Dicas de como evitar o excesso de bagagem em voos nacionais

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Jun 01, 2017 11:44 am
Imagem

Temos observado que muitas promoções e bugs exigem que as passagens sejam emitidas com origem em Guarulhos ou no Galeão para fins de aproveitar o preço reduzido. Para quem mora em outras cidades isso pode ser um enorme problema, uma vez que os trechos internos, comprados separadamente, não terão a mesma franquia de bagagem dos voos internacionais.

Muitas vezes viajamos para um destino, exageramos nas compras e descobrimos que a bagagem está mais pesada do que os 23 quilos admitidos nos voos nacionais. O principal problema nestas situações é que as companhias áreas normalmente cobram pequenas fortunas pelo excesso de bagagem, o que assusta muitos viajantes.

Analisando as principais empresas brasileiras, LATAM Airlines Brasil, GOL, Avianca Brasil e Azul, indicaremos agora algumas medidas que podem evitar o pagamento do excesso ou reduzir consideravelmente o valor devido.

Nível Elite nos programas de fidelidade

As companhias áreas tendem a privilegiar os seus clientes mais fiéis com vários benefícios e dentre eles está uma franquia de isenção para o excesso de bagagem.

Vejam as franquias de excesso de bagagem permitidas no âmbito dos principais programas de fidelidade nacionais:

GOL

- Cartões Diamante ou Ouro: excesso de até 20 quilos.
- Cartões Prata: excesso de até 10 quilos.

LATAM Airlines Brasil

- Cartões Gold: excesso de até 10 quilos.
- Cartões Platinum, Black ou Black Signature: excesso de até 20 quilos.

Azul

- Cartões Topázio: excesso de até 5 quilos.
- Cartões Safira: excesso de até 10 quilos.
- Cartões Diamante: excesso de até 15 quilos.

Avianca Brasil

- Cartões Silver: excesso de até 10 quilos.
- Cartões Gold e Diamond: excesso de até 20 quilos.

Portanto, se você precisa extrapolar o limite de bagagem, dê preferência àquela companhia na qual você possui um Nível Elite, e com isso usufrua das cotas de bagagem extra.

Cartão de crédito da companhia área

Pesquisando nos sites da LATAM, GOL e Azul verificamos o seguinte:

GOL

O cartão de crédito Platinum permite um excesso de bagagem de até 20 quilos.

LATAM Airlines Brasil

Nenhum cartão de crédito, nem mesmo o Black, concede benefícios para excesso de bagagem em voos nacionais ou internacionais.

Azul

Nenhum cartão de crédito concede benefícios para excesso de bagagem em voos nacionais.

Apenas o Platinum permite 1 bagagem extra, mas somente nos trechos internacionais operados pela empresa.

Avianca Brasil

As informações sobre o Cartão Avianca PAN não são muito claras, mas pelo que apuramos ele não concede benefício para excesso de bagagens.

Tarifas mais caras

A LATAM oferece a tarifa Flex, que contempla um excesso de bagagem de até 10 quilos, e a tarifa Top, com um excesso de bagagem de até 20 quilos.

As tarifas da GOL, Avianca Brasil e da Azul, nem mesmo as mais caras, permitem qualquer excesso além da franquia normal de 23 quilos.

Assento adicional

GOL e Azul permitem que o passageiro adquira um assento extra pelo preço de um assento normal, deduzido apenas da taxa de embarque.

Esses assentos, além de proporcionarem mais conforto, concedem ao passageiro uma franquia adicional de 23 quilos de bagagem. Trata-se de uma excelente opção para quem está comprando passagens promocionais, pois gastará pouco para efetuar a compra de um novo assento e terá 23 quilos adicionais de bagagem.

A LATAM e a Avianca Brasil, apesar de vender o assento adicional, nos informou que não oferece aos seus clientes a franquia extra, ou seja, mesmo com dois assentos (o principal e o adicional) o passageiro continua usufruindo apenas da franquia normal de 23 quilos.

Compra de excesso de bagagem antecipadamente ou no momento do check-in

Com a nova regulamentação, os valores passarão a ser fixos, e as companhias aéreas estão se ajustando. Em geral, comprar antecipadamente garante desconto.

Aspectos gerais

Lembrem-se que a soma de franquias de bagagem de passageiros distintos somente é admitida quando todos estão no mesmo localizador e comparecem ao mesmo tempo para o check-in. Somente os trechos internos, adquiridos juntamente com a passagem para o exterior (mesmo localizador), é que admitem as mesmas franquias de bagagem da passagem internacional.

Investir em malas leves e modernas é uma boa opção, uma vez que modelos antigos são muito pesados, e com isso grande parte da franquia acaba sendo consumida pela própria mala.

Leia também: Qual é a melhor mala de viagem?

Cada passageiro pode levar uma mala de mão, com até 10 quilos, e um item pessoal. Assim, uma boa distribuição da bagagem pode evitar cobranças de excesso de peso.

Conclusão

Sendo necessário extrapolar o limite de 23 quilos de bagagem despachada nos voos nacionais, a melhor opção para não pagar o excesso é através da utilização do seu Nível Elite. Caso você não usufrua de uma boa colocação nos programas de fidelidade, veja se o seu cartão de crédito da companhia área oferece algum benefício ou então compre uma passagem com tarifa que já admita quilos extras de bagagem.

Outra ótima alternativa é adquirir um assento extra, principalmente quando se tem acesso a tarifas promocionais. Em último caso compre quilos extras no momento do check-in.

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 01, 2017 2:18 pm
Se não tomarmos cuidados, o excesso pode ficar muito mais caro do que a passagem. As
Cias aproveitam para explorar o passageiro em um momento em que ele tem poucas opções.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Sex Jun 02, 2017 2:05 pm
Boas dicas!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 02, 2017 2:35 pm
Tem que sempre analisar como um todo, agora mais do que nunca.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Jun 04, 2017 7:09 pm
Excelentes dicas! Atualmente não podemos só decidir pelo preço!

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Seg Jun 05, 2017 8:58 am
Excelente matéria! Ótima reunião de informações. Vamos começar a buscar os níveis de elite pois eles se tornaram ainda mais importantes.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Jun 05, 2017 11:22 am
Muito bacana a matéria, realmente as promos estão bem concentradas e isso deve ser levado em conta. Gostei da notícia da Azul e Gol quanto ao assento extra, tem passagem nacional tão barata as vezes que compensa.

catelli Mensagens: 144
Seg Jun 05, 2017 10:38 pm
Pois é, não existe almoço grátis, de uma forma ou de outra o passageiro vai terminar coçando o bolso, resta estudar com calma e descobrir qual vai ser a mais barata (ou a menos cara).

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qui Jan 25, 2018 5:26 pm
Boas dicas... vejo que as empresas aéreas tão mais rígidas.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio