Como a alta do dólar pode impactar nos planos de viagem

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Set 24, 2015 11:29 am
Todos estamos acompanhando a escalada do dólar frente ao Real. E a situação se tornou ainda pior, com a cotação subindo de forma vertiginosa nas últimas semanas.

Na atual conjuntura, ainda vale a pena viajar para o exterior?

Na minha opinião, quem já está com viagem marcada e pagou antecipadamente pelas principais despesas, como passagem aérea, hotéis, ingressos, etc, pode ter uma esperança de manter os planos. Mas o ideal é comprar moeda em espécie, tentar reduzir os gastos ao máximo e não fazer compromissos no cartão de crédito.

Quem já está com viagem marcada e ainda não pagou por quase nada deve pensar bem se conseguirá suportar as despesas num cenário com dólar rumo aos 5 reais. Se a conclusão for de que a viagem se torna insustentável numa cotação dessas, o melhor é aguardar um pouco, e se a situação não melhorar, deve considerar até mesmo adiar os planos. Mas caso seja possível suportar as despesas, acredito que o mais recomendado seja fazer um caixa com dólar em espécie, para fugir das oscilações do cartão de crédito.

Agora, se você está planejando uma viagem, eu, pelo menos por agora, suspenderia os planos. A cotação tem subido muito e de forma extremamente agressiva nos últimos dias. Pode ser que em breve se estabilize ou até mesmo comece a cair, mas no momento é arriscado fazer compromissos em dólar sem saber quanto exatamente isso representará em reais.

E é bom lembrar que o país está passando por um momento de crise, que pode afetar salários e rendimentos de muitas pessoas.

Não adianta nos iludirmos. Um hotel básico em NYC, por exemplo, na faixa de US$200.00, está saindo por quase R$1.000,00 a diária. É preço de hotel de luxo no Brasil. E o mais grave é que se a cotação continuar subindo, os valores ficarão ainda mais altos.

Melhor mesmo e ter paciência e ver como a cotação se comportará nos próximos 30/60 dias. Tudo indica que a variação está sendo especulativa, então da mesma forma que subiu pode vir a descer. Mas só o tempo dirá.

Calma e cautela é a melhor política nesses momentos conturbados.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Set 24, 2015 11:48 am
Tenho um voo com a Copa em fevereiro na rota VCP-LAX.

Com o cancelamento do voo estou pensando seriamente em pedir o reembolso integral. A passagem foi comprada em abril com o dólar a 2,92. Se em fevereiro ele estiver a 5 significaria um ganho de 72% em 10 meses. Melhor aplicação que já fiz nos últimos tempos.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Set 24, 2015 12:39 pm
Nossa, ganho assim não existe mesmo.

Agora também é uma ótima hora para receber eventuais tax refund.

Patricia Mensagens: 2384
Qui Set 24, 2015 1:06 pm
Concordo com tudo Hugo! Acho que ainda vale pesquisar lugares baratos, mas para quem não quer ter susto, viagens pelo Brasil darão mais tranquilidade para o bolso do viajante.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
brunopiruka Mensagens: 1042
Qui Set 24, 2015 1:26 pm
Concordo,

No meu caso vou de qualquer forma, já paguei aéreo, os hotéis e mais da metade do aluguel do carro.
Comprei mais alguns dólares ontem, pra deixar o mínimo possível por conta da variação futura...

Acho isso muito triste para várias pessoas que vinham se planejando e economizando, as vezes por anos, para fazer uma viagem bacana e ver tudo ir por água a baixo, tenho alguns amigos nessa situação é triste ver a pessoa ralar anos e não poder desfrutar de um sonho...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Set 24, 2015 1:35 pm
Bruno, o grande problema está sendo a subida rápida e repentina. Esse tipo de coisa acaba pegando todo mundo de surpresa. Mas no seu caso, com as maiores despesas já pagas, já é possível tentar contornar.

Patrícia, para mim viagens internacionais para o ano que vem estão em stand by. Espero que isso possa mudar em breve.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 24, 2015 4:49 pm
Eu sempre faço reservas do tipo cancelável:
- hotel, cancelo tudo com custo zero;
- carro, idem.
- passagem de avião: como emito com milhas, tenho multa, mas que não é valor absurdo: R$ 100,00/passageiro no Smiles e US$ 40/55 no Lifemiles/Executive Club...então o prejuízo é pequeno...
- ingressos, sempre deixo para comprar na época da viagem quando ela já está mais que confirmada..

Hoje eu não marcaria nenhuma viagem nova... tenho duas planejadas para dez/15 e jan/fev-16 para MIA e MCO...
A de dez/15, é quase certo que viajemos... vamos apenas passar Natal e voltar...é um bate volta e passagem já está paga... hotel vou pagar com Le Club e carro, a locação é baratinho (US$ 275.00) e tenho dólares no Chase... comida e outras despesas, ainda tenho saldo no Chase...e rola até umas comprinhas básicas...
Mas...jan/fev-16, provavelmente vou cancelar...porque tem que repor dólares para despesas que não sejam passagem e hotel, então, vai depender do comportamento do dólar...
E tb tem o fator da economia daqui... tem sido muito difícil manter rendimentos no mesmo patamar...
Como viagens são para relaxar, não dá para fazer isto, se vc está de férias, mas com a cabeça nos problemas do trabalho... vc gastar dinheiro e expectativa não realizada..
E convenhamos...
Em que pese a violência aqui no Estado do Rio de Janeiro, tem muito lugar bonito aqui... dá pra relaxar na boa...
As praias de Niterói não costumam ter arrastão e eu moro a 80 metros da praia...é só descer e usufruir, de graça...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Set 24, 2015 5:33 pm
Realmente, viajar para se preocupar e gerar dívidas não é a melhor escolha.

leocabral Mensagens: 423
Qui Set 24, 2015 5:58 pm
heheh eu já faço um pouco diferente...
hotel e carro sempre prefiro pagar adiantado...
olhem a economia que fiz agora em agosto, fiz uma reserva de carro em junho para orlando ou pagava no local 364 usa, ou adiantado que sairia por 279.62, optei pelo o adiantado e só ai já tinha economiza uns 80 dólares que me deixou satisfeito... só que ficou mais ainda interessante com a conversão:
paguei 279.62 - 877,78 (dolar 3,14 no cartão tirando IOF)
Se eu pagasse no local, ia vir junto com as outras compras, que acabaram caindo so esse mês, o vencimento pro dia 02/10, a fatura fechou a dois dias com o dolar a 4,23 (HSBC)
Daria o valor de R$1539,00...
acabou sendo uma economia boa né? ou sorte... ou azar rs

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Qui Set 24, 2015 9:14 pm
Eu estou indo em quase quinze dias para Orlando, já fiz um pedido online de roupas para a criançada kkkk , sinto muito, mas mesmo com dólar a 4, gap old navy e cartes para criança é imbatível. Média de preço de 3,4 dólares com frete na promoção que rolou ontem, e estou com um copoum que ganhei de 50$ para proxima compra.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio