
A Aeromexico é a maior companhia aérea internacional do México, operando mais de 600 voos por dia do seu hub no Terminal 2 do Aeroporto Internacional do México (MEX). Sua rede de destinos abrange 91 cidades em três continentes, incluindo 43 destinos no México, 18 nos Estados Unidos, 20 na América Latina, 5 na Europa, 4 no Canadá e 3 na Ásia.
No Brasil, a companhia aérea mexicana opera voos diários do Aeroporto de Guarulhos (GRU) até o Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX). O voo é operado no 787 Dreamliner até a Cidade do México, uma das mais novas e modernas aeronaves da sua frota. Alguns dos seus diferenciais são: sua cabine é muito mais silenciosa, pois tem tecnologia para minimizar os efeitos de turbulência. O sistema de pressurização garante maior umidade no ar, o que aumenta consideravelmente o bem-estar do passageiro, principalmente reduzindo os efeitos do jet lag. No quesito entretenimento individual, vários filmes, séries e música podem ser assistidos pela tela individual. As janelas, com reguladores eletrônicos, também entram na lista de vantagens, já que permitem controlar o nível de luz que entra na cabine, em vez de baixar as persianas. Vale destacar que a aeronave também é equipada com Wi-Fi.
Vale ressaltar que a companhia aérea opera as duas versões do 787:
- 787-8;
- 787-9.
Internamente, são diferentes na Classe Executiva, onde na versão 787-9 a configuração é 1-2-1, no formato espinha de peixe, oferecendo mais espaço, conforto e todos os assentos com acesso direito ao corredor. Já na versão 787-8, a configuração é 2-2-2, com menos espaço e assentos sem acesso direto ao corredor. Consultamos a Aeromexico e eles nos informaram que não existe uma lógica para saber qual aeronave virá realizar o voo. No nosso caso, ambos os voos foram operados no 787-8.
Informações técnicas:
- Frota: 17;
- Capacidade de passageiros: 243;
- Comprimento: 56,7 m;
- Envergadura de asa: 60 m;
- Altura: 16,9 m;
- Motores: 2× Rolls Royce Trent 1000;
- Velocidade máxima: 954km/h (680mph, Mach 0.89);
- Alcance: 15.200 km.
A aeronave oferece duas classes de serviço:
- Classe Econômica, com 211 assentos;
- Classe Executiva, com 32 assentos.
No 787-8, sua configuração na Classe Econômica é 3-3-3 e na Classe Executiva de 2-2-2. Em todas as poltronas há entretenimento individual e entrada USB. Na Classe Executiva, também há tomada para os passageiros, com entrada universal, que aceita diferentes padrões de tomada. É importante destacar que, na Classe Executiva, a configuração 2-2-2 não oferece acesso direto ao corredor em todos os assentos.
Fotos da Classe Executiva








Fotos da Classe Econômica







Repare que, dependendo do assento, a diferença de espaço é muito grande:


Foto de um dos banheiros

Conclusão
A aeronave é excelente e consideravelmente mais confortável do que o Boeing 777, que era usado na rota. Ela é bastante moderna, mas para quem vai viajar na Classe Premier o 787-9 é consideravelmente superior. Na Classe Econômica, vale a pena o investimento para um assento mais confortável (pago), pois o espaço é bastante limitado nos assentos comuns.
Boa viagem!
Texto e fotos: Gabriel Dias.
O Falando de Viagem viajou a convite da Aeromexico.
E você, já voou no Boeing 787-8 Dreamliner da Aeromexico? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!