Catedral de Sal de Zipaquirá | A primeira maravilha da Colômbia

Troca de informações e dicas sobre Bogotá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Out 10, 2016 9:17 am
Imagem

Bogotá é um destino surpreendente, que possui inúmeras atrações, ocupando facilmente alguns dias de viagem. Mas é em uma cidadezinha interiorana, distante cerca de uma hora de carro da capital colombiana, que se encontra um dos lugares mais bonitos e emocionantes do país. Um passeio imperdível em qualquer roteiro. Trata-se da Catedral de Sal de Zipaquirá.

Localizada no município de Zipaquirá, a Catedral de Sal é considerada a "Primeira Maravilha da Colômbia". O apelido não é exagero: o local impressiona e emociona a todos que o visitam, independente da religião ou das crenças de cada um. Como o próprio nome diz, a catedral foi construída dentro de uma mina de sal, situando-se 180 metros abaixo da superfície. Hoje, o lugar funciona como uma atração turística com estrutura completa, e atrai curiosos do mundo inteiro ávidos para conhecer um local único.

A melhor e mais confortável maneira de chegar à Catedral de Sal é contratando um tour saindo de Bogotá, que fica cerca de uma hora distante da atração. Melhor ainda se for privativo, como o que é oferecido pela excelente agência Bogota Pass. Foi este tour que contratamos. Nossa guia foi a simpática e animada Cláudia. Ela chegou pontualmente ao hotel na companhia do motorista e nos levou por uma boa estrada rumo a nosso destino. Extremamente inteligente e conhecedora de diversos assuntos ligados à história e à cultura colombianas, Cláudia alegrou nosso dia e tornou o passeio ainda mais especial.

Imagem

Do lado de fora da mina, já começamos a entrar no clima do local ao avistarmos estátuas representando o trabalho braçal dos mineiros. Em seguida, entramos por um túnel todo iluminado e repleto de toras de madeira, que nos leva para um outro túnel, todo coberto de sal. É impossível controlar a vontade de colocar as mãos na parede e depois na boca, provando o gosto salgado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Logo em seguida, entramos na catedral propriamente dita. A mina, hoje desativada, é do século XIX, mas a primeira versão da catedral começou a ser construída em 1950. Já em 1991, começou a ser erguida a catedral atual, dividida em três partes diferentes: Via Crúcis, Cúpula e Naves. No caminho até a sala principal do templo católico, o visitante passe por pequenas capelas representando as 14 estações da via-sacra. É impossível não se deixar envolver pelo clima místico e especial do local.

Imagem

Imagem

A sala principal é o ponto alto do passeio. Imponente, naturalmente bonita, ela conta com um jogo de luzes que a torna ainda mais especial e deslumbrante, em uma maravilhosa composição com as paredes de sal. O cenário rende belíssimas fotografias e momentos de pura contemplação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Enquanto éramos guiados pela Cláudia, que adicionou várias informações interessantes ao passeio, passamos por outras pequenas capelas e pelas demais instalações da gigantesca mina. Entre os pontos de destaque, está o interessante show musical de luzes que se projetam no teto de uma das salas; o lindo jogo de espelhos d'água formado em outro local da mina; e as lanchonetes, que proporcionam a chance de tomar um café colombiano 180 metros abaixo da superfície, em meio a paredes de sal. Há várias outras atrações no local para os visitantes curtirem, e em breve, haverá novidades como um Spa e uma tirolesa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Saindo da Catedral de Sal, vale a pena passear pela simpática cidade de Zipaquirá, parando no Centro para andar pelas ruas de comércio e tirar fotos na Plaza de la Independencia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas uma visita a Zipaquirá não é completa sem provar o autêntico churrasco colombiano em uma das muitas churrascarias típicas espalhadas pela cidade. Nossa escolha, seguindo a recomendação da guia, foi pela Brasas del Llano. Dica infalível: da decoração do restaurante à comida, tivemos uma experiência original e deliciosa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De volta a Bogotá, não tem como não se sentir bem após um dia tão especial e iluminado em uma das atrações mais especiais da América Latina. Sabe aqueles lugares que emanam uma boa energia? Assim é a Catedral de Sal. O título de "Primeira Maravilha da Colômbia" é mais do que merecido. Trata-se de um local único, com uma beleza e uma espiritualidade singulares. Para completar, a cidadezinha de Zipaquirá possibilita uma agradável caminhada e um delicioso almoço. Um passeio completo. E inesquecível.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já visitou a Catedral de Sal? Gostou do passeio? Passeou por Zipaquirá também? Comeu em alguma churrascaria? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

daniloCamargo Mensagens: 7
Seg Out 10, 2016 10:48 am
Muito legal o relato ! Estou indo pra lá em novembro, e já anotei as dicas.

Uma dúvida, no entanto: será que alguém ja fez esse passeio com o Trem turistico que leva até lá ?

http://www.turistren.com.co/" onclick="window.open(this.href);return false;

Estou vendo todas alternativas de ir de Bogotá até lá, e me pareceu uma boa tanto o trem como aluguel de carro (não me animei em ir de ônibus)

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Out 10, 2016 5:19 pm
Obrigado, Danilo!

Aluguel de carro eu não recomendo em hipótese alguma. O trânsito de Bogotá é caótico, e você terá que cruzar uma parte da cidade antes de pegar a estrada.

daniloCamargo Mensagens: 7
Ter Out 11, 2016 7:45 am
Oi Fábio,

Obrigado pela resposta. Sim, eu havia visto isso também, mas acabei me desanimando também pra pegar o trem, pois o tempo que fica na estação da catedral é muito curto, além de ter lido que o serviço não é bom..

Então, estou quase sem alternativas rs rs ...

:|

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Out 11, 2016 8:38 am
Muito bonita!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Out 11, 2016 1:05 pm
Acho que a melhor alternativa nesse caso é mesmo contratar o passeio através de uma agência. Se quiser uma opção mais econômica, dá para pegar um tour em grupo, dividindo o passeio com outras pessoas.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Nov 14, 2016 10:04 am
Muito legal, quero visitar em uma viagem para a Colombia.

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Qua Out 18, 2017 1:22 am
A região como um todo é muito bonita e a Catedral por dentro é maravilhosa! Realmente impressiona a complexidade do trabalho feito pelos mineiros. O pé direito dos salões principais são altíssimos. O passeio guiado é bem organizado... em inglês e espanhol. O único problema é na volta, pois depois de uma longa descida dentro da montanha, tem que subir tudo aquilo de novo pra voltar.

Também não recomendo ir dirigindo até lá. O transito de Bogotá é pesado, alem do percurso levar cerca de 40 minutos. Eu contratei o taxi do hotel e fui com toda tranquilidade e segurança.





Booking.com

Voltar para “Bogotá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio