Qual é a melhor máscara de proteção contra o coronavírus para utilizar durante as viagens?

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mai 22, 2020 2:38 pm
Imagem

O novo coronavírus vem impactando todo o planeta e dentre os setores mais afetados está o do turismo, que praticamente parou desde o início da pandemia. E pelo que temos visto, mesmo quando se iniciar o processo de reabertura dos mercados, é praticamente certo que diversas medidas precisarão ser adotadas pelas empresas e também pelos viajantes para minimizar os riscos de contágio.

Leia também: Pesquisa revela as expectativas para viagens de avião após a pandemia do coronavírus

Neste específico, além da constante higienização das mãos, a utilização de máscaras vem se disseminando entre muitas pessoas, sendo que algumas cidades tornaram o uso obrigatório em áreas públicas. Acreditamos, por isso, que durante as viagens, por um bom tempo, seja nos aeroportos, aviões ou no destino final, você precisará utilizar máscaras.

Qual máscara utilizar durante as viagens?

O principal problema é que as máscaras de pano e descartáveis normalmente precisam ser substituídas após 2 horas de uso, pois é quando se tornam úmidas e impróprias para o uso que se destinam.

Assim, pensando em uma viagem de duas semanas, com aproximadamente 10 horas de passeios diários, seriam necessárias pelo menos 70 máscaras descartáveis por pessoa. E caso se utilize o modelo de pano, você precisará levar máscaras em quantidade suficiente que permita serem utilizadas e higienizadas diariamente.

Pensando nisso, entendemos que uma alternativa viável para a maioria das pessoas seja a utilização de um respirador com filtros, que proporciona maior proteção contra eventual contaminação e não precisa ser substituído, bastando sua higienização após o uso.

O que é proteção N95 ou PFF2?

A classificação americana N95 se refere a um respirador com eficácia de filtragem mínima de 95%, enquanto que a classificação europeia PFF2 significa uma eficiência mínima de 94%. Na prática, são proteções equivalentes.

Máscaras com classificação N95 proporcionam elevado grau de proteção contra o coronavírus, sendo indicadas pela Anvisa para uso hospitalar em situações de altíssimo risco de contágio. Por exemplo, durante os procedimentos de entubação de pacientes infectados.

Exatamente por isso, a recomendação é que as máscaras descartáveis N95 não sejam adquiridas pela população em geral, devendo ser de uso restrito pelos profissionais da saúde.

O que é um respirador?

Respirador é um equipamento que cria uma vedação em torno do nariz e boca do usuário, de forma que todo o ar inalado passe previamente por filtros, garantindo que nenhum agente patológico, como o coronavírus, seja transmitido. Existem respiradores descartáveis, que devem ser eliminados após o uso, e os de uso contínuo, também chamados de respiradores com manutenção, que podem ser utilizados por longos períodos.

Ambos oferecem proteção N95 e enquanto os descartáveis devem ser destinados principalmente para os hospitais, os respiradores com manutenção podem ser utilizados pelo público em geral.

Qual a diferença entre uma máscara cirúrgica e um respirador?

Segundo divulgado pela 3M, a diferença entre uma máscara cirúrgica e um respirador é a seguinte:
O respirador é um Equipamento de Proteção Individual que cobre boca e nariz. Proporciona uma vedação adequada sobre a face do usuário e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes presentes no ambiente de trabalho na forma de aerossóis.

O respirador, além de ter capacidade de reter gotículas, apresenta proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, como vírus, bactérias e fungos. Em ambiente hospitalar, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, o respirador deve ter um filtro com aprovação mínima PFF2/P2.

A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre nariz e boca. É indicada para proteger o Trabalhador da Saúde de infecções por inalação de gotículas transmitidas a curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias. Serve também para minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias geradas pelo próprio Trabalhador da Saúde ou pelo paciente em condição de transporte.
Ou seja, em um ambiente em que o coronavírus esteja no ar, a máscara não proporciona 100% de proteção, sendo possível que haja contaminação, uma vez que parte do ar inalado entra pelas bordas expostas da máscara. Já no caso do respirador isso não ocorre, pois todo o ar passa antes pelos filtros.

Qual a diferença entre uma máscara cirúrgica e uma máscara de pano?

O principal problema é que as máscaras de pano não possuem um protocolo de fabricação, o que significa dizer que cada uma tem um nível de proteção próprio. Em termos gerais, considerando uma máscara caseira de qualidade, o nível de proteção, conforme pesquisa realizada pela Universidade de Qingdao, na China, é adequado:
Resultado do teste para máscaras de proteção na capacidade de bloqueio do vírus em aerossóis:
1) Máscaras N95 - 99,98%;
2) Máscara Cirúrgica - 97,14%;
3) Máscara Caseira - 95,15%.
O principal problema, como já dito, é que as máscaras caseiras precisam ser corretamente higienizadas e secas antes da reutilização, o que pode ser um enorme problema durante uma viagem. E da mesma forma que ocorre com as máscaras cirúrgicas, a proteção não é total, principalmente no caso de alguém ter contaminado o ar (tosse e espirro, por exemplo).

Como funciona o respirador não descartável?

Utilizaremos como referência o Respirador 3M – Série 6000, que é um dos mais confiáveis e utilizados no mercado. Este respirador semifacial cobre apenas o nariz e boca, e normalmente é utilizado por pessoas que tenham contato com agentes químicos tóxicos. O respirador em si é a peça que entra em contato com o rosto, mas que necessita de filtros adequados para produzir resultados.

Uma opção mais barata é adquirir dois Filtros para Particulados 3M 2071, que proporcionam proteção contra o coronavírus. O problema é que, neste caso, o filtro fica exposto, podendo ser danificado durante o uso.

Outra opção é adquirir dois Cartuchos Químicos 3M 6001, que por si só não protegem contra a COVID-19.

No entanto, sobre esses cartuchos é possível instalar o Filtro para Particulados 3M 5N11, mediante utilização do Retentor para Filtros 3M 501, que criará uma proteção contra o coronavírus.

A 3M possui um assento que permite utilizar o filtro 5N11 diretamente no respirador, mas essa peça está em falta em todas as lojas que procuramos.

O custo aproximado deste sistema é de 200 reais e o prazo de utilização varia de acordo com o uso. Mas o mais provável é que dure alguns meses, e quando necessário basta efetuar a substituição dos cartuchos/filtros.

O respirador é confortável de utilizar?

Sim, é muito confortável, principalmente porque foi feito para ser utilizado por longas horas, por profissionais que normalmente estão em ambientes contaminados e que por isso não tem sequer opção de retirar o equipamento.

Leia também: Exigência de certificado de teste da COVID-19 para viagens

Como é feita a limpeza do respirador?

De acordo com o site da 3M americana, após o uso deve-se retirar os filtros 5N11 e fazer a lavagem ou desinfeção da máscara. Após seca, o filtro pode ser reinstalado e o respirador estará pronto para ser utilizado novamente.

No dia a dia de um viajante: o respirador é mesmo a melhor opção?

Infelizmente, não podemos tratar desse assunto no momento, pois a recomendação é ficar em casa, e é isso que estamos fazendo. Quando as viagens forem novamente liberadas, e as autoridades entenderem que é seguro viajar, poderemos testar o equipamento e então dizer se as nossas impressões iniciais se confirmam na prática.

Conclusão

Todos estamos enfrentando grandes mudanças, e certamente precisaremos nos adaptar a uma nova realidade quando as viagens voltarem a ocorrer. Provavelmente precisaremos adotar medidas de prevenção até que surja uma vacina, e por isso é essencial termos um método seguro e eficaz de proteção respiratória.

O respirador, mesmo tendo um custo inicial elevado, mostra muitas qualidades e é um equipamento durável, que pode ser utilizado por muitas horas, sendo possível higienizá-lo em pouco tempo.

Boa viagem - em breve!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, já pensa em comprar um respirador para utilizar nas viagens? Ou pretende utilizar máscaras caseiras ou descartáveis? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Mai 22, 2020 5:39 pm
Estou gostando muito da mascara. Fácil de usar, limpar e mais segura do que as mascaras caseiras.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Mai 23, 2020 5:53 am
Eu tenho a N95 mas odeio usar. Nao consigo respirar direito. So a uso quando vou a um local que exige seu uso

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 25, 2020 3:33 pm
Nossa, quantas coisas que eu não sabia! Bem interessante, @hugo fez praticamente um mestrado em pesquisas sobre a melhor máscara!
Olhando tendo a achá-la nada confortável! rs

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 25, 2020 3:56 pm
Ju, ela se amolda bem no rosto, e tem uma moldura de silicone que é bem confortável.

O segredo é inspirar e expirar de forma mais profunda, pois assim você abre as válvulas de entrada e saída e troca inteiramente o ar dentro da máscara.

Tem um modelo da 3M, o 7500, que dizem ser ainda mais confortável no rosto, mas custa o dobro e é mais difícil de encontrar.

mcoral Mensagens: 74
Seg Mai 25, 2020 4:18 pm
Hugo, as pessoas conseguem escutar vc bem com a mascara?

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 25, 2020 4:31 pm
@mcoral se a pessoa estiver perto, e você falar um pouco mais alto, escutam sem problemas.

Caso estejam mais distantes fica mais complicado. Podem até te ouvir, mas não entendem claramente o que você disse.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio