Qual é a antecedência certa para planejar a viagem?

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Jun 29, 2017 9:45 am
Imagem

Antecedência pode gerar economia. Antecedência pode gerar prejuízo. Calma: não estamos loucos. O mercado é que é um pouco louco e faz com que viajantes tenham que pesquisar muito, além de ter sangue frio às vezes, em busca dos melhores preços. A diferença entre a sua passagem aérea, e a de uma pessoa ao seu lado no avião, pode ser de 100%. A diferença entre um quarto da mesma categoria pode ser de 50% dependendo da data da reserva. O aluguel do carro pode custa 30% mais barato se você fizer a reserva no momento certo.

Com qual antecedência devo comprar minha passagem aérea?

Você tem uma bola de cristal? Nós também não. Ou seja, não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo depende. E depende de inúmeros fatores. Neste texto vamos citar alguns.

Normalmente antecedência não lhe trará bons preços, pelo contrário. Ao comprar uma passagem com antecedência na maioria das vezes você pagará o preço cheio. Como há tempo, nenhuma companhia aérea fica preocupada, então elas não têm motivo para colocar preços baixos.

Com qual antecedência devo reservar meu hotel?

Normalmente antecedência não lhe trará bons preços, pelo contrário. Por quê? Os hotéis se preocupam com a ocupação muito em cima da hora. Ou seja, se daqui 10 meses o hotel está apenas com 20% da ocupação, não há motivo para se preocupar, pois são muitos meses pela frente para o cenário ser alterado. Agora, quando o hotel percebe que a ocupação está abaixo do planejado, eles lançam as promoções, que geralmente são mais imediatas, para os três próximos meses, por exemplo.

É praticamente impossível você encontrar bons preços quando busca hotéis para daqui, 8, 9, 10 meses. Na maioria das vezes você verá o preço cheio, sem nenhum desconto. Assim que você emitir a passagem aérea, faça uma, duas ou três reservas, em diferentes hotéis, sem que o pagamento precise ser antecipado. Neste caso, você precisará apenas informar o número de um cartão de crédito, mais nada. Geralmente não há multa para cancelamento e você terá os hotéis garantidos.

Com qual antecedência devo alugar um carro?

A maioria das locadoras permite que você reserve o carro sem nenhum pagamento. Você não precisa sequer informar um número de cartão de crédito, ou seja, em caso de cancelamento ou no show não é cobrada nenhuma multa. Sendo assim, por que esperar?

Com uma reserva em mãos você fica mais tranquilo e tem tempo para continuar pesquisando, pois promoções podem aparecer. Geralmente, no caso de locadoras de automóveis, a antecedência é o que gera os melhores preços.

Conclusão

O importante é sempre pesquisar e, com exceção da passagem aérea, ter uma reserva com cancelamento gratuito para ir monitorando o mercado (hotel e carro). São muitas variáveis, por isso não temos como prever. Felizmente temos como analisar o que acontece no passado para nos basearmos para o futuro. Além disto, ao ter reservas com possibilidade de cancelamento, você fica bem mais seguro.

Boa viagem!

E você, com qual antecedência costuma planejar a sua viagem? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 29, 2017 10:18 am
Hotéis:
Se vc costuma fazer reservas do tipo CANCELÁVEL, não existe porque não fazer a reserva com a maior antecedência possível.
Destinos com alta procura e diárias caras (Manhattan, Paris, Miami (+-), São Francisco, etc) quanto mais próximo da data da viagem, mais cara será a reserva...
É o caso de vc fazer a reserva, e se aparecer uma cotação mais barata adiante (+- de acordo com a reserva anterior), vc substitui a antiga (que é cancelada, sem custos) pela nova...

Aluguel de carros:
Idem... é como o FDV falou: em muitos casos a reserva é paga no ato do check-in... e, centralizadores como Decolar/Rentcars/EconomyCarrentals, mesmo que vc faça uma reserva do tipo pré-paga, permitem o cancelamento e estorno do valor sem multa.. Apenas a Economycarrentals, cobra, antes um valor de +- US$ 30.00 para vc poder cancelar e ter o estorno dos valores pagos..
Determinados destinos (os que citei acima) e MODELO de carro (tipo, Minivan), costumam ficar mais caros à medida que se aproximam da data da viagem, principalmente em épocas de férias (julho/agosto/setembro para destinos na Europa/EUA) e dez/jan/fev para destinos tipo Brasil...

Viagens de aviões:
Para quem compra passagens, realmente a coisa é totalmente maluca e, efetivamente, às vezes, perto da época que vc quer viajar, o preço está melhor..além de vc estar atento as promoções...
Mas, o grande problema de deixar para próximo da época que vc quer viajar ocorre quando vc tem família e tem que compatibilizar as disponibilidades de todo mundo (férias do marido com as férias da esposa e dos filhos)... férias colegiais são fáceis porque no início do ano vc tem a programação, mas férias no trabalho depende de negociação na empresa...e quando um dos conjugues tem profissão em que imprevistos ocorrem, aí, fica mais difícil...

Já para quem compra passagens com milhas, aí, a regra da maior antecedência, casada com disponibilidade das suas datas e do programa de fidelidade e promoções é que é determinante...

Em todos os casos, existem casos e casos...e o que vale para um, não vale para outro...e as promoções não tem hora para ocorrer.. então o que parece ser um ótimo negócio hoje, pode não ser tão vantajoso amanhã..
É que nem cotação do dólar...
Alguém sabe dizer ao certo o melhor dia para comprar ???
Eu não sei, mas aprendi uma coisa:
O melhor dia para comprar dólar é o dia em que eu devo comprar e nunca o dia em que eu quero comprar...


Enquanto os hotéis e locadoras fizerem reservas do tipo cancelável, eu continuarei reservando/cancelando sempre para maximizar minhas conveniências...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 29, 2017 10:31 am
Eu quase nunca comeco a organizar viagem com mais de 40 ou 50 dias de antecedencia

rcardial87 Mensagens: 281
Qui Jun 29, 2017 10:43 am
Sempre começo com antecedência...hotel e carro com cancelamento gratuito..passagens com uns 8 meses de antecedência começo a pesquisar durante uns 2 ou 3 meses achando um valor OK eu compro..para passagens sempre consegui melhor valor assim...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 29, 2017 10:49 am
O ruim da passagem é que, no caso das compradas, a multa é muito alta...
Já com milhas, dependendo do programa de fidelidade, a multa pode ou não valer a pena reemitir uma nova com menos milhas...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 29, 2017 11:08 am
Um procedimento que pode dar uma ajuda na decisão da hora de comprar a passagem é dar uma olhada na ocupação de assentos da cia. aérea...
Empresas tipo AA, Delta, Latam, permitem verificar a disponibilidade de assentos..
Se o voo já está cheio, digamos, Rio x Miami na AA e Rio x ATL (ou JFK) na Delta, não é para esperar promoção nestas cias. em datas próximas de quando vc pretende viajar...
Digamos que vc pretenda fazer Rio => Miami... se AA, Delta e Latam já indicarem lotação superior a 80%... até mesmo as concorrentes não devem fazer promoção.. a menos que estas concorrentes estejam com o voo muito vazio... mas, isto é difícil porque eles vão fazendo ações ao longo do ano para evitar disto ocorrer...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 29, 2017 12:35 pm
Sempre olho tudo com bastante antecedência. Assim faço com calma e vou elaborando o roteiro.

Tem viagem que começo a olhar 11 meses antes, quando liberam a troca de pontos por passagens aéreas.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 29, 2017 5:21 pm
Pra mim quanto maior a antecedência, melhor! Mas confesso que tem algumas que saem em 10 dias apenas e não da tempo de planejar muito bem! Ainda bem que existe o FDV! rs

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Sex Jun 30, 2017 9:22 am
Eu normalmente planejo com muitos meses de antecedência mas começo a concretizar as coisas só depois da passagem comprada, que procuro comprar com uns 02 ou 03 meses de antecedência.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio