Qual moeda levar para a Colômbia?

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Ago 01, 2018 9:09 am
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Colômbia é saber qual moeda levar. A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano, mas no Brasil você não conseguirá comprá-lo. E, caso consiga, a cotação não será nada interessante.

Leia também: 10 dicas para quem deseja viajar para Colômbia

Qual moeda você deve levar para a Colômbia?

Os meios de pagamento aceitos na Colômbia são os seguintes:
- Pesos colombianos;
- Dólares americanos;
- Euros;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Cartão pré-pago (não vale a pena).

Os reais não têm boa aceitação no mercado colombiano, então você vai sempre precisar realizar câmbio. Você pode viajar com reais, dólares ou euros e trocá-los ainda no aeroporto.

Como conseguir pesos colombianos?

Quase sempre, a cotação no aeroporto é ruim, mas você consegue trocar na casa de câmbio. Troque apenas uma pequena quantidade, para ter a moeda local para os primeiros gastos, e depois, com calma, procure uma casa de câmbio no centro da cidade para trocar o restante.

Se quiser, você poderá realizar um saque em um caixa eletrônico com seu cartão de crédito ou débito. Ao escolher o cartão de crédito, você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação, geralmente, é a do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF também é de 6,38%.

É melhor dólares americanos ou reais?

Quanto mais câmbio você fizer, mais prejuízo terá, por isso, se você não tem dólares ou euros em casa, não compre e leve reais, para fazer o câmbio apenas uma vez, na Colômbia. Se você tem outra moeda forte, poderá levar para fazer o câmbio.

Ao levar os reais, você também não precisa trocar tudo de uma vez, pois se não usar o dinheiro terá que vender antes de ir embora, e vai perder dinheiro com isso. Vá trocando aos poucos, a medida que for precisando. Como é fácil encontrar casas de câmbio, e até mesmo os hotéis podem fazer o câmbio, essa estratégia é válida.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Depende de alguns aspectos, pois a cotação usada entre os bancos varia muito. Em geral, a aceitação é boa, mas em lugares pequenos, principalmente em San Andrés, você não conseguirá usar. Em hotéis, locadoras, grandes lojas e restaurantes é possível usar, mas você pagará IOF de 6,38% em todas as compras, além da possível variação cambial.

Os cartões pré-pago ainda valem a pena?

Não, pois você pagará IOF de 6,38% ao colocar dinheiro nele, e não acumulará pontos/milhas. Se você comprar papel moeda, por exemplo, pagará IOF de apenas 1,1%. Entretanto, como é possível viajar com reais, sem precisar pagar o IOF, não vale a pena investir em um cartão pré-pago.

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Atualmente, a melhor opção é levar reais e realizar o câmbio na cidade, evitando assim pagar taxas. Use o cartão de crédito para gastos mais elevados, se não quiser andar com grande quantidade de dinheiro vivo. O saque só recomendamos em último caso, na necessidade de ter dinheiro em mãos.

Antes da viagem faça o desbloqueio do seu cartão de débito e crédito, senão você terá problemas para realizar saques e compras. Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e é sempre a melhor opção em caso de imprevistos.

Leia também: Roteiro de viagem pela Colômbia | Cartagena e San Andrés

Boa viagem!

E você, que moeda usou na Colômbia? Teve algum problema? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Ago 01, 2018 10:40 am
Eu levei dólares - já tinha em casa- e achei uma boa opção!! Troquei facilmente e cotação ok. Fiquei impressionada só com o câmbio no aeroporto - realmente não vale trocar lá!

rodriguerj Mensagens: 562
Qua Ago 01, 2018 3:28 pm
Então

para saber se vale a pena ou não levar dolar, só fazendo as contas, fui la ano passado e ganhei levando dolar comprado aqui no rj

fgtoledo Mensagens: 86
Qua Ago 01, 2018 11:53 pm
Quando fui ano passado, comprei pesos colombianos na agencia do santander na JK (sao paulo) o valor ficou melhor que se eu levasse reais e fizesse cambio la...

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Ago 02, 2018 12:18 am
Nenhuma, saca lá no caixa na saída do aeroporto.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Ago 02, 2018 9:13 am
Saque no caixa tem IOF de 6,38%. Acha que mesmo assim compensa @emmanuelkalispera?

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Ago 02, 2018 10:42 am
Eu acho que sim. Geralmente as empresas de câmbio para essas moedas pouco negociadas tem um spread muito alto. Não duvido que supere esses 6%. Para se ter uma noção esses dias no aeroporto de Brasília, a Libra estava sendo negociada a 5.80 para venda e 4.60 para compra. A cotação o dia oficial era 5.10. Pagando 6.38% mais o spread do cartão daria uns 5.50. E olha que estamos falando de Libra.

Eu acho que só vale a pena comprar em papel moeda dólar e euro. As demais, eu prefiro sacar na hora que chego no país e o mínimo que for precisar para evitar ficar com elas em mãos.





Booking.com

Voltar para “Colômbia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio