Erro de planejamento: comprar a passagem aérea sem saber preços de hospedagem e passeios

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Dez 24, 2018 9:43 am
Imagem

A viagem começa quase sempre com a compra da passagem aérea. Às vezes, é algo planejado. Outras vezes, é algo comprado por impulso, por causa de um preço excelente na passagem aérea. Geralmente, quando a compra é por impulso, para um destino que você não tem muitas informações, pode ser que você se arrependa.

Fora isso, a compra por impulso pode fazer com que você escolha uma data que é alta temporada. Pode ser também uma data onde esteja ocorrendo algum evento importante, o que sempre faz o valor da hospedagem disparar.

Leia também: Planejamento | A melhor fase de uma viagem?

A passagem aérea promocional pode ser, muitas vezes, o menor custo da sua viagem. Com o dólar em alta, e o real desvalorizado, o principal gasto acaba sendo o da hospedagem. Um hotel simples nos EUA ou Europa pode custar facilmente R$ 400,00 por dia.

Há destinos onde a hospedagem é sempre cara, como Nova York e Paris. Nesses destinos, achar uma boa opção por 100 dólares ou 100 euros, é bem difícil. Quando se encontra, geralmente a localização é ruim, o hotel é velho, os quartos são muito pequenos e etc.

Também é preciso pesquisar sobre os passeios, afinal, eles fazem parte da viagem. É impossível viajar para Nova York e não conhecer os museus, subir nos seus arranha-céus ou assistir um espetáculo da Broadway. Assim como é impossível viajar para Paris e não subir na Torre Eiffel, não visitar o Museu do Louvre ou o Museu Rodin.

Leia também: Primeira viagem para Orlando | Tudo que você precisa saber para planejar o seu roteiro

No quesito alimentação, com o real desvalorizado, até a conta também pode assustar. Neste quesito, felizmente, ainda é possível ter grande flexibilidade, pois há realmente opções baratas em praticamente todas as cidades do mundo. As opções de fast food estão sempre presentes, mas ninguém aguenta comer todo dia, no almoço e jantar, nesses lugares. Fora isso, explorar a parte gastronômica da viagem é essencial, e faz parte da experiência.

No quesito transporte, geralmente também dá para economizar ao optar sempre pelo transporte público. O transporte privado pode ser muito caro. Apesar de ser mais demorado, e menos confortável, dá para se virar bem com as opções públicas, mas tenha em mente que se você precisar se deslocar até o aeroporto de madrugada, pode ser que não haja outra opção sem ser a privativa. É preciso estar preparado para certas emergências.

Sabe o que acontece? A pessoa compra a passagem aérea, depois fica desesperada vendo o preço da hospedagem, começa a procurar a forma mais barata possível sem pensar na qualidade, começa a cortar passeios para caber no orçamento, come mal para economizar e prejudica totalmente a viagem. Só vai ficar fazendo pose nas redes sociais, com os pontos turísticos ao fundo, mas na verdade está passando perrengue por não ter planejado bem a viagem e agido por impulso.

O que fazer na hora daquela promoção matadora?

Se você encontrar uma promoção imperdível, compre a passagem aérea. Pelas regras da ANAC, você tem 24 horas para cancelar a passagem aérea depois do recebimento do e-ticket, então terá tempo hábil para pesquisar tudo sobre a viagem, e assim decidir se valerá a pena ou se custará mais do que você imaginava.

Faça as contas, analise os custos de hospedagem, passeios, alimentação e locomoção, veja se é possível parcelar compras no Brasil, com opção de parcelamento, para não pesar no orçamento. Viajar é maravilhoso, mas viajar passando perrengue não é, então vale mais esperar outra oportunidade para viajar melhor do que seguir no impulso e ter problemas.

Boa viagem!

E você, costuma analisar o custo total da viagem antes de comprar a passagem aérea? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Dez 26, 2018 11:27 am
Nossa, isso é MUITO comum de acontecer. As pessoas são impulsivas - principalmente qdo rolam promoções - compram a passagem e depois vão pensar no resto da viagem. E aí depois vem o arrependimento. Famoso barato que sai caro.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sex Dez 28, 2018 11:56 pm
As vezes a economia das passagens acabam não compensando. Sempre vejo a faixa de preço de todos os itens antes de partir para as aquisições.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 26, 2019 12:02 pm
Com o real desvalorizado, está bem caro viajar para países com preços em dólares, euros ou libras, por exemplo. Uma família com 2 adultos e 2 crianças, por exemplo, facilmente gastam R$ 500,00 em uma refeição simples em um restaurante normal.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Ago 19, 2019 1:07 pm
é mesmo... a passagem aérea pode ser o menor dos "problemas"...





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio