Reclame Aqui x Consumidor | Onde é melhor reclamar ao ter problemas antes ou depois da viagem?

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Fev 01, 2017 7:20 am
Imagem

Infelizmente, acontecem problemas, por mais que a gente faça o melhor planejamento possível. É aquele voo que atrasa e a companhia aérea não faz nada para ajudar os passageiros. É aquele reserva de hotel que não foi encontrada no check-in. É o aluguel do carro onde embutiram vários opcionais sem ser solicitado. É o seguro viagem que não fez o prometido reembolso.

O que fazer nesses casos? Antes de ir para a justiça, você pode tentar reclamar on-line.

O Reclame Aqui é o mais conhecido, mas seu poder já não é mais o mesmo. Muitas reclamações não são respondidas e há empresas que simplesmente ignoram a ferramenta, como a American Airlines, Delta Air Lines e Copa Airlines, que não respondem ninguém por lá.

Antes de abrir uma reclamação é importante ver se a empresa usa o canal e se resolve os problemas. Muitas empresas respondem a todas as reclamações, mas com respostas genéricas, que pouco ajudam, para aumentar a reputação. Recomendamos ver se a empresa realmente se empenha na resolução ou se apenas quer te vencer pelo cansaço.

Vale a pena conciliar a reclamação diretamente com a empresa, seja através do seu site oficial e e-mail, e também postar uma reclamação no Reclame Aqui.

O Consumidor.gov.br ainda é pouco conhecido, mas tem proporcionado muita alegria a quem tem problemas e quer resolver de forma simples e com altíssimas chances de sucesso. As empresas participantes se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Várias empresas ainda não estão disponíveis, mas você pode solicitar a inclusão. O site é muito indicado também em caso de problemas com bancos e cartões de crédito. Após a reclamação, geralmente você recebe o primeiro contato por telefone, de uma pessoa de bom nível (infinitamente superior ao atendimento convencional).

Além desses canais, vale também:
- Sempre reclamar no site da empresa;
- Sempre reclamar nas redes sociais da empresa;
- Sempre reclamar no Falando de Viagem (muitas empresas monitoram os comentários).

Em último caso, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, onde não é necessário contratar um advogado. O importante é que você sempre exija os seus direitos!

E você, costuma usar qual canal para fazer as suas reclamações? Dá certo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Fev 01, 2017 11:32 am
Depois que conheci o Consumidor.gov.br nunca mais quis usar o Reclame Aqui. Só uso em último caso, se não for possível de outra maneira.

Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Qua Fev 01, 2017 11:40 am
Minha preferência vai pelo Consumidor.gov.br mesmo. Como é uma plataforma governamental e a adesão das empresas é voluntária, a chance de resolução dos problemas é bem maior. Apesar de não substituir uma reclamação nos demais órgãos de defesa do Consumidor, é uma excelente ferramenta de resolução de conflitos consumidor vs. empresas.

Até em telefonia, que é uma das áreas mais problemáticas, raramente tive que apelar para a Anatel.

Especulo que no Consumidor, mesmo a adesão sendo voluntária, deve ter algum indicador mínimo que a empresa deve manter, pois várias vezes, ao terminar de interagir com a empresa, o atendente sempre pede para qualificar positivamente.

Ainda assim o Reclame Aqui é bom, principalmente no caso de empresas que não estão cadastradas no Consumidor. Como eu tinha falado, uma complementa a outra.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 01, 2017 12:32 pm
Depois que descobri o site do http://www.consumidor.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false; (advinha onde ??? claro, só podia ser here mesmo...rsrs), passei a usar direto..
Já o Reclame Aqui, na minha opinião não funciona mais... sei lá, muito esquisito....
Eu sempre oriento as pessoas a fazerem o procedimento completo:
- reclamação com a empresa;
- reclamação com agência reguladora, se houver (ANAC, ANATEL, ANEEL, etc), mesmo sabendo que isso é perda de tempo, mas faz parte do script;
- reclamação no consumidor.gov;
- processo judicial no JEC, sem advogado (claro, se as condições assim permitirem)..
Tudo devidamente protocolado, e-mails, etc etc...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 01, 2017 12:38 pm
O Reclame aqui, quanto estava realmente funcionando, virou um site meio comercial...
E, do nada, começaram a chover reclamações de clientes infundadas...do tipo:
"ah... eu aluguei um carro do tipo Gol e me deram um na cor Azul.. e eu queria na cor Branca, porque é a cor da moda.."
Ou
".. eu comprei passagem em econômica, na Gool, e me colocaram na cadeira que ficava perto do WC.. e toda hora eu acordava...
Enfim... do nada começaram a aparecer reclamações claramente infundadas, que acabam diluindo, ridicularizando ou tornando menos "visível" aquelas reclamações realmente procedentes e que as empresas adotam para aumentar seus lucros C&A para seus clientes...
Acaba que constrange às pessoas que realmente querem fazer reclamações sérias...
Só não sei de onde partiu isso: se das empresas ou se "alguém" resolveu dar uma assessoria, mediante troca financeira..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 01, 2017 12:40 pm
Outra que não me inspira confiança é a Proteste....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Fev 01, 2017 12:42 pm
Zardox,

100% das vezes que precisei apelar à Anatel tive meu problema resolvido rapidamente. No caso da Net/Claro, eu reclamo no SAC deles só para pegar o nº de protocolo, pois a Anatel exige, uma vez que eles nunca resolvem nada pelo SAC.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 01, 2017 12:56 pm
Baran...
Das reclamações que fiz na Anatel, apenas 50% delas foram resolvidas... mas mesmo assim porque eram coisas absurdas por parte da prestadora de serviços..
Uma delas, só para vc ter ideia, foi quando eu me mudei da casa para o apartamento...
Eu tinha XXX TV.. TV por assinatura, via satélite...
Aí, pedi para instalar no novo endereço... e a XXX TV disse que "não tinha cobertura"....
Bem.. o novo endereço fica a 2,5 km em linha reta em relação ao endereço antigo..e no endereço novo existem zilhões de antenas com o sinal a XXX TV...e eu ponderei que era TV por satélite !!!!
É que a XXX TV comprou a YYY TV, que é tv a cabo, e, o pacote completo que eu tinha na XXX TV custava o triplo na YYY TV...
Ainda assim a XXX TV não instalou e cancelou a assinatura.... acabei contratando a ZZZ TV e, um ano depois troquei pela Oi TV e estou extremamente satisfeito...
Só que a XXX TV "ressuscitou" a assinatura, informando que estava suspensa e está me cobrando....
O processo judicial já está no forno...aguardando uma negativação do SERASA para dar uma fermentada nos danos morais...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Fev 01, 2017 12:59 pm
Sempre que necessário uso o consumidor.gov. O reclameaqui.com realmente perdeu muito da sua força.

Baran, também faço isso. Entro no chat, pego o número do protocolo e logo em seguida abro uma reclamação na Anatel.

Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Qua Fev 01, 2017 1:57 pm
Engraçado, como tinha falado anteriormente, uso raramente a Anatel. Inclusive uma reclamação contra a OI teve um recorde de resolução. E olha que foi no dia 31 de dezembro/16. Abri a reclamação de manhã, no começo da tarde me ligaram, pra confirmar algumas coisas e no começo da noite me ligaram avisando que resolveram o problema.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio