos motoristas:

1. Cabify paga menos da metade do que a Uber e a 99 por quilômetro rodado
2. Motorista não consegue cancelar a corrida (só passageiro pode fazer)
3. Motorista não tem acesso ao extrato de ganhos semanais

Então temos a seguinte situação: um aplicativo que é mais exigente na escolha de carros e motoristas e, por causa disso, tem uma oferta menor de carros, o que leva os passageiros a utilizarem menos o aplicativo, preferindo a Uber e a 99, o que diminui o número de chamadas na Cabify, o que, aliado a uma remuneração mais baixa, desestimula os motoristas a rodarem com esse aplicativo. Temos então um ciclo vicioso instalado.

Mais de um motorista já me contou que quase não roda com a Cabify porque consegue poucas corridas com ela.

As precariedades e limitações que mencionei acima se traduzem nos vários problemas que já tive com a empresa:

1. Aplicativo procura um carro por 5, às vezes 10 minutos, e não encontra nenhum.

2. Motorista aceita a corrida mas não vem me buscar, provavelmente porque apareceu uma corrida melhor em outro aplicativo. E não cancela a corrida porque não existe essa opção. Resta ao passageiro cancelar, mas dependendo do tempo que o motorista está se deslocando uma multa é cobrada.

3. A situação mais absurda pela qual passei com a Cabify foi na saída de um show, por volta de meia-noite. Um motorista que estava a 300 metros de mim aceitou a corrida mas não veio me buscar. Como também não atendeu o telefone nem respondeu às minhas mensagens, chamei um carro por outro aplicativo e fui embora sem cancelar a corrida. Mais de 24 horas depois o motorista apareceu no local, esperou por mim e, como eu não estava lá, cancelou a corrida e me cobrou uma multa!

Conforme já disse, todo mês o BB me dá 16 vouchers de desconto com validade de 30 dias. Volto todos os dias do trabalho com carro de aplicativo, então tenho 22 dias úteis todo mês para fazer 16 corridas com a Cabify e usar esses descontos. Parece fácil, mas por dois meses consecutivos não consegui usar todos os meus vouchers: ou a Cabify estava mais cara do que as demais (mesmo com o desconto) ou nenhum motorista aceitava minha corrida e acabei chamando um carro por outro aplicativo.

Diante de tudo isso, eu pergunto:

Para que serve a Cabify?

Um aplicativo de transporte que não oferece atrativos para os passageiros nem para os motoristas serve para quê?

O que vocês acham? Costumam usar a Cabify? Estão satisfeitos? Como é nas cidades de vocês?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 29, 2020 6:08 pm 
Mensagens: 1341
Boa, Baran! Alfinetada cirúrgica.

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 29, 2020 7:32 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 40448
Para nada. Já deletei o app há muito tempo. No Rio de Janeiro, acho que há mais carros do que em Brasília, mas é sempre a mais cara. Instalei o app novamente para usar em Buenos Aires, pois é legalizada - o Uber não é. Acabei preferindo usar o Uber mesmo, pois às vezes era metade do preço. Para mim, a Cabify se perdeu no caminho.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 29, 2020 7:53 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10164
Se a Cabify parar de atender Brasília acho que ninguém vai perceber.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 29, 2020 7:56 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11602
Então o nome certo não seria Cabifu....?? rsrs


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 30, 2020 9:22 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10164
Conversando com o motorista hoje ele disse que a Cabify paga por quilômetro o mesmo que a Uber paga na categoria Comfort. Ontem o motorista me disse que ela pagava menos da metade. Não sei em qual acreditar.

Mas ele me disse uma coisa que responde à pergunta do post: aqui em Brasília 80% das viagens da Cabify são corporativas.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 30, 2020 9:42 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40448
Acabei de receber por e-mail:

Nova Cabify, novas categorias. Saiba mais:
O que era bom, ficou ainda melhor! Lançamos novas categorias que vão deixar seu bolso ainda mais contente.

Agora no nosso app, você vai encontrar os seguintes nomes:

Economy: Todo conforto e segurança da Cabify, com preços muito abaixo do mercado.

Comfort: A melhor experiência com os motoristas mais bem avaliados, a segurança e qualidade da Cabify à disposição, com um preço justo e compatível com o mercado.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Fev 03, 2020 9:32 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10164
Com novos recursos, Cabify tenta ganhar o coração dos motoristas de app

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... pp.amp.htm

Quero só ver se vai mudar alguma coisa.

Acabei de chamar um Cabify para ir ao trabalho. Um motorista próximo aceitou a corrida, 4 min para chegar. Depois de 4 min ele não havia nem saído do lugar. Liguei, tocou 2x e ele recusou a ligação. Cancelei a corrida. Chamei novamente, o sistema procurou carro por uns 2 minutos e nada. Desisti e chamei um Uber.

O pior é que situações como essa estão mais para regra do que para excessão.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Fev 03, 2020 9:39 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40448
Não acho que vai mudar muita coisa.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Fev 03, 2020 3:19 pm 
Mensagens: 703
Para mim serve para ir e voltar do aeroporto com aquele desconto do Visa.



Booking.com
Tecnologia
Aplicativos para celular

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante