É difícil viajar para um destino onde não falam inglês?

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Set 01, 2015 9:10 am
O inglês é o idioma universal. A língua é a principal quando pensamos em viagem, pois, como você sabe, o português é falado por poucos países e não ajuda muito. O espanhol tem uma abrangência maior, mas também não é tão falado quanto o inglês. Ao viajar para o exterior você acaba usando o inglês na maioria das vezes, mesmo que o país não seja de língua inglesa.

Há destinos em que o inglês não é tão falando, dificultando um pouco a comunicação. Em hotéis e aeroportos, por exemplo, sempre há funcionários que falam o inglês, mas no dia a dia a comunicação pode se tornar um problema.

Perguntamos então a nossa equipe o que eles fazem para se comunicar:

Dicas do Gabriel:
Em muitos locais que viajei o inglês não era o idioma oficial, mas em aeroportos, hotéis e locadoras não foi difícil se comunicar. No dia a dia era complicado, então cheguei até a entrar em hotéis para pedir informações, pois sabia que lá me entenderiam. Outra dica é usar aplicativos de celular que fazem a tradução ou ter o nome do local que você deseja ir escrito, para facilitar.

Quando há placas ajuda muito, mas nem sempre é possível. Ter informações antes da viagem sobre o destino também é útil. Por fim, nunca viajo sem ter um plano de Internet local, assim tenho acesso a informações, ao GPS do aparelho e consigo me virar.
Dicas do Hugo:
Quando fui para Praga, na República Tcheca, em 2010, me deparei com situações em que as pessoas não falavam inglês ou falavam com tanto sotaque que era muito difícil entender. Nestes casos resolvíamos o problema de comunicação com mímicas, papel e caneta (ótimo para sabermos o preço a pagar) ou então com muito bom humor. Em um restaurante, o cardápio era todo em tcheco e o garçom apresentou verbalmente (num péssimo inglês) uma lista de pratos do dia. Do pouco que entendemos ouvimos a palavra risoto e foi o que pedimos. No final, tivemos uma ótima refeição mesmo sem ninguém entender o que o outro estava falando.

Uma dica que dou para locais em que o inglês não é falado com muita frequência, é optar por um hotel de qualidade, como tanto já indicados aqui no FDV. Assim você terá um local para recorrer caso tenha algum problema, e eles ajudarão em tudo que for necessário para você aproveitar ao máximo o destino.
Dicas da Adriana:
Eu não acho difícil, pois dos 27 países que eu conheço, em somente 2 o inglês era a língua oficial, mas claro que em muitos o inglês era bem falado. Mas em vários lugares como: Marrocos, Egito e na Ásia, percebi os habitantes bem interessados em interagir com os turistas, mesmo sem falar uma palavra em inglês. Somente para citar alguns exemplos, em Ho Chi Min, (antiga Saigon) no Vietnã, meu marido queria comprar um chapéu de uma senhora. Foi uma conversa e uma negociação com gestos e notas de Dong Vietnamita. Outra vez estávamos em uma cidade pequena da Holanda e parei uma senhora para pedir informação. Ela não falava nem inglês, nem alemão, mas entendeu o nome do lugar quando eu mostrei no meu roteiro, então ela pegou a minha mão e me levou até o lugar.

Acho que o importante é não ter medo da interação e levar o máximo de informação para não cair em alguma armadilha. Se possível contratar um guia local, não que seja essencial, mas muitas vezes não custa muito e você economiza tempo, porque a interação é muito legal e eu adoro, mas leva tempo até você conseguir o que quer.
Dicas da Juliana:
Fiquei impressionada como a população na Polônia não fala inglês, principalmente os mais velhos.
Logo ao chegar, estava no aeroporto e queria pegar um táxi até um restaurante e não conseguia me comunicar com o taxista. Eu falava em inglês e ele em Polonês e ninguém entendia nada. A solução foi acessar o Wi-Fi do aeroporto e usar o Waze ou Google Maps para encontrar o local e assim mostrei para ele a rua e nome do restaurante. Chegando na rua ele não sabia aonde era exatamente e passou pelo local. Eu vi onde era e queria avisá-lo, mas ele não entendia! No final a gente faz mímica, mostra no celular (por isso é importante ter um chip com Internet) e com um pouco de jogo de cintura conseguimos nos virar e tudo á certo!
Dicas da Patricia:
Quando eu estive no Japão, por mais que tenham me avisado, confesso que não esperava ter tanta dificuldade de comunicação. Estava com um aplicativo de tradução, estava com internet 24 horas, mas quando ia pedir ajuda na rua, tinha que parar umas 10 pessoas até uma poder me ajudar e mesmo assim em alguns momentos a ajuda me atrapalhou mais do que ajudou.

Nas cidades pequenas era mais complicado ainda e pegar um táxi então foi quase impossível. Eu não deixaria de visitar um lugar por conta disso, mas acho que contratar uma agência de viagem ajudaria bastante para a viagem ficar mais tranquila.
Boa viagem!

E você, já viajou para um destino onde não falam inglês? Qual foi? Como se virou? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

ironfire Mensagens: 2186
Ter Set 01, 2015 10:59 am
Estou, no japão, li todos os tópicos do fdv e as dicas da Patricia - que são ótimas - e a unica coisa que eu digo, eh só pegar o chip de celular ou o aparelho de wi-fi. Com internet/googlemaps/guias de restaurantes do tripadvisor, vc realmente não precisa de mais nada, absolutamente nada. Tudo se resolve. O complicado fica fácil. Agora para quem teimar de vir ao Japão, sem internet portátil, boa sorte.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Set 01, 2015 11:02 am
Eu sou a favor de ter Internet sempre, em qualquer viagem. Os benefícios são inúmeros!

Gasparotto Mensagens: 61
Ter Set 01, 2015 11:05 am
Não precisa ir longe não, nem num farofistão asiático. Ande 50 metros e veja se o porteiro do seu prédio, o seu jardineiro, o padeiro ou sei lá quem fala alguma coisa, que não seja o "com certeza", quando não há certeza alguma, "em média", para qualquer número, etc. Inglês então...

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Set 01, 2015 11:26 am
Também acho Internet essêncial hoje em dia. Nesses casos extremos, faz com que não necessitemos perguntar e gastar muito tempo/pegar informações erradas.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Ter Set 01, 2015 11:37 am
Em Israel, o inglês é bem difundido, e não tive problemas.
Alguns tem o sotaque carregado, mas dá pra entender.
Sempre pesquisar sobre o destino, ter jogo de cintura e paciência pra se comunicar é indispensável!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 01, 2015 3:23 pm
As vezes é bem difícil de entender o sotaque mesmo!
Mas com internet no celular qualquer dúvida recorro a um tradutor! Em cardápio volta e meia tenho dúvidas!

Adriana Mensagens: 2231
Qua Set 02, 2015 8:36 am
O bom de ir a lugares assim é que depois você tem muitas histórias para contar.
Uma vez na Italia em uma vila do interior paramos em um restaurante e nao tinha cardápio (bem típico do interior da Italia, os pratos sao os que a mama fez e pronto).
Na época ainda nao tinha chip baratinho para comprar e ter tradutor.
Mesmo falando um pouco de Italiano nao conseguia entender o que garcon falava.
Nunca esqueco era "arrosto di asino" que nao tinha no meu dicionário de viagem.
Dai ele colocava os bracos no alto da cabeca e ficava balancando como orelhas.
Eu achava que era coelho, mas nao podia ser porque "coniglio" é coelho em italiano.
Bem no final resolvemos comer uma pasta e esquecer o assado, visto que a gente nao sabia do que era.
Em casa no retorno da viagem eu fui buscar na Internet, e descobri que era Asno. Imagina! :lol:

Bem, o importante é nao ter medo, pesquisar sempre o máximo possível.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Set 02, 2015 9:08 am
Diferente da maioria não costumo recorrer muito a internet durante a viagem. Quando estou no hotel até uso, mas nos passeios é mais difícil.

Até mesmo porque os e-mails de trabalho nunca param de chegar, e quando vejo sempre surge a preocupação de tentar dar uma solução na hora.

Além disso eu adoro mapas, os de papel mesmo, e gosto muito de andar. Aproveito as férias para relaxar um pouco, já que no dia a dia é praticamente 24h conectado.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Set 02, 2015 11:32 am
Internet móvel e informação prévia resolvem grande parte do problema





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio