Museu Intiñan: folclore e ciência sobre a Linha do Equador

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Nov 12, 2015 9:47 am
Imagem

O Museu Intiñan é uma instituição localizada nos arredores de Quito, exatamente sobre a Linha do Equador, dedicada a promover uma nova imagem do centro geodésico da Terra. Desde a antiguidade os povos indígenas da região já sabiam da localização peculiar de Quito, que no idioma indígena quíchua quer dizer "Lugar do meio".

Inaugurado em 2007, o museu mantém uma exposição permanente mostrando a consciência que os indígenas já tinham de tal localização. Lá eram celebrados os equinócios e solstícios pelos habitantes originais do lugar.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O lado científico do museu fica evidente nas experiências realizadas na frente dos visitantes.

Além de poder tirar uma foto com pé em cada hemisfério, também você pode comprovar a teoria da água que roda em sentidos diferentes em cada hemisfério. De fato, basta se afastar alguns metros em cada direção para notar a mudança de sentido.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também é possível fazer a experiência para comprovar a teoria de que é mais fácil equilibrar um ovo sobre um prego na Linha do Equador. Se isso é verdade ou não, não podemos afirmar, mas o fato é que conseguimos realizar o experimento sem muita dificuldade.

Imagem

Imagem

Imagem

Todos os visitantes que conseguem realizar o feito recebem um diploma de "Balanceador de ovo". Também é explicado que sobre a Linha do Equador pesamos 1 quilograma a menos, em média.

O Museu Intiñan abre diariamente de 9:30 às 17:00 e a entrada custa US$4.

Imagem

Como ir para Quito

A melhor rota, e a única direta saindo do Brasil, é com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes. O voo direto decola aos domingos, terças e quintas e retorna às segundas, quartas e sextas, sempre com duração de 6 horas. Você pode voar na Classe Econômica ou na Premium Economy do Boeing 737 MAX 8 e no serviço de bordo é oferecida uma refeição quente e um lanche, gratuitamente, além de bebidas. Os passageiros também recebem travesseiro e cobertor, além de terem acesso ao entretenimento de bordo, o GOL online. Espere encontrar passagens aéreas a partir de R$ 1.500,00, com parcelamento em até 5 vezes sem juros.

Leia também: Como é voar na Premium Economy da GOL Linhas Aéreas para Quito no Boeing 737 MAX 8

Conclusão

Gostamos muito do museu! Ficamos impressionados com as experiências realizadas e aprendemos bastante sobre a cultura e folclore dos povos pré-colombianos que habitavam a região. Vale a pena conciliar sua visitação com a Ciudad Mitad del Mundo, que também fica nessa região.

Bom passeio!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

E você, conhece o Museu Intiñan? Conseguiu equilibrar o ovo no prego? Gostou do lugar? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qui Nov 12, 2015 11:54 am
Parece ser bem interessante mesmo esse museu.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 12, 2015 1:03 pm
Parece interessante!

Só duas observações:

- O centro geodésico da Terra está no centro da esfera terrestre e não em cima de uma linha. Centro é, por definição, um ponto, um objeto de dimensão zero, não uma reta que passa sobre a superfície de uma esfera.

- Essa história de a água que desce pelo ralo rodar em um sentido no hemisfério norte e em outro no sul é supostamente devido à Força de Coriolis. Essa força influencia na formação de nuvens, mas é desprezível na formação do redemoinho de água descendo pelo ralo, bem como na facilidade de equilibrar um ovo. Isso é mais para entreter os turistas.

Mais em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap7/cap7-3.html

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Dez 11, 2015 9:48 am
Muito curioso! Tipo de museu que eu gosto!

catelli Mensagens: 144
Qua Jun 15, 2016 12:18 pm
Estive lá faltando 2 dias para o equinócio, você vê a sombra praticamente alinhada com a linha do equador.

Sobre a força de coriolis, apesar de ser fraca, acho que o experimento funciona pois não existem outras forças externas atuando, exceto a gravidade que vai fazer a água descer pelo tanque. O experimento funciona e entretém o turista. Eu fiz um vídeo desta demonstração na época.





Booking.com

Voltar para “Equador”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio