Vantagens e desvantagens de viajar na alta temporada

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Jan 13, 2021 7:03 am
Imagem

Entre a vontade de visitar um destino e o embarque no avião existem muitas etapas de planejamento. E um dos fatores iniciais e mais importantes para organizar uma viagem é a decisão da data. Achar o intervalo perfeito entre a sua agenda pessoal e o período ideal para se conhecer o destino pode ser um desafio, mas para facilitar esta decisão, entender sobre a alta e baixa temporada local já é meio caminho andado.

Leia também: O que é a crise do overtourism e como ela afeta destinos e viajantes

Vantagens

- Existem experiências que só acontecem na alta temporada, principalmente quando se trata de natureza. Por exemplo: época da aurora boreal;

- Programação mais recheada de opções. Como a alta temporada concentra os turistas, tudo acontece nessa época;

- É possível levar as crianças, por causa das férias escolares;

- Atrações temáticas: ver a cidade com decoração natalina, por exemplo.

Desvantagens

- Preços mais elevados. E aqui falamos de praticamente todos os custos da viagem, como passagem aérea, hospedagem e atrações. As chances de você ganhar um upgrade gratuito no hotel, por exemplo, também ficam quase nulas;

- Atrações turísticas lotadas, o que resulta em filas, dificuldade em tirar fotos bonitas e possivelmente ingressos esgotados;

- Menos flexibilidade de datas. A alta temporada costuma ser um período restrito (só o verão, por exemplo), o que limita suas escolhas de quando viajar

- Trânsito caótico. Alguns destinos são famosos pelos engarrafamentos resultados pela alta temporada, como a costa italiana e suas ruas estreitas que não dão conta do volume de carros e motos, e as famosas ciclovias hipermovimentadas de Amsterdã.

Leia também: O que é slow travel? Conheça a nova tendência do turismo

Como saber quais são as temporadas de cada destino?

Pode-se dizer que as temporadas são definidas a partir de uma fórmula de três fatores: feriados locais + calendário escolar + clima.

Em todo destino turístico há maior procura em feriados - isso é regra. Aqui vale uma observação: parece óbvio, mas muitos viajantes esquecem que é importante levar em consideração os feriados locais do destino, que não necessariamente são os mesmos do que o da sua cidade. As férias escolares também configuram alta temporada, por ser um período limitando quando famílias podem viajar juntas.

Já o clima pode ser uma pegadinha. O que acontece é que, muitas vezes, nós, brasileiros, temos uma visão do destino diferente da percepção dos locais. Usemos Toronto, a principal cidade turística do Canadá, como exemplo. Nós associamos o Canadá com o frio. O país é um dos destinos mais procurados por quem sonha em ver a neve transformar as paisagens e deixar tudo branquinho. Isso nos faz pensar que o inverno é alta temporada em Toronto, certo? Errado. É muito comum que quem vive a maior parte do ano no frio conte os minutos para o calor chegar. O verão em Toronto é curto e vivido intensamente. Conclusão: em Toronto, o verão é alta temporada e o inverno é baixa temporada.

Vale a pena viajar na alta temporada?

Depende. A alta temporada é o período mais procurado por um motivo. Existem viagens que só conseguem ser feitas nos meses mais bombados. Um grande exemplo é o verão europeu. Destinos como Ibiza, na Espanha, e Santorini, na Grécia, praticamente só existem (como os imaginamos) no verão.

Já em outros locais, como metrópoles - Paris, Nova York e Londres, por exemplo - podem facilmente ser visitados o ano todo de forma igualmente incrível. Nestes destinos, na verdade, o mais recomendado é se programar para ir em baixa temporada.

Além dos destinos que exigem alta temporada e os que oferecem flexibilidade, existe uma terceira categoria diretamente oposta à primeira: os locais que são anulados turisticamente na baixíssima temporada. Um exemplo clássico é os Lençóis Maranhenses, aqui no Brasil. As famosas lagoas no meio das dunas que fazem a beleza do local só se formam em certas épocas do ano (que, consequentemente, são alta temporada). Nos meses restantes, sem as lagoas, a paisagem muda totalmente. O local vira uma cidade qualquer, não um dos destinos turísticos mais cobiçados do país. É sempre importante ter cuidado com os extremos. Para fugir dos preços altíssimos, procurar uma ''média temporada'' pode ser mais seguro.

Leia também: 7 motivos para você viajar durante a baixa temporada

Grupos de WhatsApp do Falando de Viagem

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos quatro grupos até o momento, com capacidade para até 257 pessoas:
- Falando de Viagem G1: https://chat.whatsapp.com/5nXZduvniMMJJp8Z4mU9FN
- Falando de Viagem G2: https://chat.whatsapp.com/AW0NjeeLYPo2wxSLW6150g
- Falando de Viagem G3: https://chat.whatsapp.com/7CL0wdGKOtp2FSky2gXqE6
- Falando de Viagem G4: https://chat.whatsapp.com/0lSl9rqUWIj56r5TDKnOFq

Prefere o Telegram? Participe lá também: https://t.me/falandodeviagem

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, costuma viajar na alta temporada? Acha que vale a pena? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 13, 2021 10:45 am
Como tudo na vida, viajar na alta tem vantagens e desvantagens! Realmente algumas viagens precisam ser nessa epoca como o exemplo da aurora boreal. Do contrário fujo da alta qdo tudo está cheio e mais caro - isso enquanto tenho filha pequena e pode matar aula. hehehe

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jan 18, 2021 5:33 am
Costumo viajar sempre fora da temporada, exceção quando estou com as minhas sobrinhas que então tenho que seguir o calendário escolar.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Jan 29, 2021 7:26 am
Vantagens e desvantagens de viajar na baixa temporada https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=19998" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio