Compre dólares, euros e libras em papel moeda e economize no IOF

Troca de informações sobre câmbio.
Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jan 09, 2014 11:12 pm
Olá iaraquintela1,

Consideramos que apenas 6,38% não é motivo para ninguém deixar de viajar :)

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Jan 20, 2014 12:01 pm
Pessoal,

Estava fazendo uma conta simples por aqui para tentar entender essa nova lógica do mercado de câmbio. Estou acostumado a sacar no exterior com meu cartão Santander de débito, que sempre me cobrou cotação de dólar comercial e o IOF de 0,38%. Fiz isso em muitos países do mundo.

Como a função débito raramente funcionava, já estou habituado a usar dinheiro para pagar tudo. Chegava num país, passava num caixa eletrônico, sacava em moeda local e me cobravam em R$, na minha conta, sem erro.

Perdi a boca.

Já tinha corrido atrás do cartão de crédito da Caixa (que cobra o menor dólar, quase o comercial) para as compras inevitáveis pela internet. Geralmente fecho hoteis pelos sites americanos e acabo pagando o IOF, uma vez que os sites nacionais quase sempre são muito mais caros.

Olhando a minha fatura da Caixa, vi que o dólar de 9/1, data do seu fechamento, foi estimado em R$ 2,41. Naquele dia, segundo dados do BACEN, o dólar comercial fechou a R$ 2,396. A diferença, portanto, foi de R$ 0,014 por dólar, ou 0,58%.

Hoje, dia 20/1, a cotação oficial está, no momento, em R$ 2,33. Chequei com duas das mais "baratas corretoras" segundo o VET do BACEN e elas, TOV e SLW, querem cobrar R$ 2,46 pelo papel moeda. Um ágio de R$ 0,13. Ou, 5,57%. Contando que em ambos os casos eu ainda pagaria o IOF, a conta da Caixa ficaria com 6,96% de custo a maior do que a cotação comercial, e o dólar moeda, com 5,95%. Uma diferença de 1,01% em favor da casa de câmbio.

Nunca usei VTM por causa dos custos. Sempre achei muito cara a cotação cobrada. As casas de câmbio precisam ganhar dinheiro, eu sei, mas o spread era alto. Agora deve aumentar.

Uma outra solução, que li num outro site da internet, seria abrir uma conta no exterior. HSBC e BB fazem isso. Dois anos atrás cheguei a abrir uma conta no HSBC com esse objetivo, mas os custos nacionais do banco, aliados ao desinteresse da gerente (e desconhecimento na abertura da conta americana) me fizeram desistir. Disseram que o BB é mais fácil, mas eu duvido que algum gerente do banco saiba isso de cabeça. Vai ter que pesquisar e para ele é muito mais interessante vender um seguro, um título de capitalização ou um empréstimo do que correr atrás disso para um novo cliente (não tenho conta no banco, teria que abrir com esse objetivo). Os custos são baixos (no site do BB america dizem que, com um saldo de USD 1000 você não paga nada, ou paga 5 USD por mês para sustentar a conta). Ela até valeria a pena para quem vai SÓ para os EUA, já que os saques no exterior são cobrados. Ou seja, acredito que, no momento, não seja solução para a maior parte das pessoas.

Estou muito tentado a usar o cartão de crédito na minha próxima viagem. A grande desvantagem, para mim, é não ter controle sobre o câmbio (coisa que o débito funcionava muito bem). As vantagens do acúmulo de milhas e da praticidade (qualquer lugar do mundo aceita isso sem muitas dificuldades), valem a pena.

Isso sem contar que você gasta o dinheiro APÓS fazer a compra. Deixando na poupança pelo prazo do rotativo, o custo baixa para 0,50% aproximadamente (sem contar a relevante variação do câmbio, que pode arrebentar todo esse cálculo, é claro).

Todas essas contas só valem para viagens para EUA e zona do Euro. Para alguns lugares como Argentina e Venezuela, por exemplo, o melhor negócio é levar dinheiro vivo, já que a cotação paralela é muito diferente da oficial. Quem usar cartão de crédito nesses lugares vai perder muito dinheiro.

Para outros países do mundo (qualquer lugar com moeda estável) não vale a pena sair daqui com dinheiro. Isso porque, além desse custo citado acima, você ainda vai ter que encontrar uma casa de câmbio local para trocar o dinheiro e pagar novas taxas. Aí o saque da conta corrente, apesar da alta do dólar, pode ser uma boa para lugares com pouca aceitação de cartão de crédito, uma vez que você só paga uma vez pela conversão.

Essas contas só valem, é claro, para cartões de crédito com cotação do dólar próxima da comercial. Meu cartão Santander, por exemplo, quer cobrar R$ 2,49 do dólar, o que passa ainda mais da cotação das casas de câmbio. Itaú e HSBC também cobram muito mais caro do que a cotação comercial.

Escrevi isso tudo para ver se alguém acha falhas nas minhas contas e sugira outras opções. No momento, é bem provável que eu só use meu cartão de crédito da Caixa, levando apenas alguns dólares em papel moeda para emergências.

Leandro

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 20, 2014 12:14 pm
Já estamos abordando abertura de conta no exterior em outras matérias, você viu?

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Jan 20, 2014 5:59 pm
Não vi, Gabriel. Vou dar uma zapeada pelo site. Obrigado!

Cesaraugusto Mensagens: 201
Ter Fev 11, 2014 3:55 pm
Alguém com alguma referência do valor do Euro com cambista?

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mar 08, 2014 1:22 pm
Câmbio efetuado na cidade de Blumenau em 21/02/14, MultiMoney Corretora de Câmbio:

*Dólar
- Taxa Cambial: 2,5304
- VET: 2,5400
- Dólar Comercial: 2,3534
- Dólar Turismo: 2,4400

*Dólar Canadense
- Taxa Cambial: 2,3311
- VET: 2,3400
- Dólar Canadense: 2,1082

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Ter Dez 09, 2014 5:26 am
Leandro,

Como o Gabriel falou, já tem alguns outros tópicos falando de contas no exterior, mas para mim a melhor opção está sendo uma dobradinha HSBC USA com BB Americas.

Uso o cartão de crédito provido pelo HSBC e pago ele com a conta do BBA, que tem uma cotação bem melhor que a do HSBC.

* HSBC
- Saques sem tarifa em qualquer caixa eletrônico;
- Cartão de crédito (Milhas);
- Cotação justa para outras moedas (Euro, libras) sem taxas de conversão;

* BB Americas
- Cotação próxima a comercial para remessas do Brasil para os EUA, sem tarifas.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Mar 04, 2016 12:39 pm
*** A COTAÇÃO DO DÓLAR CAIU ***

Compre dólares hoje e aproveite a cotação mais baixa do ano! http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=6&t=13062" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Mai 26, 2018 12:18 pm
BB disponibiliza venda de euro pelo aplicativo

Os clientes do Banco do Brasil já podem comprar euros pelo aplicativo BB para smartphones e tablets. Além disso, também é possível definir a cotação que está disposto a pagar e o período de espera. Tão logo a moeda estrangeira chegue ao patamar pretendido, o banco envia uma mensagem para confirmar a transação.

Após a realização da compra, o cliente tem até dois dias úteis para retirar o dinheiro em uma das agências do BB que operam câmbio em todo o país, diretamente no guichê de caixa, com a taxa garantida do dia de realização da transação no app.

O mobile do BB também ajuda a localizar a agência mais próxima habilitada para a operação. Com o GPS do smartphone ligado, o app mostrará as unidades num raio de 5 km. Também é possível fazer a busca por estado e cidade. A transação é válida para saques com valor equivalente até US$ 3 mil por operação, limitada a US$ 10 mil por mês.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Mai 24, 2020 3:20 pm
Compre dólar mais barato no Brasil

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Aracaju, Sergipe

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Armação dos Búzios

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Belém

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Belford Roxo

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Belo Horizonte

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Boa Vista, Roraima

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Brasília

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Campinas

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Campos dos Goytacazes

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Cuiabá

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Curitiba

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Diadema

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Duque de Caxias

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Florianópolis, Santa Catarina

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Fortaleza

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Goiânia

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Guarulhos

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em João Pessoa, na Paraíba

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Jundiaí

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Macaé

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Macapá, no Amapá

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Maceió

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Manaus

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Mogi das Cruzes

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Natal, no Rio Grande do Norte

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Niterói

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Nova Friburgo

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Nova Iguaçu

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Osasco

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Palmas, no Tocantins

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Petrópolis

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Piracicaba

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Porto Alegre

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Porto Velho, Rondônia

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Recife

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Resende

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Ribeirão Preto

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Rio Branco, no Acre

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Salvador

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Santo André

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em São Bernardo do Campo

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em São Gonçalo

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em São José dos Campos

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em São Luís

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em São Paulo

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Sorocaba

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Teresina, no Piauí

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Teresópolis

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Vitória

:arrow: Onde comprar dólar mais barato em Volta Redonda

:arrow: Onde comprar dólar mais barato no Rio de Janeiro





Booking.com

Voltar para “Câmbio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio