Perdeu o RG ou CNH e vai viajar? Faça um Boletim de Ocorrência

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Fev 17, 2019 8:56 am
Imagem

Perder o documento de identificação é terrível, principalmente se você estiver em uma viagem. Se for antes da viagem, até dá para pegar outro documento válido com foto para embarcar, mas se for durante a viagem é bem mais complicado. Geralmente, os viajantes usam o RG ou a CNH para viajar no Brasil. Quem tem a CNH, geralmente não anda com outros documentos, pois não há necessidade, e nela consta também o número do RG e do CPF.

Leia também: Quais os documentos exigidos para viajar de avião?

Se você está viajando, não conseguirá emitir um novo documento. Ao chegar ao aeroporto, não lhe deixarão sequer fazer o check-in sem apresentar um documento válido de identificação. O correto, neste caso, é fazer o famoso Boletim de Ocorrência (BO). Com ele em mãos, você tem um documento válido que comprova a perda do documento original, e a companhia aérea irá permitir o seu embarque sem problemas.

Geralmente, nos aeroportos há um posto da Polícia Civil, com funcionamento 24 horas por dia. Você deve ir até o local, informar sobre a perda ou roubo do documento, passar seus dados e aguardar a impressão do BO. É um procedimento rápido, que não costuma demorar mais do que 5 minutos.

Leia também: Viagem de avião | Até que idade uma criança é considerada criança de colo?

Uma opção interessante é ter a versão digital da sua CNH no seu celular. Assim, você tem um aplicativo oficial com ela digitalizada, e ele é aceito por todas as companhias aéreas nacionais. Se você não tiver o documento físico, seja por ter sido roubado ou por ter perdido, conseguirá fazer todos os trâmites legais para viajar sem problemas. Você só será elegível se a sua CNH tiver o QR Code (apenas as mais novas têm). Agora, não é mais necessário ir ao Detran para realizar o procedimento. Clique aqui para baixar o app e cadastrar a sua agora mesmo.

Leia também: Autorização para menor viajar ao exterior pode ser incluída no passaporte

Boa viagem!

E você, já perdeu o RG ou CNH durante uma viagem? Como resolveu? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
unleashedrafael Mensagens: 341
Seg Fev 18, 2019 6:43 am
as companhias aéreas já estão aceitando a via digital? em outubro fui viajar e o pessoal da azul exigiu a apresentação da via física

rogeriocardoso Mensagens: 455
Seg Fev 18, 2019 7:31 am
Já sim e é norma da Anac. As empresas aéreas não podem se recusar a aceitar a versão digital. Já faz um bom tempo que eu só uso o e-Título para embarcar nos voos domésticos (minha cnh é da antiga e não tem a versão digital).

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 18, 2019 10:02 am
Sim, estão aceitando. Eu mesmo só uso a CNH digital para embarcar.

Avatar do usuário
unleashedrafael Mensagens: 341
Sex Mar 15, 2019 11:01 am
com a via digital no celular também devo fazer o BO ou não precisa??

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 15, 2019 11:31 am
Acho que deve fazer por garantia, afinal, alguém pode usar seus documentos para fazer algo ilegal. Com o BO, você está respaldado.

A CNH Digital é aceita para a viagem de avião dentro do Brasil.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio