Quito: um destino surpreendente no Equador

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Nov 03, 2015 8:16 am
Imagem

Quito é a capital do Equador e a segunda maior cidade do país. Com uma população de cerca de 2 milhões de habitantes em sua região metropolitana, é a segunda capital mais alta do mundo, a cerca de 3 mil metros de altitude na Cordilheira dos Andes. O destino é o principal ponto de entrada no país e foi a primeira cidade do mundo a ser declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1978.

A primeira sensação que sentimos foi o ar rarefeito da altitude. É preciso de 1 a 2 dias para nos acostumarmos e a ingestão do chá de coca realmente acelera muito essa adaptação. Aliás, toda a população toma esse chá e masca folhas da planta. São produtos facilmente encontrados em todos os lugares, desde ambulantes até os restaurantes mais sofisticados.

Imagem

A segunda surpresa foi a temperatura. Mesmo localizado sobre a linha do Equador o clima é sempre agradável, variando entre 18/20 graus durante o dia e 14/16 graus à noite, graças a sua altitude.

Fizemos o check-in no histórico Pátio Andaluz, um hotel boutique com excelente localização no centro histórico da cidade, e já saímos cheios de curiosidade para desvendar os mistérios de São Francisco de Quito, nome oficial da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Nossa primeira parada foi a Praça Independência, no coração da cidade. Um lugar em que em uma única pincelada podemos ter uma boa noção da história de Quito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lá mesmo, quase em frente ao palácio presidencial, tivemos nossa primeira experiência com a culinária equatoriana no Hasta la Vuelta Señor. Foi amor à primeira vista. Ou a primeira mordida!

Aliás, a culinária equatoriana nos encantou em cada uma das refeições. Podemos afirmar sem exageros que não houve um único prato que nos desagradasse. Pratos exóticos e frutas que nunca ouvimos falar dão o tom das deliciosas surpresas à mesa.

Imagem

Imagem

Após o almoço fizemos uma caminhada pelo centro histórico visitando suas atrações turísticas, como o Palácio Carondelet, o palácio presidencial e a Praça de San Francisco.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta mesma tarde fomos à Galeria Ecuador Gourmet para uma degustação técnica de cafés e aproveitamos para degustar o chocolate local. Os equatorianos afirmam com grande certeza que ambos os produtos locais são os melhores do mundo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ao retornarmos ao nosso hotel já era noite e a Praça Independência, toda iluminada, estava ainda mais bonita.

Imagem

Imagem

No dia seguinte acordamos bem cedo para uma visita à histórica Igreja da Companhia de Jesus, cujo interior é todo forrado com lâminas de ouro. Não são permitidas fotos do local, mas as autoridades locais abriram uma exceção exclusivamente para nós. A beleza do interior é de deixar qualquer mortal boquiaberto!

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida fomos conhecer a Ciudad Mitad del Mundo, onde foi construído um monumento sobre a linha do Equador. Além disso, o local tem outras atrações, como um museu e um planetário.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Perto de lá, também sobre a linha do Equador, está localizado o Museu Intiñan. Um lugar diferente, onde o folclore equatoriano e as experiências científicas dividem a cena. No ponto exato sobre a linha do Equador são realizadas algumas experiências cujo resultado surpreende.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Equador vem ganhando a cada dia destaque no mundo das cervejas artesanais, por isso fomos conhecer uma das mais bem feitas. Com uma produção de apenas 5 mil litros mensais, a Santana Brewing Company está localizada em uma linda fazenda colonial espanhola e é de propriedade familiar. Os rótulos apresentados refletem em seu sabor todo o amor e talento que seus proprietários investem no negócio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No dia seguinte subimos de teleférico até cerca de 4.100 metros para observar os vulcões que cercam a cidade e ter uma vista panorâmica do vale. Avistamos alguns dos mais próximos, como o Pichincha, mas infelizmente o tempo não permitiu que víssemos o imponente Cotopaxi.

Mesmo assim é um lindo passeio muito recomendado e até mesmo uma chance de aventura para os bikers, que podem subir de teleférico e descer de bicicleta uma trilha que certamente proporcionará muita adrenalina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nossa parada seguinte foi na Capilla del Hombre, parte da Fundação Guayasamin, criada por Oswaldo Guayasamin, o mais famosos artista plástico equatoriano.

No local, além de ser possível visitar a casa onde o artista morava, podemos ver a Capilla em si, onde estão guardadas muitas de suas principais obras, algumas delas repatriadas após sua morte, realizando o sonho dele de preservar seu trabalho para o povo equatoriano.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De volta ao centro histórico visitamos a boêmia La Ronda.
Imagem

Infelizmente o tempo não colaborou e chovia muito, mas tivemos uma verdadeira aula sobre chocolates no Chez Tiff. Aprendemos muito sobre como são feitos, classificados e degustados o nobre produto do cacau.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visitamos ainda a magnífica Catedral del Voto Nacional, a maior igreja em estilo neogótico das Américas. Um local grandioso e de muita beleza!

Imagem

Imagem

Imagem

Trocamos de hotel e de foco na cidade. Fomos para o sofisticado NH Collection Quito Royal.

Imagem

Imagem

Imagem

Localizado no elegante bairro de La Mariscal, um lado moderno da cidade, muito diferente de seu centro histórico onde a noite é bastante agitada, principalmente na Plaza Foch.

Imagem

No dia seguinte fizemos um day trip até os arredores de Quito. Nossa primeira parada foi na cidade de Cayambe, onde vimos como são feitos os tradicionais biscoitos equatorianos.

Imagem

Depois visitamos a Hacienda la Compania, uma fazenda produtora de rosas e grande exportadora. O Equador é hoje o segundo maior exportador de rosas do mundo, produzindo mais de 400 variedades da flor.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após uma rápida parada para apreciar o vulcão Imbabura chegamos a Otavalo, uma cidade onde está localizado um dos mais tradicionais mercados indígenas do Equador, onde toda uma gama de produtos confeccionados localmente podem ser comprados. Uma ótima oportunidade para comprar lembranças para a família e os amigos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra cidade muito interessante na região é Cotacachi, conhecida como uma capital do couro. Dezenas de lojas especializadas nos mais diversos artigos feitos com o material encontram-se ali lado a lado com preços muito atrativos!

Imagem

Imagem

Imagem

De volta a Quito, foi a vez de ter um jantar diferente. No restaurante Achiote, típico da cozinha equatoriana, tivemos uma aula de culinária enquanto fazíamos nosso próprio jantar. Sob a supervisão do chef Felipe aprendemos a fazer típicos pratos equatorianos, como o ceviche de camarão. Foi enriquecedor!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de um roteiro tão agitado, nada mais justo que tirarmos o último dia para o relaxamento. Distante cerca de 2 horas de Quito, nos limites da Alta Amazônia Equatoriana, está localizada uma maravilha da natureza.

As Termas Papallacta estão localizadas a 3.200 metros acima do nível do mar e dentro da cratera de um vulcão adormecido. A energia vulcânica restante é suficiente para manter aquecida toda a água que ali brota.

São dezenas de piscinas aquecidas em diferentes temperaturas, um Spa com muitos tipos diferentes de tratamentos, restaurantes e até um hotel. Sim, um hotel. Porque depois de experimentar a delícia dos banhos termais você vai querer passar muitos dias lá! Tudo foi construído de forma sustentável e em perfeita harmonia com a natureza.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como ir para Quito

A melhor rota, e a única direta saindo do Brasil, é com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes. O voo direto decola aos domingos, terças e quintas e retorna às segundas, quartas e sextas, sempre com duração de 6 horas. Você pode voar na Classe Econômica ou na Premium Economy do Boeing 737 MAX 8 e no serviço de bordo é oferecida uma refeição quente e um lanche, gratuitamente, além de bebidas. Os passageiros também recebem travesseiro e cobertor, além de terem acesso ao entretenimento de bordo, o GOL online. Espere encontrar passagens aéreas a partir de R$ 1.500,00, com parcelamento em até 5 vezes sem juros.

Leia também: Como é voar na Premium Economy da GOL Linhas Aéreas para Quito no Boeing 737 MAX 8

Conclusão

Adoramos Quito! A cidade foi para nós um destino surpreendente e se revelou muito mais do que esperávamos. Sua cultura, culinária e visual encantam e conquistam. Recomendamos muito tanto para ser seu destino final, como local de parada para quem vai as Ilhas Galápagos. Você também vai se surpreender, pode apostar.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

E você, conhece Quito? O que mais gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 03, 2015 8:23 am
Realmente parece surpreendente. Me animei para ir conhecer a cidade em 2016!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Nov 03, 2015 10:06 am
Adorei Quito. Gostaria de voltar com mais calma para explorar os vulcões no entorno e ficar alguns dias curtindo as termas Papallacta :D

Patricia Mensagens: 2384
Ter Nov 03, 2015 10:27 am
Não tinha ideia de como era a cidade. Gostei bastante do relato e mais ainda da "Termas Papallacta".

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Ter Nov 03, 2015 10:33 am
Como é a cotação da moeda local

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Nov 03, 2015 10:51 am
kateto, o Equador utiliza como moeda nosso velho conhecido dólar americano.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 03, 2015 10:55 am
Os preços em dólares americanos são iguais na Flórida, por exemplo? Comida, passeio e transporte, por exemplo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Nov 03, 2015 11:10 am
Eu notei que existe uma disparidade muito grande do que é simples para o que é sofisticado. Uma refeição em um restaurante popular custa em torno de US$3, mas em um restaurante luxuoso pode passar facilmente dos US$50.

As entradas das atrações são baratas, girando todas abaixo de US$5.

Transporte é muito barato. O Equador é grande produtor de petróleo e o combustível é subsidiado como política populista de estado. Um táxi entre o aeroporto, que é longe do centro, até o centro custa menos de US$20. Os ônibus custam centavos.

Já tudo que é importado é caríssimo pois o Equador pratica uma política de altíssimos impostos de importação a fim de manter o dólares circulando lá dentro.

yureco Mensagens: 2490
Ter Nov 03, 2015 1:27 pm
Muito interessante! Parabéns pela matéria!





Booking.com

Voltar para “Equador”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio