Souvenires | O que escolher e a quem presentear

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Ago 07, 2016 7:47 pm
Imagem

A cada novo destino marcado no mapa de um viajante, a expectativa é transformada gradualmente em novas percepções culturais, novos lugares, novas hospedagens, novas emoções e muitas histórias.

Algumas pessoas, porém, têm o hábito de colecionar não só memórias e fotografias das cidades visitadas, mas também souvenires. Além disso, pai, mãe, avós, tios, primos, sobrinhos, professores, amigos, colegas de trabalho, cachorro e papagaio, todos esperam ser lembrados no regresso.

Nesse contexto, um grande dilema enfrentado por todo viajante é, sem dúvida, o que escolher e a quem presentear. Cartões-postais, chaveiros, camisetas, bonés, canecas, imãs de geladeira, objetos de decoração artesanais, bebidas, condimentos e doces típicos são as lembrancinhas mais comuns. O que será agrada mais?

O Falando de Viagem recomenda que, ao escolher um souvenir, você opte por algo funcional e útil, ou que integre alguma coleção do presenteado. Isso leva a pensar bem no perfil de quem será agraciado: se gosta de cozinhar, temperos típicos do lugar visitado, doces e bebidas são uma excelente opção; se possui coleção de bonés, canecas, imãs de geladeira, por exemplo, esses itens certamente agradarão.

Do contrário, sua lembrança corre o risco de parar no fundo de uma gaveta ou em uma prateleira empoeirada.

A outra questão do dilema parece não apresentar uma solução tão fácil assim, já que, ao escolher a quem presentear, você terá que pôr na balança o budget e o perfil das pessoas com quem convive.

Veja algumas dicas podem lhe orientar:

- Se sua viagem for a trabalho, para um curso, workshop ou algo parecido, é bom que você não esqueça do chefe (ainda mais se ele for legal), dos colegas mais próximos e, principalmente, de quem ficou em casa esperando ansiosamente sua volta, como mulher/marido, filhos e empregados.

- Se sua viagem for em família, com filhos, determine um orçamento, que pode ser retirado da própria mesada deles, para lembrancinhas dos professores e amiguinhos mais próximos.

- Pais e avós, principalmente os mais idosos, sempre esperam ser lembrados. Assim, aproveite a ocasião para, com um simples gesto, dizer o quanto são especiais para você. Muitas vezes, um cartão-postal enviado do destino, com uma frase “esse lugar é lindo e gostaria que estivesse aqui comigo”, é suficiente para esse fim e eles não esquecerão.

Se ainda assim, alguém ficar de fora, paciência. E se foi você quem ficou de fora, não se sinta desprezado, caso não receba algo no retorno de seu familiar ou amigo. Afinal, uma viagem envolve vários gastos, como compra de passagens, reservas de hotéis, restaurantes e ingressos para atrações, e o orçamento para souvenires não pode ser desprezado.

Texto: Danielle Meneses.

E você, costuma comprar souvenires para você? Ou compra para presentear? Quem não pode faltar na sua lista? Você reserva algum orçamento para essa finalidade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 08, 2016 8:55 am
Ótimas dicas! Eu, como viajo muito, acabei parando de trazer lembranças da viagem. Realmente quem não viaja sempre fica na expectativa de ganhar algo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 08, 2016 9:28 am
Minha esposa é que cuida dessa parte. Nem me meto!

De minha parte, não faço questão de souvenir nenhum. Geralmente são uns objetos bonitinhos mas completamente inúteis, que só ficam pegando poeira dentro de alguma gaveta.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 08, 2016 9:33 am
E muitas vezes compramos por causa da emoção do momento.

DaniMeneses Mensagens: 69
Seg Ago 08, 2016 9:43 am
Acho muito legal quem tem uma coleção como a da Juliana! Quero começar uma, mas sempre compro pra outras pessoas.

E sempre ganho também!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Ago 08, 2016 10:23 am
Não trago mais lembrança para outras pessoas também, só quando me pedem por alguma coisa específica.

Quanto as coleções, minha namorada coleciona os copinhos de shot que nem os da foto e eu sempre trago alguma coisa típica do país, por maior que seja a dor de cabeça. Quando voltei da Austrália, trouxe um didgeridoo de 1,20m hahahah

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 08, 2016 1:39 pm
Adorooo souvenires e coisas típicas dos lugares que conheço! Não é a toa que tenho uma coleção com cerca de 500 copinhos de shot né?! rs

Normalmente trago lembrancinhas para algumas pessoas próximas, como um azeite típico da Provence, Chaveiro de olho grego quando, bebidas típicas, algum item de decoração e coisas nesse gênero!

Sou capaz de ficar horas nas lojinhas também (para desespero do marido!rs)

Avatar do usuário
daniventura Mensagens: 47
Seg Ago 08, 2016 2:53 pm
Eu parei de trazer souvenirs para os amigos e famílias depois de algumas viagens. Mas hoje eu coleciono chaveiro de cada país que vou! Minha coleção já está grande mas infelizmente não consegui comprar de todos os países da minha trip na África senão a mala ia ficar pesada demais. Nesse caso vou imprimir uma mini foto e pedir para transformar em chaveiro =)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 08, 2016 3:04 pm
Que legal sua coleção, daniventura!
Depois tira uma foto e manda aqui para a gente ver! rs :)

Avatar do usuário
daniventura Mensagens: 47
Seg Ago 08, 2016 3:18 pm
Ah Ju vai demorar um pouco até eu voltar pra casa rs mas por outro lado a coleção estará enorme, dai eu mando rs





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio