Como é voar em um KC-390 Millenium da FAB

Troca de informações sobre as aeronaves.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Dez 06, 2021 12:16 pm
Imagem

Recentemente, tive a oportunidade de voar em uma aeronave KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira. Já voei em vários tipos de aeronaves, tanto jatos como turboélices, mas foi a primeira vez que voei em uma aeronave militar. Vou narrar aqui como foi a experiência.

A aeronave

O KC-390 Millenium é uma aeronave militar para transporte multimissão, capaz de transportar e lançar carga e tropas e de reabastecer outras aeronaves e ser reabastecida em pleno voo. Projetada e construída pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo Embraer, era chamado de KC-390 desde o projeto até o início da produção, em 2019, quando o nome foi trocado para C-390 Millenium. Como na fuselagem da aeronave que voei aparece a denominação KC-390, que é a mais usada pela mídia, usarei esse nome.

Seu projeto, que custou cerca de US$ 2 bilhões, iniciou-se com um contrato firmado em 2009 entre o Governo Federal e a Embraer para produzir uma aeronave que substituísse os Lockheed Martin C-130 Hercules da FAB, que estão na frota desde 1964 e já estão no final de sua vida útil. A produção em série iniciou-se em 2017 na unidade da Embraer em Gavião Peixoto/SP e a primeira unidade foi entregue à FAB em 2019. É o maior avião militar já produzido no Brasil.

A aeronave possui certificação tanto para uso civil (ANAC) quanto para uso militar (DCTA/IFI).

Algumas fotos do exterior da aeronave:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Alguns dados do KC-390:

Comprimento / Altura / Envergadura: 35,20 m / 11,84 m / 35,05 m
Peso vazio: 51 toneladas
Carga útil máxima: 26 toneladas
Capacidade (pessoas): 80 soldados ou 66 paraquedistas
Velocidade de cruzeiro máxima: 470 KTAS (Mach 0,8)
Dois motores IAE V2500-E5 com empuxo de 31.330 lbf (139,4 kN) cada
Altitude de cruzeiro/teto operacional: 36.000 pés
Alcance com 23 toneladas: 1.520 milhas náuticas (2.815 km)
Alcance de traslado: 3.310 milhas náuticas (6.130 km).
É capaz de decolar e aterrissar em pistas curtas e não pavimentadas.
Com carga útil de 16 toneladas ele pode decolar de uma pista de 1.165 metros. A título de comparação, a pista mais curta do Aeroporto Santos Dumont tem 1.260 metros.

O interior

Como é um avião de uso militar, projetado para transportar carga e tropas em múltiplas configurações, o conforto não é uma prioridade. O interior possui apenas um mínimo de acabamento, com a fiação e sistemas hidráulicos totalmente à mostra no teto e nas laterais. Os assentos, que não reclinavam, estavam configurados em 4 fileiras e eram feitos de lona com estrutura em alumínio. Os cintos de segurança eram do tipo dois pontos, como nas aeronaves comerciais.

Imagem

Imagem
Total ausência de acabamento no teto da cabine.

Imagem
A rampa de carga, na parte traseira da aeronave.

Por incrível que pareça, havia mais espaço para as pernas do que em muitos voos comerciais.

Imagem

O banheiro é bem parecido com o dos aviões comerciais, mas não havia água quente na torneira.

Imagem

Imagem

Outro ponto que chama a atenção é a falta de janelas: são apenas quatro, uma em cada porta traseira e duas próximas às portas dianteiras.

Como não há compartimento separado para a carga, a bagagem viajou junto dos passageiros, disposta na traseira da aeronave, sobre a rampa de carga, e em suportes presos à fuselagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Pude visitar a cabine de comando, mas não foram autorizadas fotos.

O voo

Como nunca havia voado em um avião militar eu tinha a ideia de que a decolagem e a aterrissagem seriam mais "brutas" do que as de um avião comercial. Ledo engano. A decolagem e a aterrissagem não foram muito diferentes das de um Boeing ou Airbus. O nível de ruído dentro da cabine é mais alto do que em aeronaves comerciais, mas nada que incomodasse muito. Eu havia levado protetores auriculares, mas não senti necessidade de usá-los.

Antes da decolagem é passada aquela mensagem gravada padrão dos voos comerciais ("em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente..."). Achei curioso porque olhando para o teto da cabine não se vê máscara nenhuma nem de onde elas poderiam cair. Imagino que essa mensagem seja obrigatória, mesmo em voos militares.

Por causa da disposição dos assentos, na decolagem e na aterrissagem éramos jogados para os lados em vez de para frente e para trás, como estamos acostumados em voos comerciais.

A cabine é pressurizada e possui ar-condicionado, que funciona muito bem mas fica pingando sobre os passageiros.

Conclusão

Foi uma experiência fantástica! Em alguns aspectos foi igual a um voo comercial, mas totalmente diferente em outros. Já devo ter feito centenas de voos e só um havia sido inesquecível - o primeiro. Acrescentei um segundo voo a essa lista!

Não posso deixar de mencionar o orgulho que é voar em uma aeronave militar desse porte totalmente projetada e construída no Brasil.

Mais fotos e informações sobre o KC-390 podem ser vistas no site da Embraer.

E clicando aqui pode-se assistir a um vídeo de divulgação do KC-390 (em inglês).

Registro aqui meu agradecimento à Força Aérea Brasileira e à Escola Superior de Guerra, que me permitiram voar nessa magnífica aeronave.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

peixotospbr Mensagens: 18
Ter Dez 07, 2021 12:14 am
Sensacional!!! Um grande privilégio essa oportunidade e experiência!!!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Dez 07, 2021 3:13 am
Sensacional!

E o programa de milhagem?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Dez 07, 2021 11:18 am
@Fabio, me cadastrei no programa Miles & Bombs no dia da viagem, mas as milhas ainda não caíram na conta.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 07, 2021 2:30 pm
Excelente! Fiquei com vontade de ter essa experiência também!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 10, 2021 8:56 am
Toda a bagagem foi vistoriada por cães farejadores.





Booking.com

Voltar para “Aeronaves”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio